Ainda
no primeiro período e dando cumprimento a atividade “Dias Temáticos”, integrada
no PAA (3ºciclo), o grupo de Físico-Química assinalou no dia 24 de outubro, o
Dia Mundial do Combate às Alterações Climáticas, com a visualização de vídeos
sobre esta temática. Para assinalar esta data, que se encontra de acordo com os
objetivos estabelecidos no Plano Intermunicipal de adaptação às alterações
climáticas de Viseu Dão-Lafões, um dos referenciais trabalhados no agrupamento,
e na Estratégia de Educação para a Cidadania (IV. Educação Ambiental/
Desenvolvimento Sustentável), os alunos, depois de visualizarem os vídeos e
refletirem sobre o combate às alterações climáticas, foram convidados a
elaborarem comentários, através dos quais pudessem exprimir as suas opiniões.
Seguem
os comentários elaborados pelos alunos:
As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental
do século XXI, com consequências profundas em várias áreas da sociedade:
económica, social e ambiental.
A ocorrência de ondas de calor são
fenómenos cada vez mais frequentes, e as consequentes perdas agrícolas
representam uma ameaça real para as economias mundiais. Nestas mudanças estão
os chamados gases de efeito estufa, cujas emissões têm sofrido um aumento
acentuado. O CO2 é o principal gás negativo, e são consequência
direta da queima de combustíveis fósseis como o carbono, o petróleo e o gás com
fins de produção energética.
Gabriel Nogueira – 9ºCD (Escola Básica D. Duarte)
Para
garantir o futuro do planeta é necessária uma ação global para reduzir as
emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e uma ação individual no nosso dia-a-dia
baseada na defesa e valorização do ambiente e uso racional dos recursos
naturais que temos à nossa disposição, como por exemplo, poupança de energia,
utilização de energias renováveis, promoção da reciclagem e maior utilização de
transportes públicos.
Francisco Gomes – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)
Devemos
agir rápido para mudarmos o nosso destino e salvarmos o planeta, caso contrário
destruir-nos-emos. Este é um progresso que não pode mais ser adiado pois temos
a tecnologia ao nosso dispor e a necessidade é urgente. O futuro está nas
nossas mãos.
Lucas
Lagarto – 9ºAD (Escola
Básica D. Duarte)
Prevê-se
que Portugal seja um dos países mais afetados pelas alterações climáticas em
termos de perda da biodiversidade devido à vulnerabilidade dos ecossistemas, às
secas e incêndios que influenciam as subidas das temperaturas. Cada vez mais
vamos enfrentar períodos de seca, graves degelos e por consequência aumento do
nível da água nos mares e oceanos, furacões abalos sísmicos, cheias, tornados,
e outros tantos fenómenos naturais associados. De qualquer forma todos temos o
dever de ajudar a corrigir, mesmo que seja com pequenas mudanças nos nossos
hábitos diários, e em grandes dimensões podemos colocar a tecnologia ao nosso
dispor, com a chamada energia limpa, geoengenharias e até mesmo com recurso à
inteligência artificial.
Ana
Rita Lourenço – 9ºCD
(Escola Básica D. Duarte)
Cada
vez mais precisamos de ser alertados e sensibilizados para o problema que
estamos a fazer aumentar, pois encontrámos o planeta já com alterações
climáticas, mas cabe-nos a nós e à nossa geração fazer com que estas diminuam
para que as gerações futuras encontrem o planeta melhor do que nós o
encontrámos. Talvez nós não tenhamos noção, mas a quantidade de habitats
destruídos, da extinção de espécies e a quantidade de gases que libertamos com
as indústrias e com os nossos automóveis destrói muito a biodiversidade.
Carolina
Carvalho, Diana Correia, Margarida Figueiredo – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)
Os países
que mais produzem mundialmente (China e Estados Unidos da América (exemplos)),
têm governantes que só se importam com a indústria, produção em massa,
exploração de matérias-primas e o dinheiro que o país faz. O ambiente, as
melhores formas de lidar com esta situação e a melhoria da qualidade de vida
dos cidadãos ficam para segundo plano. Sim, o efeito de estufa prejudica as
populações com cheias, secas, …
Existem
cerca de 7 a 8 biliões de pessoas que habitam a Terra, mas apenas uma pequena
percentagem deste todo pensa como eu, em proteger e fazer pequenas ações para
ajudar o nosso planeta, tais como, reciclar devidamente, optar por sacos
recicláveis nos supermercados, etc. Estas pequenas coisas que podiam mudar
tudo!
Maria
Barros – 9ºBD (Escola
Básica D. Duarte)
O que nós tomamos como garantido pode não estar aqui para os nossos filhos.
Ambiente limpo, não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.
Nós trabalhamos produzindo o que não
precisamos para destruir o planeta de que tanto precisamos!
João
Paulo Almeida e Rodrigo Silva – 9ºAD (Escola Básica D. Duarte)
Grupo 510