Parabéns!
sexta-feira, 17 de abril de 2020
quinta-feira, 16 de abril de 2020
Luis Sepúlveda
Luis
Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, a 4 de outubro de 1949 e morreu hoje, 16
de abril de 2020, em Oviedo, Espanha.
Como
escritor, arrecadou o Prémio Casa das Américas, os prémios Gabriela
Mistral/Poesia, em 1976, Rómulo Galegos/Novela, em 1978, Tigre Juan/Novela em
1988, o de Contos "La Felguera", em 1990, e o Prémio
Primavera/Romance, em 2009. Em 2016, recebeu o Prémio Eduardo Lourenço.
Luís
Sepúlveda vendeu mais de 18 milhões de exemplares em todo o mundo e as suas
obras estão traduzidas em mais de 60 idiomas.
Hoje ficámos mais pobres...
Hoje ficámos mais pobres...
Divulgamos
três obras que se tornaram um sucesso entre os jovens.
História de um gato e de um rato que se
tornaram amigos
Baseado
num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato
e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela
e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.
História de uma gaivota e do gato que a
ensinou a voar
A
história da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar é uma obra que representa os
princípios básicos da convivência humana. Nesta narrativa magnífica, pautada
por valores, retrata uma amizade improvável e a importância de cumprir promessas.
Fala de animais, mas acima de tudo fala da Humanidade, numa reflexão-espelho
que não pretende sentenciar, mas apenas alertar.
O velho que lia romances de amor
É
um livro simples que nos mostra um pouco da vida solitária de um "Velho
que lia romances de amor". Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio,
um lugar remoto na região da Amazónia onde viviam os índios shuar. Antonio
aprendeu com eles a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que
a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.
“Só voa quem se atreve
a fazê-lo.”
Moodle para alunos
Deixamos alguns vídeos que podem servir de apoio à utilização da plataforma Moodle.
quarta-feira, 15 de abril de 2020
terça-feira, 14 de abril de 2020
Visita guiada ao NewsMuseum
Apesar
do contexto em que vivemos, não queremos deixar de desejar a
toda a comunidade escolar um excelente 3.º período.
Vamos continuar a partilhar recursos educativos regularmente que possam interessar a todos os utilizadores.
Vamos continuar a partilhar recursos educativos regularmente que possam interessar a todos os utilizadores.
Para
hoje escolhemos a visita guiada ao NewsMuseum. Desta forma ficaremos a saber
mais sobre os media e a sua importância no nosso quotidiano.
Neste
momento de pandemia a literacia dos media torna-se ainda mais imprescindível para nos mantermos atualizados e estarmos atentos à evolução dos
acontecimentos.
Vamos
cuidar de nós e dos outros. Vamos ficar em casa, mas vamos estar on!
Para
iniciarem a viagem devem clicar na imagem.
Boa
visita e boas leituras!
sexta-feira, 10 de abril de 2020
#EstudoEmCasa - horário e informações
Por sugestão de um aluno, a quem agradecemos, partilhamos com todos os utilizadores o horário de #EstudoEmCasa.
Para acederem devem clicar na imagem. Podem também descarregar para os dispositivos digitais. Seguem também as informações constantes no SITE da RTP.
A Escola na Televisão
para alunos do ensino básico
Durante o 3.º período letivo, a RTP Memória cede emissão a
conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do
ensino básico.
#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha
das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma
ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus
alunos.
Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias
que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por:
1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano,
abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão
de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos.
Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP
Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite
na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda
disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação
(DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis.
Assim, nos primeiros dias do 3.º período letivo,
professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que
irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as
escolas.
Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do
#EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo, de segunda a
sexta-feira.
O #EstudoEmCasa vai, deste modo, ser transmitido nos
seguintes canais:
· TDT – posição 7
· MEO – posição 100
· NOS – posição 18
· Vodafone – posição 17
· Nowo – posição 13
· https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia e
on-demand de módulos individualizados)
· Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos
do #EstudoEmCasa.
Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas
crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).
O nome #EstudoEmCasa surge do repto lançado pelo Ministério
da Educação aos alunos, para assinalar o Dia do Estudante (24 de março), numa
altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma
diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa.
Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e
que leva a que o 3.º período letivo se mantenha de forma não-presencial.
Numa verdadeira corrida contra o tempo, o Ministério da
Educação encontrou na Rádio e Televisão de Portugal um parceiro inequívoco e
incondicional desta missão coletiva, conseguindo levar a cabo uma operação de
monta, possível também graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os detalhes desta operação serão apresentados na próxima
semana.
quarta-feira, 8 de abril de 2020
O Coelho Pascoal
Estamos na semana da Páscoa e aproveitámos para partilhar convosco a história O Coelho Pascoal, disponibilizado pelo "Aprender a Ajudar" a quem agradecemos. Se querem saber o que simbolizam os ovos da Páscoa cliquem na imagem e leiam a história.
Boas leituras!
Páscoa é tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz. Tempo de oração!
terça-feira, 7 de abril de 2020
Oceanário de Lisboa
Em consequência da pandemia COVID-19, o Oceanário de Lisboa
encontra-se encerrado ao público e com todas as suas atividades educativas
suspensas. O espaço só reabrirá quando as condições permitirem.
Contudo, para levar o oceano a casa de cada um, o Oceanário
de Lisboa desenvolveu um plano de atividades e conteúdos online que nos vai
fazer sentir mais perto dos animais marinhos.
Na página do facebook e do instagram têm disponibilizado
conteúdos sobre o oceano e as suas espécies, atividades para fazer em família,
informações sobre os projetos de conservação apoiados pelo Oceanário de Lisboa,
e muito mais…
As atividades são muito interessantes, por isso, consulta e viaja sem saíres de casa!
Para aceder através do facebook, basta clicar na imagem.
Para aceder através do instagram, basta clicar na imagem.
quinta-feira, 2 de abril de 2020
Dia Internacional do Livro Infantil
Hoje
comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir
de 1967, o dia 2 de abril passou a ser designado por Dia Internacional do Livro
Infantil. Desta forma pretende-se valorizar a importância da leitura e do papel
fundamental dos livros para a infância.
Este
ano o cartaz da DGLAB é da autoria de André Letria, vencedor do Prémio Nacional
de Ilustração em 2019.
Para
assinalarmos a data partilhamos a obra “Porque é que os animais não conduzem?”
de Pedro Seromenho.
Queres
saber porque é que o dinossauro, a toupeira, o papagaio e muitas outras
criaturas não podem conduzir?! Então ouve o próprio autor que hoje decidiu
contar a história do seu livro de maior sucesso.
sexta-feira, 27 de março de 2020
Recursos educativos digitais para docentes
Numa altura em que é necessário recorrer ao teletrabalho, partilhamos o seguinte endereço onde constam tutoriais de diversas ferramentas que poderão apoiar os professores no ensino à distância.
Sugestões de leitura (27-03-2020)
O troll que não quis ficar em casa por Carlos A. Silva
No país dos contos de fadas, andava tudo em alvoroço. A
bruxa Canhestra, desastrada por natureza, tinha-se enganado numa das suas
poções mágicas e mandara a cabana pelos ares. Sobre todo o território, pairava
uma névoa esverdeada e pestilenta, que provocava reações esquisitas em quem a
inalava. A começar pela própria bruxa Canhestra, que ficou transformada numa
galinha saltitona e passou o resto dos seus dias a saltar à corda e a pôr ovos
de borracha.
O centauro Serafim, carteiro de profissão, que ia a passar
naquele momento, ganhou um apetite voraz por papel e comeu as cartas todas que
tinha para distribuir. A seguir, invadiu a biblioteca e começou a devorar
enciclopédias mágicas e romances de encantar. Tiveram de correr com ele à
vassourada, senão não tinha restado qualquer livro nas estantes, o que seria
uma tragédia.
A Ratinha Vaidosa, que vinha a chegar das compras à sua
casa-cogumelo, desatou a cantar ópera em altos berros, com a sua vozinha
desafinada. O que fez com que os vizinhos, ensurdecidos pela cantoria, a
tivessem de amordaçar violentamente.
Por todo o lado, havia seres atingidos pela tal névoa
mágica, manifestando os mais estranhos sintomas.
Depressa os habitantes do país dos contos de fadas
perceberam a origem destas perturbações e protegeram a boca e o nariz com
máscaras especiais, à prova de feitiços gasosos. Só que não as havia para
todos...
O ministro do reino, um cavalo alado muito sábio, decretou
então:
- Enquanto a névoa mágica resultante do acidente da
Canhestra não se dissipar, toda a gente deve ficar em casa. Fechem portas e
janelas e evitem meter o nariz de fora. Já temos uma equipa de fadas, bruxas e
feiticeiros a estudar o assunto e a desenvolver uma poção de desencantamento.
Até que o problema se resolva, e não sabemos quando, ninguém sai, ouviram?
Os anões, as fadas, as ninfas, os faunos e os restantes
seres que habitam o país dos contos de fadas, todos acataram as ordens do ministro
do reino. Todos, menos um, o troll Arrebentaportas, que era sempre do contra.
- Vou agora ficar em casa... Tenho mais que fazer. Vou
inventar uma máscara à minha maneira e saio quando me apetecer. Tanto mais que,
aqui por estes lados, já quase se não vê qualquer névoa.
E se assim o pensou, melhor o fez. Enrolou à volta da boca
e do nariz um trapo ensopado numa mistela que usava para desentupir a sanita e
saiu. Só que não chegou muito longe. A pouco e pouco, os restos de névoa
pestilenta que por ali pairavam atravessaram o tecido da máscara improvisada e
o resultado não foi bonito de se ver. O troll Arrebentaportas foi transformado
numa batata podre com soluços. E o problema maior é que, sempre que soluça,
metamorfoseia-se numa coisa diferente: uma panela de pressão, um chinelo roto,
um penico, um ovo escalfado e uma quantidade de outras coisas inesperadas. É
bem feito para ele!
E vocês, não esqueçam, enquanto o problema persistir, NÃO
SAIAM DE CASA!
Disponível em https://ficcoesbreves.blogspot.com/2020/03/o-troll-que-nao-quis-ficar-em-casa.html#more
“Carlos Alberto Silva nasceu a 25 de Junho de 1958, em Pombal. Vive em Leiria.
Diplomado em educação de infância, especializou-se em
Comunicação Educacional e Gestão da Informação, desempenhando actualmente
funções de professor bibliotecário, no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós,
onde lecciona Iniciação à Programação a alunos dos 3.º e 4.º anos de
escolaridade. Ultimamente, tem desenvolvido algum trabalho de pesquisa e experimentação
no domínio da Robótica Educativa como instrumento de aprendizagem, nomeadamente
no que diz respeito à leitura e à escrita.
Entre outras actividades, tem exercido nas áreas do teatro,
das artes plásticas, do jornalismo, da animação cultural e do ensino e
formação. Desenvolve diversas acções no âmbito da mediação e promoção da
leitura, como autor e contador de histórias.
(…)
Escreve desde muito novo, tendo diversos textos publicados
em “fanzines”, jornais e “sítios” da internet.”
Pode consultar mais em https://amoranegra.pt/?p=433
quinta-feira, 26 de março de 2020
Revista de Ciência Elementar
A Casa das Ciências disponibiliza a Revista de Ciência Elementar de março. Para aceder basta clicar na imagem.
Boas leituras e muita saúde!
quarta-feira, 25 de março de 2020
Khan Academy - sugestões matemáticas
A Khan Academy é, e será sempre, um recurso gratuito para
alunos, professores e pais. A Fundação Altice tem vindo a traduzir para português
europeu conteúdos da Khan Academy. Esta plataforma oferece gratuitamente vídeos
e exercícios interativos, disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar,
através de um computador, smartphone ou tablet.
Está à distância de um click aprender ou ensinar de forma
gratuita com a Khan Academy.
Seguem as duas apresentações informativas destinadas a
alunos e professores. Para aceder basta clicar em cada imagem.
Para que a matemática se mantenha no teu dia-a-dia clica AQUI!
terça-feira, 24 de março de 2020
Sugestões de leitura (24-03-2020)
O monstro minúsculo que
queria ser rei de Carlos A. Silva
Num lugar muito longe daqui havia um monstro minúsculo, tão
pequeno, tão pequeno que ninguém conseguia vê-lo à vista desarmada. No entanto,
tinha muito mau feitio e uma enorme ambição: tornar-se num gigante e ser rei
absoluto. Como tinha nascido com uma coroa na cabeça, achava que tinha direito
a dominar todo o planeta.
Um dia, foi consultar uma bruxa malvada muito poderosa e
disse-lhe:
- Ouve lá, ó bruxa maléfica, estou decidido a tornar-me num
gigante e a ser o rei absoluto deste planeta. Se me ajudares a consegui-lo,
recompensar-te-ei e nomear-te-ei minha Primeira Conselheira.
A princípio, a bruxa achou que aquele monstro minúsculo não
devia estar bom da cabeça. Ainda por cima manifestava uma irritante falta de
respeito. Chegou mesmo a pensar lançar-lhe um feitiço que o transformaria num
sapo ou, como era tão pequeno, num grão de pó. Mas depois reconsiderou,
pensando que aquilo até podia ser divertido e respondeu:
- Combinado! Se fizeres tudo o que eu disser, ajudo-te a conseguir
o que pretendes.
Virou costas e foi para junto do seu caldeirão, criar um
feitiço especial.
Passado algum tempo, a bruxa chamou o monstro minúsculo e
disse-lhe:
- Já preparei um feitiço que te permitirá realizar o teu
desejo. Mas, para isso, há algumas condições.
- Ai sim? - disse o monstro minúsculo - Que condições são
essas?
- Primeiro, tens de prometer que farás tudo o que eu
disser, como eu disser e quando eu disser.
- Está bem, prometo! - resmungou o monstro minúsculo, com
maus modos.
A bruxa explicou então:
- Para poderes ser o rei do mundo, tens de subjugar os
humanos, que são quem, neste momento, domina o planeta. Vais entrar dentro
deles e submetê-los à tua vontade. No entanto, tens um tempo limitado para
habitar o corpo de cada um, antes que te consigam expulsar.
- De acordo - disse o monstro minúsculo. - E que mais?
- Só podes ir de humano em humano quando eles estiverem em
contacto entre si. Aproveita bem cada aperto de mão, cada abraço e cada beijo
para passar para o próximo ou então acaba-se o tempo e não poderás realizar o
teu desejo.
- Certo. E que mais?
- Quando estiveres dentro de cada um, faz o que puderes
para dominar o corpo que invadiste. Obriga-os a tossir para tornar mais fácil e
rápida a tua ação. E olha que não vai ser fácil, sobretudo com os mais jovens.
Por isso, aproveita especialmente os mais velhos, em particular os que já
estiverem doentes.
- Percebi. Não me parece nada difícil. Vai ser canja,
hehehehe! Já me estou a ver: enorme, do tamanho do mundo, com o planeta todo às
minhas ordens.
- Não te entusiasmes demasiado - disse a bruxa. - Ainda
temos muito que fazer. Agora, salta para dentro do meu nariz e vamos ao
trabalho!
O monstro minúsculo saltou para dentro do nariz da bruxa e
começou a multiplicar-se. Esta disfarçou-se de velhinha simpática e foi até ao
mercado, que àquela hora estava a abarrotar de gente. Na mão, levava uma cesta
cheia de maçãs, vermelhinhas e sumarentas, para cima das quais havia tossido.
- Olh'ás maçãs vermelhinhas e sumarentas!!! - apregoava
ela. - Quem quer comprar as minhas maçãs maduras e deliciosas?
Ao mesmo tempo, ia cirandando entre as bancas do mercado e
tossindo para cima das pessoas e das mercadorias e tocando em tudo com as mãos
sujas.
Constatando que poucos queriam comprar as maçãs, começou a
oferecê-las:
- Olh'ás maçãs vermelhinhas e sumarentas!!! Ó freguês,
pague uma e leve três!
A pouco e pouco, o monstro minúsculo começou a entrar pelos
narizes e bocas das pessoas que por ali andavam, sem que estas dessem por isso.
Quando encontravam algum amigo ou conhecido, as pessoas cumprimentavam-se
efusivamente, ajudando assim a passar o monstro minúsculo que as contaminava.
Dias depois, começaram a surgir os primeiros sintomas da
invasão: algumas pessoas sentiram-se muito cansadas, com febre e com tosse. As
mais vulneráveis tiveram que ser hospitalizadas e, a cada dia que passava,
apareciam mais casos. Algumas pessoas não resistiam...
Na sua cabana, a bruxa malvada gargalhava, a cada má
notícia que ouvia sobre o assunto. Por seu lado, o monstro minúsculo andava nas
suas sete quintas e crescia de dia para dia. Começou por ter sob o seu domínio
uma cidade e depois outra e outra.
Quando já controlava o país inteiro, espalhou-se pelos
restantes países. Os estrangeiros que estavam de visita levavam-no na bagagem
para as suas terras e ajudavam, sem saber, à sua propagação.
O monstro minúsculo começou então a lançar na cabeça das
pessoas a semente do medo. Não tardou que o pânico alastrasse e estas começaram
a acumular comida e outros bens essenciais. Alguns até compraram armas. Mas
esta era uma guerra invisível, porque ninguém sabia como combater o monstro
minúsculo.
Os governantes dos países atingidos chamaram os feiticeiros
oficiais, mas estes não sabiam como resolver o assunto. Chamaram então os
cientistas e pediram-lhes ajuda. Os cientistas estudaram o problema e
procuraram uma cura para a doença provocada pelo monstro minúsculo.
Descobriram que este só podia crescer quando as pessoas
estavam em contacto entre si. Que se aproveitava de cada aperto de mão, cada
abraço e cada beijo para passar de uma para outra. Aconselharam então as
pessoas a mudarem os seus hábitos e a ter muito cuidado com a higiene.
Aconselharam também que, os que pudessem, ficassem em casa. Só saíam os que
tinham mesmo de trabalhar para dar resposta às necessidades do dia a dia.
Muitas pessoas assim o fizeram. Custava muito ficar em casa
em vez de ir trabalhar, passear ou tratar dos assuntos habituais. Mas
arranjaram maneiras de comunicar e de se apoiarem umas às outras. Vinham para
as janelas e para as varandas cantar em conjunto, liam em voz alta, contavam
histórias... E diziam umas às outras:
- Vamos ficar bem! Vamos ficar bem!
Assim, o tempo de que o monstro minúsculo dispunha para
concretizar o seu plano maléfico ia-se esgotando. A pouco e pouco, voltava a
ficar cada vez mais pequeno, o que o deixava tremendamente furioso.
A bruxa malvada acabou também por ser vítima do monstro
minúsculo. Ele achava que a culpa do seu falhanço era dela, zangou -se e, como
acontece neste tipo de histórias, empurrou-a para dentro do forno e a bruxa
rebentou!
O monstro minúsculo ainda anda por aí, mas acredito que as
pessoas, que somos todos nós, o iremos vencer. E, no final, vamos ficar bem!
Disponível em https://ficcoesbreves.blogspot.com/2020/03/o-monstro-minusculo-que-queria-ser-rei.html
Boas leituras e muita saúde!
Boas leituras e muita saúde!
segunda-feira, 23 de março de 2020
Sugestões de leitura (23-03-2020)
“Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus” é o título do
livro digital desenvolvido e disponibilizado pela empresa Betweien.
A obra tem como objetivo manter os mais jovens informados
sobre o que se está a passar no mundo, com as ferramentas necessárias para agir
da melhor maneira possível.
Para acesso à obra basta clicar na imagem.
Mensagem da equipa
Betweien para todas as crianças:
"Guerreiros e Guerreiras,
Todos os dias, trabalhamos para levar às crianças, de todo
o país, histórias, contos, atividades, eventos, que sensibilizem para muitos
temas que são de interesse.
Agora, tal como vocês que estão limitados de irem à escola,
estamos também limitados no desenvolvimento do nosso trabalho diário... Mas,
vocês não saem do nosso pensamento! Por isso, decidimos fazer este livro, para
vos ajudar a entender melhor todos estes acontecimentos e para que possam
passar melhor o vosso tempo com os vossos pais e mães - os vossos escudos nesta
batalha que todos estamos a travar para combater o vírus.
Prometemos voltar em breve às vossas escolas, com tudo que
o que vos podemos oferecer.
Até breve!
A equipa Betweien"
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