Para assinalar o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, alguns alunos do
Clube de Leitura, da EB D. Duarte, apresentaram a dramatização da obra “The
Giving Tree”, para os alunos e professores do Projeto Erasmus +, que se
encontram na escola. Os alunos, depois de lerem e trabalharem esta em língua
portuguesa, fizeram uma adaptação da mesma em língua inglesa.
Depois de vários ensaios e de inúmeras
leituras, o dia mais esperado chegou. Embora a manhã tivesse iniciado com uma
verdadeira azáfama e com muitos nervos à mistura, os alunos acabaram por fazer
um último ensaio ao ar livre, rodeados de verdadeiras árvores. De seguida, o
momento da apresentação final chegou e os alunos mostraram-se muito
concentrados e empenhados.
No final, ainda ofereceram a todos os
professores e alunos do Erasmus +, um marcador de livros feito com materiais
reutilizáveis, de forma a proteger o ambiente.
Muitos parabéns pela excelente prestação e
desempenho!
Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore ou da
Floresta.
Os alunos do 7.º AD, acompanhados pela
docente de português, começaram o dia, na biblioteca escolar, com a leitura de
alguns poemas. Além da leitura, houve também oportunidade para a criação de
pequenos poemas, com rimas, recorrendo aos nomes dos colegas e da professora.
Nesta criação apostou-se na criatividade e originalidade.
Os alunos do 6.º CD começaram a aula, de
Cidadania e Desenvolvimento, com a leitura do poema “Alguém” de Rita Borges
Gouveia, da obra 39 poemas e contos contra o racismo. O poema aborda a
“Interculturalidade”, domínio iniciado hoje na aula.
As turmas do 7.º ano e as professoras de
português, da EB D. Duarte, estiveram numa oficina de poesia, dinamizada pela
professora Elisa Rodrigues, na biblioteca escolar. Durante a sessão “Naturalmente…
Poesia”, os alunos receberam poemas sem pontuação e, após a leitura, pontuaram
cada um. Depois de pontuados, os poemas foram lidos, pelos alunos, para toda a
turma. Os alunos estiveram atentos, motivados e empenhados no desempenho das
suas tarefas, quer ao nível da pontuação, quer ao nível da leitura, quer ao
nível da produção escrita.
Nas salas da educação pré-escolar, da EB
Professor Rolando, todas as crianças ouviram a história “O Lobo que Amava as
Árvores”, de Orianne Lallemand. Com esta obra abordou-se a importância das
árvores e da floresta para a vida. Tal como o Lobo também as nossas crianças
adoram as árvores e cuidam muito bem delas. Cada sala recebeu uma suculenta que
foi transplantada e será cuidada por todos. Também recebemos um lindo girassol,
para assinalar a primavera.
Nas bibliotecas escolares foi exposto
fundo documental alusivo à temática. Com alguns poemas foram construídas
árvores, nos painéis das bibliotecas, de forma a divulgar as obras, autores e
motivar para a leitura.
A leitura e os livros estão sempre presentes! São um excelente auxiliar
para realizar qualquer atividade, seja em português, matemática, artes e até na
dança.
Em articulação com a professora de dança,
do Projeto Viseu Educa, os alunos da turma FAR23, da EB de Farminhão, realizaram
a atividade “Histórias em Movimento, tendo por base a obra “O Meu Pai”, de Anthony
Browne.
Para assinalar o Dia do Pai, a docente de Espanhol em articulação com a
Biblioteca Escolar, selecionaram livros onde os pais são as personagens
principais. Escreveram o título desta efeméride nas diferentes línguas
estrangeiras, lecionadas no agrupamento.
Os alunos das turmas do 5.º A e 6.º C
receberam a visita da Prof. Cristina Félix, numa das aulas da disciplina de
inglês, que lhes contou a história “Soy el más guapo” de Mario Ramos. Depois de
ouvirem a história, os alunos refletiram sobre as características dos pais e
selecionaram algumas palavras nas duas línguas (espanhol e inglês). Com as
palavras selecionadas, os alunos aprenderam a fazer um “Quantos Queres”
bilingue. Alguns dos “Quantos Queres” foram expostos na entrada do pavilhão A,
juntamente com as capas dos livros expostos na Biblioteca Escolar.
Mais uma vez, os alunos adoraram esta
atividade, puderam rever e aprender novo vocabulário, nestas duas línguas
estrangeiras, desenvolver a oralidade e assinalar esta efeméride de uma forma
diferente.
No JI de Pascoal, as educadoras Laurinda Silva e Eduarda Almeida leram, a
todas as crianças, as histórias: “O pai galinha e o seu filho pintainho”, de
Bernardino Pacheco e Raquel Pinheiro; e a história: “Um dia especial com o meu
papá”, de Guido Van Genechten. No final, foram exploradas as obras e as
crianças fizeram o registo gráfico. Para comemorar o “Dia do Pai”, entre 14 a
18 de março, foram proporcionados muitos momentos de diálogo em grande grupo,
onde as crianças foram as protagonistas, pois verbalizaram como eram os seus
pais (retrato físico) e fizeram o seu registo gráfico. Também ouviram e
cantaram canções alusivas, exploraram e compreenderam o poema selecionado para o
cartão que fizeram para o pai, elaboraram uma prenda muito especial para
oferecerem ao Pai: um porta lápis, com rolos de papel higiénico e espátulas. Foi
ainda gravado um vídeo com a coreografia da canção “Coração de chocolate”, de
Alda Casqueira Fernandes para partilhar com os Pais.
No JI de Pascoal, continua-se a reciclar e
a reaproveitar os desperdícios para lhes dar uma nova vida, protegendo desta
forma o meio ambiente e o nosso Planeta. Todas as atividades foram exploradas em
todas as áreas e domínios de aprendizagem, para maior aquisição de
conhecimentos e desenvolvimento integral de todas as crianças.
As educadoras Isolda Mendes e Cristina
Correia, na sala da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo, trabalharam as
obras “Eu e o meu papá” e “O meu pai!”, sugeridas pelas bibliotecas escolares. As
crianças fizeram o registo gráfico das histórias, com lápis de cor e tintas, construíram
o “Quantos queres?” alusivo à data e ainda produziram e ilustraram um carro
para pendurar, para que todos os pais os possam levar a viajar. Os pais receberão
um diploma personalizado e envelopes artesanais, com o melhor presente do
mundo: o amor!
Ainda no âmbito da Semana
da Leitura 2022, os alunos do 8.º BD realizaram, hoje, a atividade de ensino
experimental, tendo por base um texto selecionado para assinalar esta semana. A docente da disciplina, depois de elaborar e
distribuir o protocolo experimental, pediu a um dos alunos para ler o texto
selecionado, o qual foi analisado de forma a introduzir a atividade
experimental. A atividade foi um verdadeiro sucesso, pois permitiu desenvolver
o ensino experimental e algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à
Saída da Escolaridade Obrigatória e os alunos mostraram-se muito empenhados e
interessados.
As turmas do 3.º ciclo, na disciplina de português, de forma a homenagear
o Centenário de José Saramago, gravaram AudioCrónicas da obra “A bagagem do
viajante”. Esta foi mais uma atividade da Semana da Leitura, em que os alunos
se envolveram com motivação e eficiência.
Aqui deixamos as AudioCrónicas das várias turmas que participaram com
muito empenho!
As crianças da educação
pré-escolar da EB de Tondelinhareceberam muitas visitas, ao longo da Semana da
Leitura. Pais e encarregados de educação marcaram presença na atividade “Leituras em família”e contaram lindas histórias. Foi
uma semana de aprendizagens e repleta de muitas leituras!
Na turma do 2.º e 4.º
anos, da EB de Tondelinha, os alunos começaram a semana com a
leitura do excerto selecionado para a atividade “Todos a ler.” Depois de
conhecerem os bichinhos-de-leitura, cada aluno se questionou se já tinha sido
mordido e como era o seu bichinho. Desta atividade resultaram variados,
criativos e originais bichinhos-da-leitura. A turma também leu a obra “A Maior
Flor do Mundo”, de José Saramago. Após a exploração e interpretação, cada um
criou a sua maior flor do mundo, recorrendo a lindas ilustrações. Os pais e
encarregados de educação também disseram “Presente”, na atividade “Leituras em família” e partilharam várias obras, com
todos os alunos. Foi um momento
de partilha, de proximidade e de acompanhamento. A semana foi pautada pela
leitura, pelos livros e pela aquisição de competências.
Os alunos da turma do2.º ano, da EB de Vila Nova do Campo, também assinalaram a Semana da Leitura com a obra "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago. Cada aluno criou a sua flor, com criatividade e originalidade. Outra história trabalhada, ao longo da semana, foi "O Rato Renato não quer arrumar o quarto", de Anna Casalis. Além da ilustração da obra, os alunos fizeram o reconto escrito e elaboraram lindos trabalhos. A semana foi dedicada à leitura, aos livros e à aprendizagem.
Ao longo do ano, por autonomia ou nas atividades do Clube de Leitura, é
normal encontrar alunos a ler, nos mais diversos espaços escolares. Na Semana
da Leitura lançámos a atividade “Momentos Ler Sempre e Ler em Qualquer Lugar” e vários alunos
rodearam-se de livros e passaram os seus tempos livres a ler. Assim vos
queremos continuar a encontrar.
No dia 10 de março de 2022, a Escola Básica D. Duarte participou no
Corta-Mato/ CLDE de Viseu, com a presença marcante de seis alunos nos escalões
de Iniciados e Juvenis.
Uma equipa especial de alunos que pontuou
pelo saber estar, desportivismo, convívio salutar e boa disposição. Nem as
condições climatéricas desfavoráveis, muitos períodos de chuva, demoveram este
pequeno grande grupo, em que todos realizaram as respetivas provas, procurando
alcançar o melhor desempenho, competindo em primeira instância consigo
próprios.
O mais importante não são os números, os
lugares alcançados… mas, não podemos deixar de referir a excelente prestação do
discente Santiago Lopes, gerindo muito bem a corrida, permanecendo no pelotão
da frente, ultrapassando progressivamente os seus adversários e entrando na
reta final, sem margens para dúvidas, seria o primeiro a ultrapassar a meta.
O Santiago está apuradíssimo para o
próximo desafio - O Corta-Mato Nacional.
As turmas da EB de
Farminhão, iniciaram a Semana da Leitura com a Atividade “Todos a
ler”, com a leitura de um excerto da obra "O meu livro tem
bicho", de Madalena da Luz Costa.No mesmo dia, os alunos foram incentivados a convidar a família para ir
à escola ler, para que deste modo fosse dinamizada a atividade “Leituras em
família”. Foram ainda dinamizadas várias atividades nas disciplinas de
Expressões Artísticas, principalmente nas Artes Visuais, Música e Dança, com a
colaboração da professora das AEC de Música. Houve muita adesão para participar
e, ao longo da semana, alguns familiares, desde pais, mães, irmãos,
presentearam as turmas com boas leituras. Foi uma semana diferente, repleta de
leitura e livros, de aprendizagens, com grande motivação e diversão!
No JI de Lordosa, ao longo da semana leram-se
muitas histórias e manipularam-se muitos livros. Para além dos pais e
encarregados de educação que aceitaram prontamente o convite para as “Leituras
em família”, as crianças ainda ouviram histórias contadas pela educadora,
assistentes e pela professora da ELI (Equipa Local de Intervenção – Intervenção
Precoce na Infância). O feedback das crianças e adultas, a tão importantes
visitas, foi: “Gostamos muito de receber as pessoas no nosso jardim. Adorámos!
Parabéns a quem tornou os nossos dias mais enriquecedores e alegres. Estamos
muito felizes.”. Uma outra atividade muito importante e motivadora foi a construção
do enorme e imponente “Castelo das Histórias”. Todas as crianças colaboraram
na sua edificação e tiveram o privilégio de subir à sua torre. A cada criança,
foi oferecido um livro, para sinalizar esta Semana da Leitura.
A educação pré-escolar de Lustosaviveu intensamente a Semana
da Leitura. Houve “Leituras em família”, muitas histórias, muitas
vivências, aprendizagens e muita alegria, porque todas as crianças foram
envolvidas nas várias atividades, todas foram ouvidas e partilharam a sua
paixão pelos livros e pelas histórias que se escondem em cada um. Deixamos, no Padlet
produzido pela professora Adelaide Oliveira, as várias atividades e trabalhos
realizados, ao longo da semana.
Em Várzea de Calde, as crianças também receberam a
visita dos pais e encarregados de educação, que trouxeram lindas histórias para
partilhar nas “Leituras em família”. Ouviram também a história “O urso e
a casa dos livros”, de Poppy Bishop e fizeram o registo gráfico da mesma. Foi
uma semana cheia de livros, histórias, atividades e aprendizagens.
E ainda há mais “Fotografias Literárias”, mais criatividade,
mais originalidade, partilha e mais sorrisos! Obrigada a todos!
O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do pi (π). Porquê a escolha do
dia 14 de março?
Na notação anglo-saxónica, o dia 14 de
março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número
pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem
referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe.
A partir de 2020, o dia 14 de março passou
a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. Anualmente, nesse
dia, todos os países são convidados a participar em atividades, para estudantes
e público em geral, nas escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.
Em 2022, o tema do Dia Internacional da
Matemática (IDM) é: A Matemática Une! Para celebrar este tema, os
participantes foram convidados para um desafio fotográfico: “Fotos com
Matemática”.
Os alunos da nossa escola contribuíram
para este evento, tirando as fotografias que, a seguir, se apresentam.
Para comemorar este dia fica o convite, a toda a comunidade educativa,
para assistirem ao filme de animação “Donald in Mathmagic Land” ou “Donald no
País da Matemágica”. Nesta animação, o curioso Pato Donald aprende matemática
ao aventurar-se num mundo onde as árvores têm raízes quadradas e os rios estão
repletos de números. No decorrer da aventura, Donald compreende a importância
da matemática e como ela está relacionada com a música, a escultura, a pintura,
a arquitetura, a mecânica, o desporto e outras atividades humanas. A Matemática
une.