quinta-feira, 19 de março de 2020

Sugestões de leitura (19-03-2020)

Hoje, para os alunos mais velhos deixamos parte da obra de Fernando Pessoa. Fernando António Nogueira Pessoa foi considerado um dos maiores poetas portugueses e do mundo. Nasceu em 1888, na capital portuguesa, tendo contudo vivido nove anos da sua infância na colónia britânica da África do Sul, Durban. Foi poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português.

Boas leituras e cuidem-se!


quarta-feira, 18 de março de 2020

Sugestões de leitura (18-03-2020)


Hoje, queremos deixar-vos um jogo de tabuleiro que poderá ser realizado a pares. Agora que já conhecem a obra “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf, aproveitem e testem os vossos conhecimentos. 
Podes voltar a ler a obra clicando AQUI!



Boas leituras e cuidem-se!


terça-feira, 17 de março de 2020

Recursos educativos (17-03-2020)

De forma a apoiar os alunos e famílias, seguem algumas sugestões. Basta clicar na imagem para aceder aos respetivos endereços.

Cuidem-se e cuidem uns dos outros!

Plataformas com Conteúdos Curriculares

Aula digital
https://auladigital.leya.com/



Casa das Ciências (Edulog.Fundação Belmiro de Azevedo)
Recursos para alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário.




Khan Academy
Recursos de matemática para alunos da educação pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário.



Recursos educativos

Apps para educação
Contém várias aplicações com recursos já produzidos de várias disciplinas. Podem ser descarregados para os dispositivos móveis e resolvidos nos mesmos. Para descarregar devem aceder à Play Store. 

Centro de recursos para o 1.º ciclo
http://brunofernandescr1c.com/




Centro de recursos para a educação pré-escolar e 1.º ciclo

Na Rota do Currículo

Livros digitais


Biblioteca Digital da Rede de Bibliotecas Escolares
Contém recursos educativos (vídeos e documentos) para várias disciplinas.  



Biblioteca Digital Mundial 



Livros para escutar (e ver)…



Biblioteca de Livros Digitais – Plano Nacional de Leitura



Jogos para os mais novos


Jogo do 24



Praticar as tabuadas


Falar, Ler e Escrever 
Jogos para o desenvolvimento da competência fonológica (rimas).



Caminho das letras – uma viagem ao conhecimento
Atividades destinadas aos primeiros anos do Ensino Básico.



Puzzles



Sopas de letras



Atividades para realizar com a família


Pumpkin 


Brinca Comigo


Up to kids


Sugestões de leitura (17-03-2020)


A Semana da Leitura foi cancelada e todas as atividades escolares estão suspensas, pois a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia face ao novo coronavírus, designado SARS-CoV-2.
No entanto, partilhamos com todos os poemas que podem ser lidos em qualquer lugar e, preferencialmente, em casa com a família.

Boas leituras e cuidem-se!







sábado, 14 de março de 2020

Plasticologia Marinha

De 17 de fevereiro a 10 de março, 34 turmas do 1.º ciclo assistiram a sessões de Plasticologia Marinha. 
Nestas sessões, a educadora ambiental Carolina Gomes explicou a todos os alunos problema dos plásticos nos oceanos, recorrendo a vídeos e imagens que retratam esta grande tragédia ambiental. Além disso, abordou-se a urgente mudança de atitude de todos na utilização dos plásticos. Os alunos também tiveram oportunidade de testar os conhecimentos lecionados  e responderam a questões relacionadas com o tema. 
O Oceanário de Lisboa, promotor da atividade, pretende envolver os professores de uma forma ativa na formação de crianças conscientes e responsáveis, para que estas se tornem agentes de mudança.  
Seis turmas de 3 escolas, devido à manifestação de Covid-19, não tiveram oportunidade de assistir. Se possível, tentaremos reagendar as sessões para todos os alunos. 
No total ocorreram, nas escolas básicas do 1.º ciclo, 32 sessões de Plasticologia Marinha. 
Agradecemos, à Dra. Carolina a disponibilidade e o trabalho realizado em todas as escolas e, principalmente, junto de todos os discentes. 

O oceano precisa da nossa ajuda e quanto mais informados mais cautelosos estaremos. 




quinta-feira, 12 de março de 2020

"A Viúva e o Papagaio" - Let's Play (parte 2)

Hoje, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para testar os conhecimentos adquiridos durante o estudo da obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf, em sala de aula.
A professora Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar realizou o questionário que foi hoje resolvido por todos os alunos. Com recurso ao telemóvel, tablets e computadores, individualmente, cada discente respondeu às questões, através da aplicação Kahoot. 
No final, através do relatório de respostas, todos tiveram acesso ao seu desempenho.
Com esta ferramenta é possível criar instrumentos de avaliação para a disciplina de português e para outra qualquer.
A promoção da leitura pode acontecer em qualquer oportunidade e hoje, através dos dispositivos móveis, promovemos a leitura e sua importância a nível académico e pessoal.
Os alunos adoraram esta nova metodologia de trabalho e mostraram-se muito motivados e interessados. Foi muito bom cativar a atenção e observar o empenho de cada um.  

Boas leituras!


quinta-feira, 5 de março de 2020

"A Viúva e o Papagaio" - Let's play!

No âmbito do trabalho realizado nas aulas de português, com a professora Piedade Fonte, convidamos-te a testar os teus conhecimentos, respondendo aos quizzes relacionados com a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf.  









Hoje, durante a aula de Português, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para realizar dois jogos digitais, criados na aplicação Educaplay. Os recursos foram produzidos pela docente Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar e teve como objetivo avaliar conhecimentos sobre a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf. 
Depois de realizados os jogos, criámos um cartaz sobre a obra para promover a sua leitura e motivar os alunos da escola para conhecerem a aventura da Sra. Gage e de um papagaio invulgar. Para a construção do cartaz recorremos à aplicação Canva que poderá ser utilizada em contexto individual quer em sala de aula quer a título particular. 

Os alunos mostraram-se muito motivados durante a realização das atividades e participaram com interesse e empenho. 


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ECO-ENTRUDO – EB Dr. Azeredo Perdigão

No sentido de preservar, valorizar e dar continuidade às tradições populares portuguesas, a equipa PES em articulação com o Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar e com a colaboração de professores de EV e ET e assistentes operacionais, promoveu o Eco-Entrudo.
Ao longo desta semana, esteve patente na Biblioteca e no espaço exterior a esta uma exposição para dar a conhecer e promover o respeito pelas diferentes tradições de Entrudo/Carnaval – contextualização histórica alusiva às tradições de Entrudo/Carnaval de Lazarim (Lamego), Podence (Macedo de Cavaleiros), Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) e Canas de Senhorim (Nelas) e respetivos programas para esta festividade.
Paralelamente, foram recriados caretos de Lazarim e Podence, um espanta-pardais e um palhaço com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência do Entrudo e motivá-los a participar no Concurso de Trajes e Máscaras.
Como critério para o referido concurso, valorizou-se a reutilização de materiais recicláveis na construção dos trajes e máscaras, a criatividade e a originalidade. Simultaneamente, houve a preocupação de sensibilizar e promover hábitos de reciclagem junto da comunidade educativa.
Para encerrar a semana com chave de ouro, o concurso decorreu na tarde desta sexta-feira, com os concorrentes a revelarem muita animação, criatividade e espírito folião. Venceram o concurso a aluna Ana Sofia Cunha (9º B), primeiro lugar, Gabriel Almeida (5º E), segundo lugar, Afonso Ferreira (5º G), terceiro lugar. Assistiram ao concurso alunos e professores e alguns encarregados de educação.
No final, os alunos revelaram ter gostado imenso da atividade manifestando interesse em participar futuramente.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Segurança na Internet

No dia 11 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura.
Pela pertinência do tema e sua importância no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as professoras bibliotecárias dinamizaram 12 sessões para todos os alunos do 6.º ano do agrupamento.
Durante duas semanas, nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão, os alunos foram esclarecidos sobre a utilização segura da internet (redes sociais e páginas web não fidedignas), receberam dicas para a criação de passwords seguras, cuidados a ter com a instalação de aplicações digitais, a privacidade e os riscos a evitar.
Ao longo das sessões, os alunos partilharam episódios vivenciados por eles e pelos seus pares e questionaram para esclarecer dúvidas e inseguranças.
Também abordámos um tema tão fulcral e preocupante dos dias de hoje: o Ciberbullying. Desta forma pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade, reforçando a autoestima e o valor da ajuda mútua.
As questões relacionadas com a Cidadania Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável.
Queremos os alunos em segurança (online e offline)!

O agrupamento junta-se ao lema do ano “Juntos vamos fazer uma Internet melhor!”.


Projeto Digital Learning

Dando continuidade às atividades realizadas no âmbito do Projeto Digital Learning e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, as professoras bibliotecárias desenvolveram mais uma atividade de articulação curricular com o docente da disciplina de Francês, Rogério Marques, através da qual os alunos do sétimo BD aprenderam a trabalhar com a ferramenta WriteReader e construíram livros digitais em língua francesa. Os livros digitais que começaram a ser criados pelos alunos serão terminados até ao final do ano letivo e terão em conta os conteúdos abordados na disciplina de Francês. Os livros elaborados tornaram a prateleira da turma muito colorida e os alunos mostraram-se muito empenhados e motivados com a criação dos seus livros digitais.
Através desta atividade os alunos puderam desenvolver diferentes literacias (digital e leitura), conteúdos curriculares e as áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Parabéns a todos e boas leituras!


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

European Money Quiz 2020

Nos dias 17 e 19 de fevereiro, alguns alunos do 9.º ano do nosso agrupamento participaram na fase intra-escolas do European Money Quiz.
Este concurso europeu testa a competência dos alunos na área da Literacia Financeira. Os alunos foram-se preparando com a ajuda da Biblioteca Escolar que criou um "Kahoot! teste" e disponibilizou outros Kahoots, para que estes, não só se familiarizassem com a App, mas também testassem os seus conhecimentos nesta área.
Os alunos também utilizaram o Caderno de Educação Financeira 3 que foi resultado de uma parceria no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre a Direção-Geral da Educação, o Banco de Portugal, a Associação Portuguesa de Bancos, a Associação Portuguesa de Seguradores, a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e a Associação de Instituições de Crédito Especializado.  
Nas bibliotecas escolares, com os dispositivos móveis, todos participaram e completaram o quiz, disponibilizado pela Associação Portuguesa de Bancos.

Os vencedores desta fase irão representar o agrupamento e as escolas EB D. Duarte e EB Dr. Azeredo Perdigão, na Fase Nacional do European Money Quiz. 

Muitos parabéns a todos os alunos pelos resultados muito positivos. E boa sorte!