No primeiro dia de aulas, todos os alunos do 5ºano visitaram os espaços da sua nova escola. A Biblioteca também os acolheu.
Sejam todos bem-vindos a este espaço que é vosso!
ESTAMOS À VOSSA ESPERA!
No primeiro dia de aulas, todos os alunos do 5ºano visitaram os espaços da sua nova escola. A Biblioteca também os acolheu.
Sejam todos bem-vindos a este espaço que é vosso!
ESTAMOS À VOSSA ESPERA!
Ainda inserido no projeto "Escola a Ler", os alunos do 5.º AD, BD e CD, para além de lerem e apresentarem poemas em sala de aula, também elaboraram poemas sobre livros e leituras.
Numa atividade que também implicou leitura, os poemas elaborados foram gravados em áudio e transformados em vídeo para que todos consigam ver a criatividade e a veia poética destes alunos.
Boas leituras!
5.ºAD
5.ºBD
Inserido no projeto "Escola a Ler", os alunos do 5.ºAD, BD e CD
trabalharam a poesia em sala de aula e realizaram atividades de leitura
orientada de poemas.
Neste final de período, os alunos
requisitaram livros de poesia para os seus projetos pessoais de leitura e, em sala de aula, fizeram a apresentação do
livro escolhido de forma extraordinária. Num trabalho que começou no início
deste ano letivo, a preparação dos projetos pessoais de leitura denotou-se
agora, nesta reta final, que os alunos desenvolveram as diferentes competências
associadas à exposição e expressão oral.
Com um trabalho sistemático das
competências leitoras e de consolidação dos hábitos de leitura, os alunos do
5.º ano estão mais preparados para continuar a ler cada vez mais e melhor.
Bom trabalho e excelentes leituras!
Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, as Bibliotecas
Escolares, em articulação com o Eco-Escolas, com a docente da disciplina de Cidadania
e Desenvolvimento do 5.ºBD e com as docentes e alunos da disciplina de BScience,
preparam um número significativo de atividades para comemorar esta efeméride.
Ao longo da semana, na Biblioteca Escolar
e no painel exterior foram colocadas frases elaboradas na disciplina de
Cidadania e Desenvolvimento com comportamentos e ações que podemos realizar
para proteger o Ambiente. Foi ainda divulgado fundo documental sobre este tema
que permitiu aos alunos saberem mais sobre a importância deste dia para todos
nós.
Os alunos da disciplina de BScience
trabalharam, em sala de aula, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e
construíram jogos que foram partilhados nos canais digitais das Bibliotecas
Escolares para todos poderem utilizar. Ainda na Biblioteca Escolar, os alunos
da referida disciplina, em articulação com a Equipa da Biblioteca Escolar,
colocaram à disposição dos utilizadores diferentes jogos em inglês sobre a
importância de preservar o Ambiente.
Numa simbiose entre os diferentes atores, a proteção do Ambiente foi motivo de conversa e de leitura, não esquecendo nunca a necessidade fulcral de cuidarmos dele diariamente.
No Dia Mundial da Criança, as crianças do JI de Pascoal conversaram sobre
os Direitos das Crianças com uma história e aprenderam a canção “Brinco,
Brinco” de Alda Casqueira. A educadora Laurinda também apelou à construção de
um painel, onde cada criança deu o seu contributo sobre o que para cada uma
delas “é ser criança”.
Neste dia, a APAP, a Associação de Pais,
alugou um insuflável para que todas as crianças se pudessem divertir e usufruir
deste dia na plenitude.
Com a colaboração das assistentes
operacionais, as crianças participaram num workshop de pinturas faciais e ficaram
lindas!
No final ainda receberam uma lembrança que
consistiu num frasco de bolinhas de sabão.
Foi um dia pleno de brincadeiras e
aprendizagens!
Parabéns a todos aqueles que tornaram este dia especial e inesquecível!
Hoje, na biblioteca escolar Professor Rolando de Oliveira, os alunos do
3.º e 4.º anos encontraram-se com o autor Luís Filipe Silva.
Durante a sessão, o autor apresentou “Os Miniguardiões Secretos” e as suas
personagens.
Todos os alunos tiveram oportunidade de fazer perguntas e de satisfazer a
curiosidade em relação à escrita e como se cria uma história.
No âmbito do Escola a Ler, esta atividade de promoção da leitura poderá cativar ainda mais os leitores e tornar a leitura em momentos de magia, aventura e alegria.
Agradecemos ao professor Luís a disponibilidade, a simpatia e a partilha!
Esta semana, recebemos uma visita muito especial, na sessão do Clube de
Leitura nas Escolas. A sessão foi preparada pela Dr.ª Tânia (Psicóloga do
Agrupamento) que nos apresentou o livro “Eu e o que eu sinto”, de Margarida
Couto e Joana Santos. Num livro em que as emoções estão à flor da pele, a
personagem principal leva-nos a viajar por este mundo tão especial.
Depois da leitura da história, refletimos
sobre a importância das emoções no nosso dia-a-dia e na nossa vida. Se no
início as emoções mais tristes eram automaticamente preteridas pelas alunas do
CLE, no final da reflexão todas entenderam que até as emoções menos boas deviam
fazer parte da nossa vida, uma vez que nos faziam aprender e crescer.
Para terminar esta sessão de leitura,
ainda realizámos dois jogos em que também as nossas emoções estiveram à flor da
pele.
Ao CLE só resta agradecer à Dr.ª Tânia
pela iniciativa e disponibilidade e pelas aprendizagens que conseguimos
realizar.
#bibliotecasescolares
#rededebibliotecasescolares
#rbe
#pnl2027
#cle
#clubesdeleituranasescolas
#bibliotecas_aevn
Para assinalar o Dia Internacional da Família, as Bibliotecas Escolares
enviaram um convite aos pais, para lerem com os filhos de forma a celebrar este
dia. Todos sabemos que a leitura cria laços de empatia, de ternura e é uma das
primeiras atividades que pais e filhos realizam conjuntamente, nem que seja
para contar e ouvir uma história. Assim, numa Escola a Ler, onde os hábitos e
as práticas em torno da leitura devem ser uma constante, os pais, como
elementos primordiais para implementar boas práticas e muito bons exemplos, são
parceiros de leitura essenciais.
Bem-haja a todos os envolvidos e que a
leitura faça sempre parte das vossas escolhas a realizar em família!
Desafiados pela Biblioteca Escolar e em articulação com a docente da
disciplina de Português, Cristina Félix, os alunos, de 7.º ano, refletiram sobre
o tema, relacionando-o com os domínios abordados na disciplina de Cidadania e
Desenvolvimento.
Depois do diálogo e debate realizado em
sala de aula, os alunos elaboraram um poema coletivo (7.º A) e um poema
individual, da autoria da aluna Soraia Tapadas (7.º B), com acompanhamento
musical criado pelo aluno Martim Xavier (7.º B).
7.º A - Mosaico Humano
7.º B - Culturas
Soraia Tapadas e Martim Xavier
O Dia Mundial da Abelha assinala-se a 20 de maio e pretende chamar a
atenção para a importância dos seres polinizadores e sensibilizar-nos para as
ameaças que as abelhas enfrentam. Pretende-se valorizar também a sua
importância para o equilíbrio do ecossistema, a conservação da biodiversidade e
o desenvolvimento sustentável.
As Bibliotecas Escolares também quiserem
alertar para a importância deste dia e selecionaram fundo documental, para
saberes mais sobre estes polinizadores imprescindíveis.
Boas leituras!
Para começarmos a Semana na companhia de novas leituras, os livros
escolhidos, para a sessão de do Clube de Leitura nas Escolas, foram “Boleia” de
Guilherme Karsten e “Sábado” de Oge Mora. Depois de conhecermos um surfista que
só queria apanhar umas ondas, mas acabou por apanhar várias personagens pelo
caminho, descobrimos o motivo pelo qual o sábado é um dia tão espacial para a
Eva e a sua mãe.
Fora da Biblioteca Escolar, numa das mesas do jardim da escola, as
leituras realizadas em conjunto ficaram marcadas por muitos sorrisos e pela
aprendizagem de novos vocábulos.
Num ambiente relaxante e descontraído, as alunas do CLE, mais uma vez, desenvolveram a competência leitora e divertiram-se com as novas personagens e as suas histórias.
Boas Leituras!
No Jardim de Infância de Pascoal, a educadora Laurinda e as crianças realizaram
vários trabalhos no âmbito da comemoração do Dia da Mãe.
Ao longo da semana, as crianças ouviram as
histórias “Mamã”, “O livro da mãe” e “Coração de Mãe”. Além das histórias, também ouviram e cantaram as canções “O beijinho que me dás” e “A minha mãe é
um bombom”.
As crianças dedicaram-se e colocaram muito
amor e empenho na elaboração do postal, nas pinturas, nas dobragens, nos grafismos
e registos gráficos e no retrato da mãe. Entre adultos e crianças promoveu-se o
diálogo e muitas conversas sobre a temática.
Com todas as atividades foram trabalhadas
as áreas de conteúdo, nomeadamente a linguagem oral, a abordagem à escrita,
a memorização, a motricidade grossa e
fina e a criatividade.
Hoje, as mães das crianças do JI de
Pascoal vão receber de presente um leque e muito carinho e amor.
Parabéns a todos pelo trabalho e desempenho!
Feliz Dia da Mãe!
Inseridas no projeto Digital Learning, as turmas do 8.º E, AD, BD e CD
participaram em sessões sobre a ferramenta Canva.
Estas sessões, dinamizadas pela Biblioteca
Escolar, foram articuladas com as docentes da disciplina de Oferta
Complementar, Oficina de Línguas Vivas, e tiveram como objetivo capacitar os
discentes para a utilização desta ferramenta digital.
Os alunos, depois de aprenderem a
trabalhar com o Canva, aproveitaram para ler o tutorial distribuído pela BE,
para a testar e tirar quaisquer dúvidas que pudessem surgir. Com o Canva, os
alunos irão produzir um vídeo de uma viagem a pelo menos duas cidades onde se
falam as duas línguas que são trabalhadas na disciplina.
Ao longo desta sessão, os alunos mostraram-se
muito atentos, interessados, motivados e ansiosos para utilizar a ferramenta na
produção dos seus vídeos.
Agora é só aguardar pelos produtos finais
que serão, certamente, muito interessantes e de grande qualidade.
Bom trabalho!
Ainda no âmbito do 25 de
abril, em articulação com a Biblioteca Escolar, a docente da disciplina de
História e Geografia de Portugal e os alunos das turmas de 6.º ano, da EB D.
Duarte, fizeram uma recolha de documentos da época do 25 de abril de 1974 que
foram expostos na Biblioteca Escolar. Os documentos recolhidos, fotografias,
documentos históricos, revistas, aerogramas, entre outros, acompanharam belas
ilustrações e acrósticos elaborados pelos alunos.
Foi
lançado pela docente um desafio às famílias e os/as avós, tios, pais, primos, …,
incentivados pelos alunos, elaboraram testemunhos, respondendo onde estavam e o
que faziam em 25 de abril de 1974. Os testemunhos foram expostos no painel
exterior da Biblioteca Escolar e através da leitura dos mesmos podemos viajar
até essa data e sentir que todos fizeram parte desses momentos históricos.
A
equipa da Biblioteca Escolar, afeta ao projeto “Escola a Ler”, também levou a
leitura à sala de aula. Em sintonia com a data a assinalar, a leitura da obra
“Avó, onde é que estavas no 25 de abril?”, de Ana Markl, invadiu as salas de
aula das turmas do 6.º ano. A personagem principal desta história conta-nos
alguns detalhes desta revolução de abril e os alunos puderam verificar consolidar
algumas aprendizagens realizadas nas aulas da disciplina de HGP e refletir
sobre a importância da LIBERDADE.
Muito
obrigada à professora Celeste Rocha, às famílias e aos alunos do 6.º ano pelos
trabalhos realizados, testemunhos, contributos, recolhas documentais e apoio.
O trabalho culminou nesta excelente iniciativa e em momentos de aprendizagem!