sábado, 16 de janeiro de 2021

Dias Temáticos

Ainda no primeiro período e dando cumprimento a atividade “Dias Temáticos”, integrada no PAA (3ºciclo), o grupo de Físico-Química assinalou no dia 24 de outubro, o Dia Mundial do Combate às Alterações Climáticas, com a visualização de vídeos sobre esta temática. Para assinalar esta data, que se encontra de acordo com os objetivos estabelecidos no Plano Intermunicipal de adaptação às alterações climáticas de Viseu Dão-Lafões, um dos referenciais trabalhados no agrupamento, e na Estratégia de Educação para a Cidadania (IV. Educação Ambiental/ Desenvolvimento Sustentável), os alunos, depois de visualizarem os vídeos e refletirem sobre o combate às alterações climáticas, foram convidados a elaborarem comentários, através dos quais pudessem exprimir as suas opiniões.   

Seguem os comentários elaborados pelos alunos:

As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências profundas em várias áreas da sociedade: económica, social e ambiental.

A ocorrência de ondas de calor são fenómenos cada vez mais frequentes, e as consequentes perdas agrícolas representam uma ameaça real para as economias mundiais. Nestas mudanças estão os chamados gases de efeito estufa, cujas emissões têm sofrido um aumento acentuado. O CO2 é o principal gás negativo, e são consequência direta da queima de combustíveis fósseis como o carbono, o petróleo e o gás com fins de produção energética.

Gabriel Nogueira – 9ºCD (Escola Básica D. Duarte)

 

Para garantir o futuro do planeta é necessária uma ação global para reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e uma ação individual no nosso dia-a-dia baseada na defesa e valorização do ambiente e uso racional dos recursos naturais que temos à nossa disposição, como por exemplo, poupança de energia, utilização de energias renováveis, promoção da reciclagem e maior utilização de transportes públicos.

Francisco Gomes – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Devemos agir rápido para mudarmos o nosso destino e salvarmos o planeta, caso contrário destruir-nos-emos. Este é um progresso que não pode mais ser adiado pois temos a tecnologia ao nosso dispor e a necessidade é urgente. O futuro está nas nossas mãos.

Lucas Lagarto – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Prevê-se que Portugal seja um dos países mais afetados pelas alterações climáticas em termos de perda da biodiversidade devido à vulnerabilidade dos ecossistemas, às secas e incêndios que influenciam as subidas das temperaturas. Cada vez mais vamos enfrentar períodos de seca, graves degelos e por consequência aumento do nível da água nos mares e oceanos, furacões abalos sísmicos, cheias, tornados, e outros tantos fenómenos naturais associados. De qualquer forma todos temos o dever de ajudar a corrigir, mesmo que seja com pequenas mudanças nos nossos hábitos diários, e em grandes dimensões podemos colocar a tecnologia ao nosso dispor, com a chamada energia limpa, geoengenharias e até mesmo com recurso à inteligência artificial.

Ana Rita Lourenço – 9ºCD (Escola Básica D. Duarte)

 

Cada vez mais precisamos de ser alertados e sensibilizados para o problema que estamos a fazer aumentar, pois encontrámos o planeta já com alterações climáticas, mas cabe-nos a nós e à nossa geração fazer com que estas diminuam para que as gerações futuras encontrem o planeta melhor do que nós o encontrámos. Talvez nós não tenhamos noção, mas a quantidade de habitats destruídos, da extinção de espécies e a quantidade de gases que libertamos com as indústrias e com os nossos automóveis destrói muito a biodiversidade.

Carolina Carvalho, Diana Correia, Margarida Figueiredo – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Os países que mais produzem mundialmente (China e Estados Unidos da América (exemplos)), têm governantes que só se importam com a indústria, produção em massa, exploração de matérias-primas e o dinheiro que o país faz. O ambiente, as melhores formas de lidar com esta situação e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos ficam para segundo plano. Sim, o efeito de estufa prejudica as populações com cheias, secas, …

Existem cerca de 7 a 8 biliões de pessoas que habitam a Terra, mas apenas uma pequena percentagem deste todo pensa como eu, em proteger e fazer pequenas ações para ajudar o nosso planeta, tais como, reciclar devidamente, optar por sacos recicláveis nos supermercados, etc. Estas pequenas coisas que podiam mudar tudo!

Maria Barros – 9ºBD (Escola Básica D. Duarte)

 

O que nós tomamos como garantido pode não estar aqui para os nossos filhos. 

Ambiente limpo, não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja. 

Nós trabalhamos produzindo o que não precisamos para destruir o planeta de que tanto precisamos!

João Paulo Almeida e Rodrigo Silva – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)

 

Grupo 510

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.