quarta-feira, 3 de março de 2021

Ensino experimental em FQ

A Lei da Inércia, ou 1.ª Lei de Newton, estabelece que, se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

A inércia é uma propriedade da matéria que mede a resistência que um corpo oferece a uma alteração do seu estado de repouso ou de movimento.


A experiência apresentada, realizada pelos alunos do 9.º A, na disciplina de Físico-Química, com a docente Elsa Silva, ilustra a inércia da moeda, ou seja, a sua tendência em permanecer em repouso, caindo em linha reta no copo devido à ausência de suporte.

Partilhamos, com toda a comunidade, os resultados da experiência realizada.

Agradecemos a partilha a todos os alunos e à professora Elsa e parabéns!



segunda-feira, 1 de março de 2021

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Cidadania @ construir e partilhar… (3)

“A presença mais acentuada da cidadania na educação configura, assim, a intenção de assegurar «um conjunto de direitos e deveres que devem ser veiculados na formação das crianças e jovens portugueses de modo que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de valores e conceitos de cidadania nacional.».”

Finalizamos a semana com as atividades realizadas em torno dos restantes temas.

Parabéns a todos pelo trabalho e pela partilha!   



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Cidadania @ construir e partilhar… (2)

Hoje, as atividades e projetos realizados no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento do agrupamento de escolas Viseu Norte, do pré-escolar ao 9.º ano, são dedicadas ao tema dos “Direitos Humanos”.

Foram várias as atividades realizadas pelas crianças, alunos e docentes, tendo sempre como objetivo desenvolver a estratégia de Educação para a Cidadania delineada pelo Agrupamento.   

Deixamos uma amostra do trabalho realizado!

 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Cidadania @ construir e partilhar… (1)

A meio do nosso percurso de aprendizagem, é hora de fazer um balanço, descrevendo as atividades e projetos realizados no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento do agrupamento de escolas Viseu Norte, do pré-escolar ao 9º ano.

Todos andámos bem ocupados, em ação em torno de temas como: a Saúde, os Direitos Humanos, a Interculturalidade, a Igualdade de Género, o Desenvolvimento Sustentável, a Segurança, Defesa e Paz e o Voluntariado.

Ao longo da semana, convidamos-vos a visualizar pequenas partilhas em vídeo, que ilustram a nossa atuação como cidadãos conscientes e participativos… fica muito mais para mostrar, porém esta amostra já dá uma ideia do nosso empenho e vontade em construir uma sociedade mais justa, inclusiva e humanista! 

Crianças, alunos, educadores e professores de CD do agrupamento



domingo, 14 de fevereiro de 2021

Semana dos Afetos

Numa altura em que os afetos estão um pouco limitados de forma a podermos proteger-nos uns aos outros, faz todo o sentido refletirmos sobre esta temática que tanto contribuiu não só para a nossa saúde física como também para a nossa saúde mental. Assim, para assinalar a Semana dos Afetos, a Biblioteca Escolar partilha com todos uma seleção de histórias em vídeo relacionadas com afetos. 

Mais abaixo deixamos dois jogos Kahoot! sobre o tema. Joguem e divirtam-se!


Saudades do teu abraço de Eoin McLaughlin e Polly Dunbar


Gosto de ti de Todd Parr

 

Amor Monstro de Rachel Bright

 

 

O sapo apaixonado de Max Velthuijs




O novelo de emoções de Elizabete Neves 


Apresentação do livro no Porto Canal 


Olá, como te sentes? Do programa Zig Zag


Para os mais pequenos e crescidos deixamos dois Kahoot! sobre "Os casais românticos da Disney" e a “História do Dia dos Namorados”. 


Let’s play!






terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Dia da Internet mais Segura

No dia da Internet mais Segura, a Biblioteca Escolar partilha contigo alguns vídeos para que possas refletir sobre este tema. Numa altura em que todos nos encontramos em E@D todas as dicas são importantes e todos os cuidados são poucos.

Não te esqueças que a segurança na Internet começa por ti! 



 

 

 

Para professores: 

No próximo dia 9 de fevereiro de 2021, pelas 21h21 assista à sessão de Internet Segura promovida pela #SomosSolução, em parceria com a Microsoft. Fevereiro é o mês da internet segura. Neste contexto de ensino remoto, reforçamos o nosso apoio e continuamos com os professores portugueses realizando uma ação de sensibilização online, direcionada para diretores e professores. Participe!

 

Link para participar na sessão:

https://www.youtube.com/watch?v=_mDO6-h-u5c

 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Leitur@s para o futuro

Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, a professora Paula Garcia desafiou os alunos a redigir uma carta ao seu futuro "eu" de 2040. Os alunos imaginaram-se no futuro e escreveram a si próprios: dúvidas, colocaram questões e, acima de tudo, desejos…

Partilhamos dois textos elaborados que primam pela originalidade, criatividade e qualidade.

Agradecemos às autoras e à docente a partilha!

Parabéns!

                                                                                              6 de janeiro de 2021

Querida Eu do futuro,

Espero que esteja tudo bem contigo. Sei que, tecnicamente, somos a mesma pessoa, mas daqui a vinte anos, já não serei a mesma, por isso, nesta carta, irei tratar-te por tu.

Neste momento, ainda estamos na época do covid-19 e está tudo muito mal, mas acredito (ou pelo menos quero acreditar) que, na altura em que estás a ler isto, a situação seja apenas uma vaga e triste memória. De qualquer das formas, não vim aqui para falar de desgraças.

Bem, se estás a ler isto, é porque não foste esquecida nem distraída ao ponto de perderes a carta! Fico orgulhosa de ti!

Não sei como está a tua vida agora e nem se conseguiste concretizar os teus sonhos. Como não sei se te vais lembrar do que querias ser quando eras mais nova, vou relembrar-te. A tua Eu mais nova tem dois sonhos distintos, mas iremos começar com o que já nasceu contigo: uma vida onde viajas pelo mundo, cantas, danças e fazes boas ações, uma vida digamos nada fácil de conseguir, principalmente porque não nasceste no país certo para isso e porque receias não ser boa o suficiente, mas adiante, passemos a falar do outro, aquele em que já começas a pensar como alcançá-lo de maneira mais racional. Na verdade, este sonho de realidade está ainda bastante indeciso, tendo eu algumas opções em mente para decidir. Então, eu quero ser pediatra/psicóloga/psiquiatra e acreditas que, apenas por causa de um filme que deu no fim de semana chamado “Angel Dog”, eu quero ser veterinária? Com efeito, essa é a última opção, mas sei lá, também gosto bastante.

Apesar de o emprego ser um fator muito importante na nossa vida, o que eu quero saber agora é se conseguiste realizar o teu verdadeiro sonho, aquele que está no teu coração, nada a ver com emprego ou fama, mas sim se conseguiste ou estás a caminho disso, pois ainda és nova, aquele de constituíres a tua família. Espero que ainda penses da mesma maneira que eu neste momento em relação à família!

Ainda queres ter aqueles Natais com que sempre sonhaste? Aqueles dias especiais em que montas a árvore de Natal, cozinhas receitas natalícias e decoras a tua casa na companhia das pessoas que mais amas? Bem, talvez para ti o Natal já não seja tão especial, todos os adultos que conheço dizem que esta época festiva é para os mais novos e que já não ligam nada, principalmente porque muitos deles já perderam pessoas queridas e qualquer época festiva automaticamente passa a ser mais triste e cheia de memórias felizes que poderão não obter tão cedo. Eu espero, do fundo do coração, que ainda tenhas ao teu lado as pessoas mais importantes para ti, eu sei que existe um ciclo da vida e que tudo o que nasce um dia desaparece, mas só de pensar na possibilidade de perder o meu maior apoio, a minha mãe, eu choro. Eu choro como estou a fazer neste momento. Eu sei que sou sensível e talvez, aí nesse futuro, estejas a rir-te do que escrevo ou a chorar, pois a tua “bipolaridade” é do outro mundo.

Mudando completamente de assunto, para espantar as emoções, digo que, no presente, tens dois gatos, a Luna e o Kiko.

Por fim, queria dizer-te que o que quer que estejas a passar na tua vida, tu és forte! Mesmo sendo sensível, tu consegues ultrapassar, com apoio ou não. Nunca te esqueças de quem realmente és, não importa os comentários que te façam. Tu serás sempre o meu orgulho! Aproveita cada segundo da tua vida, como eu estou a tentar até chegar a ti!

Um beijinho,

                                                                                              da tua antiga Eu

 

P.S Sei que agora talvez aches que sou infantil e sonho muito alto, mas enquanto sonhar não tiver preço, eu fico bem!

P.S 2 Sabes bem que não te escrevi mais, porque senão não saía daqui tão cedo … e que há muitas coisas no texto acima que teriam de ser mais detalhadas, mas… acho que esta pequena carta já dá para refletir.  



CARTA AO MEU FUTURO EU

… para reler em 2041…

Viseu, 13 de janeiro de 2021

Olá!!!

Então, querida Mel, como vais? (ainda te tratam por Mel?)

Estou a escrever-te (me) em 2021 e, neste momento que te (me) estou a escrever, tenho 14 anos e sou divertida, organizada, tiro boas notas (menos a português e a inglês, nessas duas não estou muito bem, estou quase no 3, mas isso é outra história!). Digamos que és bonita, tens saúde, uma ótima família e uma gata fofa (no dia em que estás a escrever isto, ela teve bebés, mas morreram), continuando, és um pouco insegura, muito TÍMIDA, … e isso, com a pandemia, piorou um bocado (não sei se te lembras, mas estamos em plena pandemia, quer dizer, uma coisa destas é difícil de esquecer!!). Contudo, estava a pensar em alguns “serás” do futuro, sendo que, pelas minhas contas, deves ter 34 anos. Vamos, ou melhor, vou fazer algumas muitas perguntas:

v  Acabaste a faculdade?

v  Tiraste boas notas?

v  Foste a festas?

v  Participaste nas praxes?

v  Divertiste-te?

v  Aproveitaste?

v  Moras sozinha? / Tens casa própria?

v  Trabalhas?

v  És casada?

v  Tens filhos? 1? 2? 3?

v  Tens amigas?

v  Manténs amizades da escola?

v  És médica? Professora?

 

v  Já pagaste as propinas os teus pais? (acho que isso não vai acontecer, ah, ah, ah)

v  Não vives às custas de ninguém, certo?

v  És independente?

v  A tua família tem saúde?

v  Agradeces aos teus pais pela pessoa que és hoje, pela educação que te deram e por tudo o que fizeram por ti?

v  Já suportas o teu irmão? Esse, já vive sozinho? Já tem namorada?

v  Ainda tens avó? (neste momento, ela tem 87 anos e está um pouco frágil…)

v  Ainda ligas muito à tua aparência?

v  Ainda tens medo dos olhares das outras pessoas?

v  Continuas a ter uma relação com Deus?

v  És saudável? Fisicamente, socialmente e psicologicamente?

v  E a tua gata, ainda vive contigo?

v  Ainda és tão orgulhosa?

v  Tens orgulho da pessoa que és?

v  Eu tinha noção da vida de adulto antes de lá chegar? Já votaste?

v  Manténs uma boa relação com os teus familiares como tinhas em 2021?

v  Ainda és muito tímida?

v  Tens carta?

v  Tens carro?

v  Já viajaste sozinha?

v  Já viajaste só com o teu irmão? Só com as tuas primas ou só com as tuas amigas?

v  Já foste ao MEO SUDOESTE ou algo parecido?

v 

Bem, já fiz muitas perguntas, acho que estou a ser muito ambiciosa, mas tenho a certeza de que devagarinho se lá chega, se acreditar, acontece! Ainda tenho muitas dúvidas (mas essas, sei que já as passaste, porque já és adulta!!) e objetivos (e os principais são: deixar de ser tímida e de ter medo de ser julgada).

                                                               Um beijinho da tua criança de 14 anos!


P.S Nunca te esqueças que nunca estás sozinha!!!!!!

 

Outro P.S: Nunca, mas nunca deixes de ser tu própria!! Não te esqueças que não podes agradar a todos, talvez para esses outros serás “Never Enough” mas será o suficiente seres sempre tu própria e não te colocares por baixo de camadas!

 

Só mais um prometo: já agora, esses outros devem ser “tapadinhos”, porque tu és uma das pessoas mais fixes que conheço! (e a tua pessoa de 14 anos não é convencida, mas tem amor-próprio, espero que continues a tê-lo).

 

                                                               Um beijo da tua Mélanie.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

O Plano Nacional de Leitura 2027 comemora o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta com o espetáculo ABSURDEZ (isto não faz sentido nenhum) produzido pela ANDANTE Associação Artística, em parceria com o Clube de leitura em voz alta Clevinhas da EB Professor João Dias Agudo, Agrupamento de Escolas de Venda do Pinheiro, Mafra, que irá para o ar no dia 1 de fevereiro, às 10h30m, no Portal, Youtube e Facebook do PNL2027.

Na segunda-feira, entra no canal do Youtube do PNL e assiste!






ABSURDEZ (isto não faz sentido nenhum)

Celebrar a leitura em voz alta:

Sem público? – Isto não faz sentido nenhum

Com máscara? – Isto não faz sentido nenhum

Sem nos podermos tocar? – Isto não faz sentido nenhum

Num tempo em que poucas coisas fazem sentido, ou pelo menos, o sentido que costumavam fazer, resolvemos fazer a celebração da leitura em voz alta com leitura de literatura do absurdo para a infância. Com as crianças. Desde a tradição oral até Lewis Carrol, de Gianni Rodari a Manuel António Pina, de Luísa Ducla Soares e João Pedro Mésseder a Fernando Pessoa. Porque nem todas as histórias começam e acabam da mesma maneira; porque o nonsense ajuda a organizar o caos; porque o poético e o absurdo fazem muita falta para nos ajudar a olhar para o mundo de outro modo e porque rir de um mundo virado do avesso nos pode salvar os dias.

Ler em voz alta amplia o gosto pela palavra.



quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado anualmente no dia 27 de janeiro, no aniversário da libertação do Campo de Concentração e Extermínio Nazi de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945. Este dia foi proclamado como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto através da Resolução 60/7 [en] adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 1 de novembro de 2005.

Esta data tem dois objetivos: em primeiro lugar, presta-se homenagem à memória das vítimas do Holocausto e, em segundo lugar, relembra-se a necessidade de combater o antissemitismo, o racismo e quaisquer outras formas de intolerância que possam levar à violência.

Eurocid



 

O alemão Oskar Schindler viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.




Eva era judia, gémea idêntica de Miriam e vivia com os pais e irmãs em Portz, na Transilvânia, Roménia, junto da fronteira com a Hungria. Ainda não tinha 10 anos quando a sua família foi levada para Auschwitz. Depressa percebeu que tinha de se manter, a ela e a Miriam, em estado de alerta total, sem reclamar e vivendo um dia de cada vez. Para sobreviver. Foi uma das "gémeas de Mengele". O seu relato vale a pena ser lido. E a lição de vida e o testemunho de perdão que deu, no pós-guerra, foi o que mais me impressionou.


«Se eu tivesse morrido, Mengele teria dado uma injeção letal à minha irmã para fazer uma autópsia dupla. Só me lembro de repetir para mim mesma: tenho de sobreviver, tenho de sobreviver.» Eva Mozes Kor



Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, na sua aldeia natal e felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas. Ao longo desta história, que reproduz com autenticidade o ponto de vista de uma criança, Leon Leyson deixa-nos entrever, no meio do horror que todos os dias enfrentavam, a coragem, a astúcia e o amor que foram necessários para poderem sobreviver.


No dia 12 de Junho de 1929, nascia a menina que daria um rosto ao Holocausto. Desde a publicação do seu diário em 1947, Anne Frank é símbolo contra a intolerância. A sua paixão pessoal "humanizou" o inconcebível extermínio.

O Diário de Anne Frank já foi editado em mais de 50 idiomas e vendeu, desde a sua publicação em 1947, dezenas de milhões de exemplares. O livro foi adaptado para o palco e, entre 1959 e 2001, inspirou 11 filmes de cinema e TV, da Holanda a Hollywood.

Nascida em 12 de Junho de 1929, a autora faleceu com apenas 15 anos de idade no campo de concentração nazi de Bergen-Belsen.





 
 

Aproveitamos ainda para partilhar a exposição de trabalhos dos alunos do 6.º B e 6.º G, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, lecionada pela docente Liliana Pais. Os alunos foram convidados a elaborar cata-ventos alusivos aos Direitos Humanos. Os trabalhos foram expostos na biblioteca Dr. Azeredo Perdigão e devem ser recordados nesta data tão marcante.




sábado, 16 de janeiro de 2021

Dias Temáticos

Ainda no primeiro período e dando cumprimento a atividade “Dias Temáticos”, integrada no PAA (3ºciclo), o grupo de Físico-Química assinalou no dia 24 de outubro, o Dia Mundial do Combate às Alterações Climáticas, com a visualização de vídeos sobre esta temática. Para assinalar esta data, que se encontra de acordo com os objetivos estabelecidos no Plano Intermunicipal de adaptação às alterações climáticas de Viseu Dão-Lafões, um dos referenciais trabalhados no agrupamento, e na Estratégia de Educação para a Cidadania (IV. Educação Ambiental/ Desenvolvimento Sustentável), os alunos, depois de visualizarem os vídeos e refletirem sobre o combate às alterações climáticas, foram convidados a elaborarem comentários, através dos quais pudessem exprimir as suas opiniões.   

Seguem os comentários elaborados pelos alunos:

As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências profundas em várias áreas da sociedade: económica, social e ambiental.

A ocorrência de ondas de calor são fenómenos cada vez mais frequentes, e as consequentes perdas agrícolas representam uma ameaça real para as economias mundiais. Nestas mudanças estão os chamados gases de efeito estufa, cujas emissões têm sofrido um aumento acentuado. O CO2 é o principal gás negativo, e são consequência direta da queima de combustíveis fósseis como o carbono, o petróleo e o gás com fins de produção energética.

Gabriel Nogueira – 9ºCD (Escola Básica D. Duarte)

 

Para garantir o futuro do planeta é necessária uma ação global para reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e uma ação individual no nosso dia-a-dia baseada na defesa e valorização do ambiente e uso racional dos recursos naturais que temos à nossa disposição, como por exemplo, poupança de energia, utilização de energias renováveis, promoção da reciclagem e maior utilização de transportes públicos.

Francisco Gomes – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Devemos agir rápido para mudarmos o nosso destino e salvarmos o planeta, caso contrário destruir-nos-emos. Este é um progresso que não pode mais ser adiado pois temos a tecnologia ao nosso dispor e a necessidade é urgente. O futuro está nas nossas mãos.

Lucas Lagarto – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Prevê-se que Portugal seja um dos países mais afetados pelas alterações climáticas em termos de perda da biodiversidade devido à vulnerabilidade dos ecossistemas, às secas e incêndios que influenciam as subidas das temperaturas. Cada vez mais vamos enfrentar períodos de seca, graves degelos e por consequência aumento do nível da água nos mares e oceanos, furacões abalos sísmicos, cheias, tornados, e outros tantos fenómenos naturais associados. De qualquer forma todos temos o dever de ajudar a corrigir, mesmo que seja com pequenas mudanças nos nossos hábitos diários, e em grandes dimensões podemos colocar a tecnologia ao nosso dispor, com a chamada energia limpa, geoengenharias e até mesmo com recurso à inteligência artificial.

Ana Rita Lourenço – 9ºCD (Escola Básica D. Duarte)

 

Cada vez mais precisamos de ser alertados e sensibilizados para o problema que estamos a fazer aumentar, pois encontrámos o planeta já com alterações climáticas, mas cabe-nos a nós e à nossa geração fazer com que estas diminuam para que as gerações futuras encontrem o planeta melhor do que nós o encontrámos. Talvez nós não tenhamos noção, mas a quantidade de habitats destruídos, da extinção de espécies e a quantidade de gases que libertamos com as indústrias e com os nossos automóveis destrói muito a biodiversidade.

Carolina Carvalho, Diana Correia, Margarida Figueiredo – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Os países que mais produzem mundialmente (China e Estados Unidos da América (exemplos)), têm governantes que só se importam com a indústria, produção em massa, exploração de matérias-primas e o dinheiro que o país faz. O ambiente, as melhores formas de lidar com esta situação e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos ficam para segundo plano. Sim, o efeito de estufa prejudica as populações com cheias, secas, …

Existem cerca de 7 a 8 biliões de pessoas que habitam a Terra, mas apenas uma pequena percentagem deste todo pensa como eu, em proteger e fazer pequenas ações para ajudar o nosso planeta, tais como, reciclar devidamente, optar por sacos recicláveis nos supermercados, etc. Estas pequenas coisas que podiam mudar tudo!

Maria Barros – 9ºBD (Escola Básica D. Duarte)

 

O que nós tomamos como garantido pode não estar aqui para os nossos filhos. 

Ambiente limpo, não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. 

Nós trabalhamos produzindo o que não precisamos para destruir o planeta de que tanto precisamos!

João Paulo Almeida e Rodrigo Silva – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Grupo 510