Para assinalar o Dia Mundial da Criança, a Biblioteca Escolar D. Duarte foi decorada com um painel e caixas embrulhadas onde constam os principais direitos das crianças. As Nações Unidas aprovaram a 20 de novembro de 1959 a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo.
Além disso, o fundo documental relacionado com o tema foi divulgado a todos os utilizadores.
Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças.
Durante
a Semana da Leitura do nosso Agrupamento, também os pais do JI de Farminhão quiseram
partilhar leituras com os seus educandos e com os colegas da sala. As crianças
do jardim receberam os pais de “braços abertos”, viajaram através da leitura e
sentiram-se a flutuar carregados de alegria, divertimento e muita emoção. Foram
momentos fantásticos que prenderam miúdos e graúdos aos livros e ao mundo
mágico da imaginação.
Agradecemos
à Educadora Edite e a todos os pais pela partilha, pela promoção da leitura e
pela importância dada aos livros e ao prazer de ler.
Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará.Cícero
O Projeto de Educação para a Saúde foi trabalhado nos jardins de infância do agrupamento. As educadoras Anabela Frias, Clara Neto e Laurinda Silva realizaram diversas atividades com as crianças que partilhamos com toda a comunidade.
A maior riqueza é a saúde!
Sala 4 - EB Professor Rolando de Oliveira
No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento e tendo em
conta a temática do tema aglutinador de departamento, o grupo de crianças, da
sala 4 da Educadora Anabela Frias, da EB Professor Rolando de Oliveira,
envolveu-se em várias atividades sobre a alimentação saudável.
O vídeo que se segue resultou da compilação de várias
atividades/vivências realizadas em redor do tema da "Alimentação
Saudável".
As crianças envolveram-se integralmente e o resultado final mostra que os
objetivos foram atingidos. As crianças já se preocupam bastante com o que comem
e sabem que alimentos devem evitar.
Para
ser saudável, é necessário ser equilibrado. A educação alimentar desde a
infância é uma boa ferramenta para que isso aconteça.
Educadora Anabela Frias
Jardim de Infância de Figueiró
O Projeto "hábitos de vida saudável - alimentação/atividade física" abordou assuntos relacionados com as atitudes corretas que devemos tomar face à alimentação. Foram dinamizadas diversas atividades que ampliaram conhecimentos em todas as áreas e que incentivaram à aquisição de hábitos de vida saudável promotores da saúde e
bem-estar físico/mental.
Com os alimentos da casinha das bonecas construímos a roda dos alimentos e demos destaque à importância de cada grupo de alimentos. Estabelecemos relações entre a importância dos alimentos e as quantidades que devem ser ingeridas de cada grupo alimentar. Os alimentos foram agrupados segundo as fatias da roda e arrumados, depois de etiquetados, na casinha das bonecas. Mostrámos de forma lúdica de onde vêm os alimentos, o que é e não é saudável, indagamos sobre os seus gostos e preferências, ensinámos e aprendemos uns com os outros. Várias foram as atividades desenvolvidas, inclusive receitas: sopa de legumes, marmelada, sumo de limão, arroz doce.
O projeto “Caminhada Semanal - pela nossa saúde”,
além dos benefícios do exercício físico, aproximou-nos do contacto direto com a
natureza e com a comunidade. É de referir que o jardim de infância se situa
junto à ecopista do Dão, um lugar propício para este tipo de atividades. Também fomos observando as mudanças que iam acontecendo nas hortas,
quintais e no campo. Vimos crescer e amadurecer tudo o que vem da terra, em cada época do ano (abóboras, castanhas, cogumelos, uvas, azeitonas, avelãs, etc.),
descobrimos pegadas de javalis, e encantámo-nos com os tons, sabores e aromas
do Outono.
E porque tudo é matemática, os materiais foram identificados, contados, comparados, agrupados, pesados, medidos e registados através de várias formas escritas.
Com as recolhas feitas, fizemos mandalas (flores
de frutos, e de folhas), e através das expressões artistas, fizemos registos,
recortes, colagens e murais temáticos.
Educadora Clara Neto
Jardim de Infância de Pascoal
No Jardim de Infância de Pascoal também se assinalou o Dia Mundial da Alimentação com a presença dos alunos do 1.º ciclo e de enfermeiros do centro de saúde. Neste dia, todas as crianças partilharam um lanche saudável.
Um livro de receitas saudável foi criado para ajudar a fazer boas escolhas!
Na sala 3, da Educadora
Laura Albernaz, da EB Professor Rolando de Oliveira, também se assinalou a
Semana da Leitura com um leque variado de atividades.
Nesta festa da leitura não
podiam deixar de estar presentes os pais que aceitaram o convite e estiveram na
sala a partilhar leituras.
As crianças adoraram as
visitas e ficaram mais ricas com as novas histórias partilhadas e ouvidas.
Agradecemos a
colaboração e trabalho da Educadora Laura, a participação e as leituras dos pais
e a atenção, empenho e motivação das crianças.
O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha
com proveito.
As crianças do jardim de infância de Abraveses e a Educadora Graça Magalhães assinalaram a Semana da Leitura e realizaram diversas atividades ao longo dos dias.
Os pais foram convidados e participaram com a partilha de leituras e de livros.
Além disso, realizou-se, como já é hábito, a noite do conto em que os livros e as histórias tomaram as rédeas e encantaram miúdos e graúdos.
Estas atividades atingem sempre os objetivos, porque promovem a leitura, a partilha de saberes, os afetos e o trabalho colaborativo entre os envolvidos na dinamização das atividades.
Agradecemos aos pais, à Educadora Graça e às crianças que trabalham a leitura e tratam os livros como merecem ser tratados!
O livro é a grande memória dos séculos… se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente o homem.
A sala do Jardim de Infância de Várzea de Calde, da Educadora Elvira, também não deixou de celebrar esta festa de leitura.
Reconhecendo a importância da família no percurso escolar dos seus educandos, em especial nesta faixa etária, importa referir que ao querermos criar bons programas de envolvimento dos pais na escola temos que poder incluir o seu apoio voluntário no envolvimento das atividades promovidas no Jardim de Infância. Esta partilha estabelece uma relação sistemática com os(as) educadores(as), o que gera um clima de confiança e maior valorização do seu trabalho.
Assim, mais uma vez, a Semana da Leitura foi importante, uma
vez que as famílias conseguiram organizar-se de forma a proporcionarem aos(às)
seus(as) filhos(as) um momento para partilhar as suas leituras e ao mesmo tempo
valorizar o momento da leitura como um ato de lazer e aprendizagem.
Um agradecimento muito especial a todas(os) as mães e pais
que puderam disponibilizar um pouco do seu tempo para enriquecer ainda mais o
“trabalho” desenvolvido pelas nossas crianças.
No jardim de infância de Figueiró, a Semana da Leitura assinalou-se com várias atividades de promoção de leitura.
"História do livro activo" de Conceição Areias acompanhou as crianças ao longo da semana e até saiu das portas do jardim para acompanhar os alunos numa caminhada pela zona envolvente.
O resultado das várias atividades culminou com o cartaz alusivo à "História do livro activo" que foi desenhado e ilustrado por todas as crianças.
Agradecemos à Educadora Clara Neto pela dinamização das atividades propostas pelas Bibliotecas Escolares e, acima de tudo, pela importância dada aos livros. Às crianças e aos pais o nosso sincero obrigada pela colaboração e partilha de leituras.
Durante a semana da leitura, no jardim de infância de
Torredeita, para além da atividade semanal de requisição, os alunos ouviram
novas histórias, refletiram sobre a importância dos livros e, com a ajuda da
Educadora Sónia, convidaram os seus pais para participar na atividade “Leituras
em Família”. Todos aceitaram o desafio proposto e ao longo da semana a partilha
de histórias foi uma constante. Esta semana tornou-se mais rica, cheia de
magia, de imaginação e plena de diferentes aventuras. Com o apoio das famílias,
os alunos deram asas à imaginação, viajaram sem parar e partilharam
conhecimento e afetos.
Agradecemos a todos os que colaboraram e se envolveram
nas atividades realizadas ao longo da Semana da Leitura.
“Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.”
Na EB de Tondelinha, a Semana da Leitura assinalou-se com várias atividades. Os pais também participaram e marcaram a sua presença com a partilha de histórias.
Os livros foram folheados, lidos e apresentados aos alunos do 1.º ciclo e às crianças da educação pré-escolar. Para assinalar estes momentos de partilha, de leitura e de comemoração, num painel na entrada da escola foram expostas as fotografias dos momentos vividos.
Os afetos e as relações interpessoais também ficaram marcados na memória de quem contribuiu para uma verdadeira festa em torno dos livros.
Agradecemos aos docentes do 1.º ciclo, à Educadora Madalena, aos pais e a todas as crianças a realização das diversas atividades que tiveram como objetivo primordial a promoção da leitura.
Na sala 5, as crianças e a Educadora Celina Fonseca assinalaram a Semana da Leitura com muitos momentos de leitura, em sala de aula e na biblioteca escolar.
Os pais estiveram presentes e quiseram partilhar com todas as crianças histórias. Esta partilha entre pais e filhos é sempre um momento de felicidade, de entusiasmo e de magia, porque, na escola, a família tem um papel importantíssimo no processo de aprendizagem e crescimento das crianças. Durante a semana, as atividades tiveram como objetivo primordial a promoção da leitura e sua importância no dia-a-dia.
Ler é também um ato de amor!
Obrigada Celina, crianças e pais que com muito amor e dedicação celebraram a leitura e os livros!
Entre livros, leituras, dramatizações, histórias,
cenários, painéis e cartazes, a semana da leitura da EB de Oliveira de Baixo
levou crianças, alunos, professoras e familiares e viajarem pelo Mundo mágico
das letras.
As crianças da educação pré-escolar, com a orientação
da Educadora Paula Prada, pintaram o magnífico cenário que decorou a Biblioteca Escolar.
De forma a trabalhar a Semana da leitura, responderam à questão da Educadora
Manuela Malheiro “Ler é...” e elaboraram um painel decorativo que embelezou
também a nossa biblioteca.
Tendo como mote o tema da semana da leitura, as crianças
exploraram a frase “Hoje leitor, amanhã leitor!” e descobriram a importância da
leitura para o seu futuro. Foram ouvidas diferentes histórias e os alunos do
pré-escolar, sob a orientação das educadoras, dramatizaram, mimando com sons
corporais, uma história que foi apresentada a alunos e professoras do primeiro
ciclo.
Ao longo da semana, também os familiares dos nossos alunos não quiseram deixar
de fazer parte desta festa da leitura, uma vez que, após convite das docentes e
da Biblioteca Escolar, se mostraram prontamente disponíveis para participar na
atividade “Leituras em Família”, onde novas histórias e diferentes
protagonistas fizeram as delícias de graúdos e miúdos.
Deixamos o nosso agradecimento a toda a comunidade
escolar que se envolveu, dinamizou e realizou as atividades ao longo da semana. Parabéns pelo empenho, pelo trabalho e pela dedicação!
Os livros são casas com meninos dentro e gostam de os ouvir rir, de os ver sonhar e de abrir de par em par as paisagens e as imagens, para eles, lendo, poderem sonhar.