domingo, 25 de setembro de 2022
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
Clube de Leitura nas Escolas
Com o ano letivo a iniciar, os alunos, para além das primeiras visitas às
Bibliotecas Escolares e das primeiras requisições, já começaram a participar
numa atividade do Clube de Leitura nas Escolas (projeto do Plano Nacional de
Leitura).
As leituras de “Histórias em verso para
meninos perversos”, de “Poemas da Mentira e da Verdade” e as histórias “O ovo”
e “A gota de água” da obra “O rapaz que vivia na televisão e outras histórias”
invadiram a Biblioteca. As leituras foram feitas em silêncio, em voz alta, a
diferentes vozes, cheias de entoação e com recurso a diferentes sons.
No final, o resultado não podia ter sido
mais positivo, pois a despedida ficou registada com um “Amanhã voltamos!”.
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
Bom regresso à escola!
Aguardamos pela vossa visita para momentos de leitura, partilha e muita aprendizagem!
terça-feira, 28 de junho de 2022
Digital Learning Project – Genially
No âmbito do Digital Learning Project, os alunos do 8.ºBD, na disciplina
de inglês, participaram numa sessão de apresentação da ferramenta digital
Genially. Com recurso a esta ferramenta e recolha de informação através de
Travel Guides, disponibilizados na ferramenta Wakelet, os alunos elaboraram uma
imagem interativa sobre uma cidade à sua escolha, na qual constavam a forma de
viajar até à mesma, os locais a visitar, outros locais emblemáticos e de
interesse, a gastronomia e o alojamento local, entre outros. Ao longo das
sessões, que foram realizadas em articulação com a docente da disciplina, os
alunos puderam desenvolver as aprendizagens essenciais, algumas áreas de
competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a
literacia da informação e a literacia digital, a quais permitiram também a
capacitação digital dos alunos proposta no âmbito do PADDE. O produto final
desta atividade culminou numa produção oral em língua inglesa.
Para além das diferentes aprendizagens
realizadas, o interesse, a motivação e o empenho, foram uma constante ao longo
das sessões e, mais uma vez, os alunos estão de parabéns por mais uma atividade
realizada com enorme sucesso e plenamente conseguida.
domingo, 19 de junho de 2022
Interculturalidade - 6.º A
Os alunos do 6.º A, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a
professora Celeste Cardoso, no âmbito do domínio da
"Interculturalidade", realizaram trabalhos alusivos ao tema.
Numa "mão", cada aluno escreveu
uma frase sobre a importância da interculturalidade, quer a nível individual
quer a nível coletivo.
O resultado final foi exposto, no placar
exterior da biblioteca, e foi apreciado por toda a comunidade educativa.
Parabéns a todos e que o respeito pela
interculturalidade seja uma constante na vossa vida.
sexta-feira, 17 de junho de 2022
Cidadania e Desenvolvimento - 7.º C
Os alunos do 7.º C, com a docente de Cidadania e Desenvolvimento Carla Duarte, criaram um Padlet, onde foram disponibilizados todos os trabalhos realizados, ao longo do semestre.
Fica o convite para acederem e verem os
recursos criados nos diferentes domínios da disciplina.
Há coisas que são resolvidas por
governos. Há coisas que nenhum governo é capaz de resolver. Seremos nós, com o
tempo que nos for concedido, que resolveremos. Por via da nossa cidadania em
construção.
Mia Couto
Escola a Ler (Atividades de junho)
Na reta final do ano letivo, as turmas, envolvidas no projeto Escola a
Ler, dedicaram-se a partilhar os livros escolhidos para o Projeto Pessoal de
Leitura, com os restantes colegas e com as docentes que desenvolveram as
atividades nesse âmbito.
As apresentações, em diferentes formatos,
recursos e ferramentas, foram surpreendentes não só pelo conteúdo, como também
pela originalidade e exposição. Os alunos mostraram-se muito empenhados com
esta tarefa, fascinados com os títulos que estavam a apresentar, deixaram os
colegas cheios de curiosidade para conhecer novos livros e plantaram novas
“sementes de leitura”.
Por último, depois de terminarem a leitura
orientada da obra “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa, os alunos 5.º ano puderam
testar os conhecimentos adquiridos com recurso a um questionário na ferramenta
Kahoot. Assim, de forma muito divertida, com alguma competição à mistura e com
uma atenção redobrada, os alunos conseguiram mostrar as suas aprendizagens e
refletir sobre a importância da leitura.
Na educação pré-escolar e nos três ciclos
do agrupamento, para a despedida, finalizaram-se as atividades "Livr' à
mão" e “Leva-me contigo”. Os alunos ficaram a conhecer novos títulos,
novos autores e novas aventuras. Com as requisições e os livros sempre à mão, formaram-se
e consolidaram-se bons leitores.
Boas leituras e para o próximo ano há
mais!
terça-feira, 14 de junho de 2022
Projeto PES - Pré-Escolar na Comemoração do Dia da Criança/ junho 2022
No dia 1 de junho, comemorou-se o Dia da
Criança, com várias atividades, principalmente lúdicas, de forma a tornar este
dia especial. A proposta de atividade, sugerida no âmbito do programa PES, foi
elaborar um estendal com T-shirts decoradas com a ajuda das crianças ou com a
colaboração dos encarregados de educação sobre a importância de ser criança. O
objetivo era trabalhar os afetos, mas também os direitos das crianças numa
perspetiva de cidadania.
Vários jardins aderiram a esta proposta, nomeadamente, Oliveira de Baixo,
Travanca de Bodiosa, Farminhão, Pascoal, Lordosa, Rolando de Oliveira e Póvoa
de Abraveses. As fotos ilustram as atividades realizadas onde se incluem os
estendais cheios de cor.
Luísa Roque Leitão
quarta-feira, 8 de junho de 2022
Dia Mundial dos Oceanos em Oliveira de Baixo
O Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado
na biblioteca escolar de Oliveira de Baixo, com a leitura da história “A
Baleia”, de Benji Davies, às crianças da educação pré-escolar. Esta história
conta que Noé, um menino que vivia com o pai à beira mar, acorda certa manhã, depois
de uma noite de tempestade, e avista qualquer coisa ao longe… Uma pequena
baleia tinha dado à costa e ele sabia que não era bom que ela ficasse fora de
água… Então mete mãos à obra para a salvar…
Tal como
Noé, também estas crianças se preocupam com os oceanos e com os animais que
neles vivem. Apontaram soluções para evitar que os plásticos acabem nos oceanos
e sejam alimento para a vida marinha.
Conheceram
ainda a mascote do Oceanário “O VASCO”, cantaram uma das suas músicas e mais uma vez
requisitaram livros.
Para
finalizar, estes pequenos ambientalistas ofereceram-nos um carvalho, resultado
das sementeiras que fizeram com as bolotas que, apanharam na floresta, durante
o outono.
Foi uma manhã muito animada e repleta de partilha de experiências e aquisição de conhecimentos.
As plantas da Escola D. Duarte (BScience)
Os alunos do 9.º ano da E.
B. D. Duarte, no âmbito da disciplina BScience, definiram grupos de dois e
escolheram plantas dos jardins da escola para estudarem. Saíram para o recreio,
tiraram fotografias das plantas/folhas/frutos e partiram para a pesquisa.
Produziram cartazes nos quais apresentaram: nomes científico e comum,
taxonomia, tipo de folha, aplicações e curiosidades sobre cada planta. Claro,
em inglês! Os trabalhos foram expostos, numa vitrina destinada para o efeito
(The plants of our school), aquando da comemoração do Dia Mundial do Ambiente.
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas
folhas” [Johann Goethe].
Professores
de BScience
Bruno
Joel Ferreira e Fátima Casais
terça-feira, 7 de junho de 2022
Dia Mundial do Meio Ambiente
Este ano, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente com o
tema “Uma só Terra”. Para assinalar a data na escola, os alunos do 5.º e 6.º
anos, nas aulas de inglês, escreveram mensagens sobre a importância de proteger
a atmosfera, a riqueza e a diversidade da vida no planeta, os perigos da
poluição e as consequências nefastas das alterações climáticas. Os trabalhos foram
expostos num mapa mundo, para apelar a consciência de cada um na preservação do
meio ambiente.
Parabéns a todos!
“Vamos ser claros: as atividades humanas estão na raiz da nossa queda, mas isso significa que a ação humana pode ajudar a resolver este problema. Fazer as pazes com a natureza é a tarefa definidora do século XXI. Deve ser a maior prioridade para todos, em todos os lugares.”
António Guterres
segunda-feira, 6 de junho de 2022
Comentários ao conto "A Aia" de Eça de Queirós - 9.º CD
No seguimento da leitura
e análise do conto “A Aia” de Eça de Queirós, a professora Olga Cardoso propôs
que os alunos do 9.º CD dessem a conhecer a história às suas mães. Essa
partilha de leituras motivou a redação de um comentário, em que mães e filhos
refletiram acerca das ações das personagens.
Deixamos aqui os comentários de mães e filhos.