quinta-feira, 24 de março de 2022

Comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

No âmbito da disciplina BScience, os alunos do 9.º ano produziram trabalhos relativos à vida e ao legado científico de mulheres de relevo na Ciência, em Portugal e a nível mundial. Os alunos abordaram o contributo relevante de mulheres cientistas em áreas diversas: bioquímica, vulcanologia, espeleologia, matemática, microbiologia, virologia, ecologia, genética, entre outras.

Os trabalhos foram afixados no BScience corner e permitem conhecer cientistas que poderão inspirar, as novas gerações de raparigas, para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

 

Professores de BScience

Bruno Joel Ferreira e Fátima Casais



quarta-feira, 23 de março de 2022

Dia Mundial da Árvore e da Floresta em OBX

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, as crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo estiveram, na biblioteca da sua escola, para ouvir a história "O lobo que amava as árvores" de Orianne Lallemand. Esta história veio ao encontro das atividades realizadas pelas crianças ao longo da semana como: a visita a uma floresta, observação de árvores, construção de um bilhete de identidade de um carvalho, registo gráfico sobre plantas, realização de plantações... A suculenta oferecida será colocada no jardim da escola. 

Tal como o Sr. Lobo, também estas crianças se preocupam com a floresta e com a Natureza.

 

Devido às condições climatéricas, alguns dos alunos da EB de Oliveira de Baixo trocaram as brincadeiras no pátio pela biblioteca escolar, onde foram improvisadas atividades. Tiveram assim a oportunidade de ouvir a história "O lobo que amava as árvores", de Orianne Lallemand.


Boas leituras! 



Bibliotecas e Flores da Semana da Leitura

Durante a Semana da Leitura, vários jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, após a leitura e exploração das obras “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, construíram Bibliotecas e Flores. As bibliotecas tiveram por base a biblioteca do Urso, que tinha muitos livros e muitos animais leitores. As flores representaram a obra e a amizade do menino pela flor.

Esta atividade teve como objetivo a valorização das bibliotecas, enquanto espaços de aprendizagem e de aquisição de competências, e dos livros, enquanto mestres e amigos. Além disso, a bondade e o altruísmo foram também representados nas lindas flores. Todos os trabalhos foram expostos na biblioteca escolar da escola sede, que ficou linda e enriquecida. Criatividade, originalidade, empenho, dedicação, reutilização e reciclagem não faltaram e o resultado final foi magnífico.

Muitos parabéns a todas as crianças, alunos, professoras e pais envolvidos na criação dos excelentes trabalhos!

 

Boas leituras!



terça-feira, 22 de março de 2022

Dia Mundial da Árvore e da Floresta – EB de Póvoa de Abraveses

Hoje estivemos na EB de Póvoa de Abraveses, para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Em articulação com os docentes da escola, dinamizaram-se quatro sessões para as diferentes turmas, no âmbito da temática. Aos alunos do 4.º ano lemos a obra “O Dia em Que a Mata Ardeu”, de José Fanha e às restantes turmas a obra “O Lobo que Amava as Árvores”, de Orianne Lallemand. Os alunos estiveram sempre muito atentos e participaram com empenho. Cada intervenção foi enriquecedora e todos ficaram ainda mais sensibilizados para a proteção da natureza, do meio ambiente e do nosso planeta. Como hoje também se assinala o Dia Mundial da Água, a sua importância também foi abordada e até se partilharam várias dicas para a poupar. Desta forma, também se trabalhou o domínio da Educação Ambiental, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

As crianças da educação pré-escolar fizeram o registo gráfico da obra e as ilustrações ficaram lindas!

No final, cada turma recebeu uma suculenta que será plantada no jardim da escola, para que todos possam apreciar e cuidar das suas plantas. 

Muito obrigada pelo vosso interesse, empenho e atenção.

Boas leituras!     



Livros e Leitura em Poemas - 9.ºA

Durante a manhã, na biblioteca escolar e nas salas de aula, os alunos do 9.º A leram os poemas originais, criados individualmente, durante a Semana da Leitura. Esta atividade, de promoção da leitura e para assinalar o Dia Mundial da Poesia, foi realizada em articulação com a professora de português, Manuela Gonçalves. No painel da biblioteca foi construída uma árvore, com os vários poemas inéditos, criativos e originais. Os alunos e professoras, do 5.º e 6.º anos, ouviram com muita atenção as leituras poéticas e deram os parabéns a todos os “poetas”. Na sala de música, a professora Celeste Cardoso, acompanhou, ao piano, este momento de leitura e de excelente partilha.


 

segunda-feira, 21 de março de 2022

“The Giving Tree”, by Shel Silverstein

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, alguns alunos do Clube de Leitura, da EB D. Duarte, apresentaram a dramatização da obra “The Giving Tree”, para os alunos e professores do Projeto Erasmus +, que se encontram na escola. Os alunos, depois de lerem e trabalharem esta em língua portuguesa, fizeram uma adaptação da mesma em língua inglesa.

Depois de vários ensaios e de inúmeras leituras, o dia mais esperado chegou. Embora a manhã tivesse iniciado com uma verdadeira azáfama e com muitos nervos à mistura, os alunos acabaram por fazer um último ensaio ao ar livre, rodeados de verdadeiras árvores. De seguida, o momento da apresentação final chegou e os alunos mostraram-se muito concentrados e empenhados.

No final, ainda ofereceram a todos os professores e alunos do Erasmus +, um marcador de livros feito com materiais reutilizáveis, de forma a proteger o ambiente. 

 

Muitos parabéns pela excelente prestação e desempenho! 

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore ou da Floresta

Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta.

Os alunos do 7.º AD, acompanhados pela docente de português, começaram o dia, na biblioteca escolar, com a leitura de alguns poemas. Além da leitura, houve também oportunidade para a criação de pequenos poemas, com rimas, recorrendo aos nomes dos colegas e da professora. Nesta criação apostou-se na criatividade e originalidade.

Os alunos do 6.º CD começaram a aula, de Cidadania e Desenvolvimento, com a leitura do poema “Alguém” de Rita Borges Gouveia, da obra 39 poemas e contos contra o racismo. O poema aborda a “Interculturalidade”, domínio iniciado hoje na aula.

As turmas do 7.º ano e as professoras de português, da EB D. Duarte, estiveram numa oficina de poesia, dinamizada pela professora Elisa Rodrigues, na biblioteca escolar. Durante a sessão “Naturalmente… Poesia”, os alunos receberam poemas sem pontuação e, após a leitura, pontuaram cada um. Depois de pontuados, os poemas foram lidos, pelos alunos, para toda a turma. Os alunos estiveram atentos, motivados e empenhados no desempenho das suas tarefas, quer ao nível da pontuação, quer ao nível da leitura, quer ao nível da produção escrita.

Nas salas da educação pré-escolar, da EB Professor Rolando, todas as crianças ouviram a história “O Lobo que Amava as Árvores”, de Orianne Lallemand. Com esta obra abordou-se a importância das árvores e da floresta para a vida. Tal como o Lobo também as nossas crianças adoram as árvores e cuidam muito bem delas. Cada sala recebeu uma suculenta que foi transplantada e será cuidada por todos. Também recebemos um lindo girassol, para assinalar a primavera.

Nas bibliotecas escolares foi exposto fundo documental alusivo à temática. Com alguns poemas foram construídas árvores, nos painéis das bibliotecas, de forma a divulgar as obras, autores e motivar para a leitura. 

 

Boas leituras!



Dia Mundial da Árvore

 

sábado, 19 de março de 2022

Dia do Pai – Turma FAR23

A leitura e os livros estão sempre presentes! São um excelente auxiliar para realizar qualquer atividade, seja em português, matemática, artes e até na dança.

Em articulação com a professora de dança, do Projeto Viseu Educa, os alunos da turma FAR23, da EB de Farminhão, realizaram a atividade “Histórias em Movimento, tendo por base a obra “O Meu Pai”, de Anthony Browne.


Muitos parabéns pela performance!



Dia do Pai – articulação entre Espanhol e a BE

Para assinalar o Dia do Pai, a docente de Espanhol em articulação com a Biblioteca Escolar, selecionaram livros onde os pais são as personagens principais. Escreveram o título desta efeméride nas diferentes línguas estrangeiras, lecionadas no agrupamento.  

Os alunos das turmas do 5.º A e 6.º C receberam a visita da Prof. Cristina Félix, numa das aulas da disciplina de inglês, que lhes contou a história “Soy el más guapo” de Mario Ramos. Depois de ouvirem a história, os alunos refletiram sobre as características dos pais e selecionaram algumas palavras nas duas línguas (espanhol e inglês). Com as palavras selecionadas, os alunos aprenderam a fazer um “Quantos Queres” bilingue. Alguns dos “Quantos Queres” foram expostos na entrada do pavilhão A, juntamente com as capas dos livros expostos na Biblioteca Escolar. 

Mais uma vez, os alunos adoraram esta atividade, puderam rever e aprender novo vocabulário, nestas duas línguas estrangeiras, desenvolver a oralidade e assinalar esta efeméride de uma forma diferente. 

 

Feliz dia e boas leituras!



“Dia do Pai” nos JI de Pascoal e Oliveira de Baixo

No JI de Pascoal, as educadoras Laurinda Silva e Eduarda Almeida leram, a todas as crianças, as histórias: “O pai galinha e o seu filho pintainho”, de Bernardino Pacheco e Raquel Pinheiro; e a história: “Um dia especial com o meu papá”, de Guido Van Genechten. No final, foram exploradas as obras e as crianças fizeram o registo gráfico. Para comemorar o “Dia do Pai”, entre 14 a 18 de março, foram proporcionados muitos momentos de diálogo em grande grupo, onde as crianças foram as protagonistas, pois verbalizaram como eram os seus pais (retrato físico) e fizeram o seu registo gráfico. Também ouviram e cantaram canções alusivas, exploraram e compreenderam o poema selecionado para o cartão que fizeram para o pai, elaboraram uma prenda muito especial para oferecerem ao Pai: um porta lápis, com rolos de papel higiénico e espátulas. Foi ainda gravado um vídeo com a coreografia da canção “Coração de chocolate”, de Alda Casqueira Fernandes para partilhar com os Pais.

No JI de Pascoal, continua-se a reciclar e a reaproveitar os desperdícios para lhes dar uma nova vida, protegendo desta forma o meio ambiente e o nosso Planeta. Todas as atividades foram exploradas em todas as áreas e domínios de aprendizagem, para maior aquisição de conhecimentos e desenvolvimento integral de todas as crianças.

 

As educadoras Isolda Mendes e Cristina Correia, na sala da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo, trabalharam as obras “Eu e o meu papá” e “O meu pai!”, sugeridas pelas bibliotecas escolares. As crianças fizeram o registo gráfico das histórias, com lápis de cor e tintas, construíram o “Quantos queres?” alusivo à data e ainda produziram e ilustraram um carro para pendurar, para que todos os pais os possam levar a viajar. Os pais receberão um diploma personalizado e envelopes artesanais, com o melhor presente do mundo: o amor!

 

Feliz dia, para todos os pais e crianças!

 


quinta-feira, 17 de março de 2022

Físico-Química: Aqui há leitura!

Ainda no âmbito da Semana da Leitura 2022, os alunos do 8.º BD realizaram, hoje, a atividade de ensino experimental, tendo por base um texto selecionado para assinalar esta semana. A docente da disciplina, depois de elaborar e distribuir o protocolo experimental, pediu a um dos alunos para ler o texto selecionado, o qual foi analisado de forma a introduzir a atividade experimental. A atividade foi um verdadeiro sucesso, pois permitiu desenvolver o ensino experimental e algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e os alunos mostraram-se muito empenhados e interessados. 

Parabéns e muito obrigada!

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.