segunda-feira, 1 de maio de 2023

Exposição, Memórias e Registos Fotográficos de abril de 1974

Ainda no âmbito do 25 de abril, em articulação com a Biblioteca Escolar, a docente da disciplina de História e Geografia de Portugal e os alunos das turmas de 6.º ano, da EB D. Duarte, fizeram uma recolha de documentos da época do 25 de abril de 1974 que foram expostos na Biblioteca Escolar. Os documentos recolhidos, fotografias, documentos históricos, revistas, aerogramas, entre outros, acompanharam belas ilustrações e acrósticos elaborados pelos alunos.

Foi lançado pela docente um desafio às famílias e os/as avós, tios, pais, primos, …, incentivados pelos alunos, elaboraram testemunhos, respondendo onde estavam e o que faziam em 25 de abril de 1974. Os testemunhos foram expostos no painel exterior da Biblioteca Escolar e através da leitura dos mesmos podemos viajar até essa data e sentir que todos fizeram parte desses momentos históricos.

A equipa da Biblioteca Escolar, afeta ao projeto “Escola a Ler”, também levou a leitura à sala de aula. Em sintonia com a data a assinalar, a leitura da obra “Avó, onde é que estavas no 25 de abril?”, de Ana Markl, invadiu as salas de aula das turmas do 6.º ano. A personagem principal desta história conta-nos alguns detalhes desta revolução de abril e os alunos puderam verificar consolidar algumas aprendizagens realizadas nas aulas da disciplina de HGP e refletir sobre a importância da LIBERDADE.

 

Muito obrigada à professora Celeste Rocha, às famílias e aos alunos do 6.º ano pelos trabalhos realizados, testemunhos, contributos, recolhas documentais e apoio.

O trabalho culminou nesta excelente iniciativa e em momentos de aprendizagem!

25 de abril de Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.