Durante a semana, várias salas e turmas da educação pré-escolar e 1.º
ciclo trabalharam os afetos. As bibliotecas escolares sugeriram a leitura das
obras “O Cuquedo e um amor que mete medo” de Clara Cunha, “Um amigo como tu” de
Andrea Schomburg e “A Princesa da neve” de Emily Hawkins. Para além da leitura,
ainda foram sugeridas ilustrações de corações e um puzzle, para uma abordagem
interdisciplinar entre o português, as artes, a matemática e a cidadania.
As crianças da educação pré-escolar de
Oliveira de Baixo depois da leitura da obra, construíram uma tabela de
dupla entrada para numerar a ordem de entrada dos animais na história;
construíram o puzzle da bondade; uma enorme teia da amizade; um jogo do galo
repleto de afetos; ouviram ainda a história “Xi-coração à procura de um abraço”
de Natalina Cóias: construíram um Xi-coração com materiais de desperdício e
decoraram a porta da sala que ficou linda. As crianças participaram na
ilustração, construção e dinamização de todas as atividades, com muita alegria,
interesse e felicidade.
Os alunos do 1.º ano da EB de Póvoa de
Abraveses trabalharam de forma interdisciplinar o tema. Em estudo do meio
falaram sobre a família e exploraram as diferentes formas de amor. O amor entre
pai e mãe (paixão), amor entre pais e filhos, carinho, ternura, partilha,
brincadeira, miminhos... e o amor pelos amigos - a amizade. Exploraram a
história “Um amigo como tu”, registaram o que é o amor para cada um, de forma
individual num coração e colocaram o resultado do trabalho na árvore dos afetos
da biblioteca escolar. Decoraram e realizaram coletivamente o puzzle da
bondade. Ainda decoraram uma pequena lembrança, que ofereceram a alguém de quem
gostam muito com a mensagem “Gosto de ti!”. Desta forma trabalharam em equipa,
participaram com empenho e interesse e não se esqueceram que é muito importante
partilhar sempre o que sentem.
As crianças da sala 4 da EB Professor Rolando
de Oliveira também ouviram o “O Cuquedo e um amor que mete medo” e fizeram
o registo gráfico da história; registaram graficamente as questões “O que é
gostar?” e “De quem eu gosto do fundo do coração?”; ouviram e entoaram canções;
ilustraram e realizaram o puzzle da bondade; construíram coletivamente o texto
“O que é Amar?” e construíram, em colaboração com a sala 5, a árvore dos
afetos. Foi uma semana intensa e repleta de alegria, trabalho e dedicação.
Na sala 5 da EB Professor Rolando de
Oliveira, além da construção coletiva, com a sala 4, da árvore dos afetos,
as crianças ouviram a obra “O Cuquedo e um amor que mete medo” e realizaram o
registo gráfico da história; construíram um painel de afetos cheio de corações
(mandalas) ilustrados; escreveram e ilustraram o que para cada um significa
“Gostar é”; construíram um coração com recurso ao origami; as crianças mais
velhas encontraram palavras relacionadas com afetos e rodearam as que repetiam
com a mesma cor; e ainda construíram coletivamente um texto intitulado “Gostar
é”, recorrendo a pictogramas para representar o significado de gostar para cada
criança. Foi com enorme alegria e dedicação que todos realizaram as atividades
diversificadas e motivadoras.
As crianças do JI de Várzea de Calde
também receberam o “O Cuquedo e um amor que mete medo” na sala; registaram tudo
o que ouviram na história; elaboraram o puzzle da bondade; ilustraram os
corações (mandalas) com tintas e pincel e construíram um lindo painel dos
sentimentos. Com alegria, entusiasmo e concentração realizaram-se todas as
propostas, que foram concluídas com sucesso.
As educadoras, do JI de Pascoal, proporcionaram
às crianças diversas atividades, durante a semana da amizade e dos afetos. A
semana foi vivida, intensamente, com recurso às histórias “O Cuquedo e Um Amor
que Mete Medo”, de Clara Cunha” e “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. As
crianças visualizaram as histórias no quadro interativo, expressaram o que mais
gostaram, colocaram a imaginação em ação, criaram e foi elaborado o registo do
que para cada uma elas é o amor. Fizeram as personagens da história utilizando
materiais de desperdício, reciclando e reutilizando, pois há sempre uma grande
preocupação com a “Nossa Casa”. As personagens ganharam vida, na dramatização,
e cada criança utilizou o seu fantoche.
As crianças
fizeram ainda um mural relacionado com os afetos, o puzzle “coração da bondade”,
registos e diversas atividades de acordo com a história “O Monstro das cores”.
Foi uma
semana animada, repleta de afetos, de conhecimentos e de aquisição de competências.
Nas bibliotecas escolares do 1.º ciclo
decoraram-se árvores, corações e painéis com o contributo de todos os
professores e com os trabalhos realizados pelos alunos.
Parabéns a todos os professores e alunos pelo trabalho, pela dedicação,
pela partilha e pela oportunidade de proporcionarem atividades divertidas,
diversificadas e importantes!
O que é Amar?, pelas crianças de 3, 4, 5 e 6 anos da 0ROL4
…é a mãe e o pai!
…é dar miminhos!
…é gostar dos presentes que nos dão!
…é fazer novos amigos!
…é regar!
…é ter pulseiras da amizade!
…é o coração!
…é o que fazemos pelas pessoas!
…é brincar!
…é dizer bem-vindo!
…é dar carinho!
…é gostar!
…é saber partilhar!
…é respeitar!
…é dizer olá!
…é ser amigo do fundo do coração!
…é pedir desculpa!
…é apaixonar!
…é ajudar uns aos outros!
…é dizer eu adoro-te!
…é devolver!
…é brincar com a nossa família!
…é a amizade!
…é fazer carinho!
…é amar as pessoas!
…é dar beijinhos!
…é fazer as coisas bem!
…é ajudar o planeta Terra!
…é fazer festinhas aos animais!
…é amar as professoras!
…é fazer amor por todo o lado!
…é ajudar os amigos quando estão magoados!
…tudo é amor!
…é cuidar!
…é um leão!...