domingo, 25 de outubro de 2020

Receitas literárias

Os alunos do 7º B foram desafiados, no âmbito da Comemoração do dia Mundial da Alimentação, nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Português, em articulação com o PES e a Biblioteca Escolar, a preparar uma receita saudável com fruta. Em família todos se inspiraram e registaram o momento final com um livro a gosto! O resultado não se fez esperar e não defraudou as expectativas!

Muitos parabéns à professora Lina Rodrigues e a todos os alunos pela originalidade da proposta, pela iniciativa, pela criatividade e empenho!

Boas leituras e deliciem-se com estas iguarias tão apetitosas!


terça-feira, 20 de outubro de 2020

WordArt na disciplina BScience

Ao longo das duas últimas semanas, as turmas de 9.º ano do agrupamento e os docentes da disciplina BScience participaram numa atividade de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, inserida no Digital Learning Project. Tendo em conta o Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, após trabalharem a temática “Covid-19” e selecionarem vocabulário em língua inglesa, os alunos produziram uma Wordcloud (nuvem de palavras) na ferramenta WordArt que foi publicada num Padlet coletivo.

Através desta atividade os alunos conseguiram desenvolver algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, trabalharam a literacia digital e aprimoraram as suas competências digitais.

Os trabalhos realizados foram de alta qualidade, mostrando o empenho e interesse dos alunos na realização desta atividade. 

Parabéns a todos pelo excelente trabalho! 



Criado com o Padlet

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Dia da Alimentação na Póvoa de Abraveses

No âmbito da celebração da Semana da Alimentação, a Biblioteca Escolar da EB Póvoa de Abraveses saiu fora de portas e foi visitar as salas de aula. Os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo assistiram à apresentação de duas histórias distintas que versam a temática. As crianças da educação pré-escolar e 1.º ano ouviram “O Nabo Gigante” de Aleksei Tolstoi e os alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos a história “Sementes de Macarrão” de Luísa Ducla Soares.

Ambas as histórias abordam a forma como se cultivam diferentes alimentos e podem ainda contribuir para uma alimentação saudável. Para concluir esta atividade, os alunos fizeram uma pequena ficha e pintaram um desenho associando alimentos saudáveis, menos saudáveis e outros que não fazem parte da nossa roda alimentar.

Boa alimentação e boas leituras!


quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Confinamento em palavras

Os alunos do 7.º B, nas aulas de Português e Cidadania e Desenvolvimento da docente Lina Rodrigues, partilharam experiências e emoções vivenciadas durante o confinamento. Esta atividade resultou numa partilha verdadeira e testemunho sentido sobre um tempo em que a nossa casa passou a ser o único lugar onde tudo aconteceu. 

Obrigada aos alunos e docente pela partilha e pelo trabalho realizado!


“Para mim, o confinamento…

… foi como viver preso dentro da minha própria casa! Deixei de ir à rua com medo da Covid-19.

… foi muito difícil e triste de viver. Nessa altura da minha vida, sentia-muito sozinho!

… foi de medo, mas tudo fiz para o ultrapassar, inclusive seguir as recomendações da DGS.

… fiquei isolado em casa. Tive aulas virtuais, o que me deixava saudades da escola e passava muitas horas à frente do ecrã, o que me provocava dores de cabeça.

… foi muito chato, pois não víamos os nossos colegas presencialmente!

… foi muito difícil passar tantos meses sem os meus familiares e amigos! Mas teve um aspeto muito positivo: ajudei a minha família nas tarefas domésticas.

… foi uma experiência muito diferente e vai ficar marcada na minha vida para sempre!

… teve um impacto positivo e negativo. Positivo, porque a relação com os meus pais melhorou, devido aos meses que passamos juntos. E negativo, pois os meus horários e a minha rotina mudaram radicalmente!

… foi muito estranho…tudo mudou!

… permitiu-me aprender várias coisas, como valorizar a minha família e o que tenho!

… foi horrível e nunca mais quero voltar a viver outra situação igual. Muitas vezes, não conseguia aceder às aulas online, pois o meu portátil não funcionava!”

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A pandemia e a poesia

Em português, os alunos da turma do 7.º BD foram desafiados, pela docente Ana Emília, a criar um poema sobre a situação atual. No fundo todos os “poetas” sentiram as palavras que escreveram e sentem na primeira pessoa o que transmitiram.

Partilhamos alguns dos poemas produzidos e felicitamos todos os alunos e a docente pelo trabalho e pela partilha.

Vamos acreditar que tudo vai passar e vamos ficar bem!

 

Vamos encarar este tempo

que estamos a atravessar

como um intervalo na vida,

uma oportunidade para pensar e repensar

os verdadeiros valores da vida.

Muitos perderam familiares

Outros perderam amigos,

o que não podemos perder

é a esperança,

porque nos dá confiança

para continuar

a viver.

Santiago

 

 

A Pandemia

Para a pandemia acabar

Vamos ter de nos esforçar

Para a vida não parar

E as máscaras não largar.

 

Ao vírus temos de nos habituar

Pra em casa não ficar.

Ir à escola para aprender

E a vida não esquecer.

 

Beijinhos e abraços, agora, não …

De preferência não tocar no corrimão.

Tudo vai correr melhor

E adeus ao pior.

André

 

 

Este vírus trouxe insegurança,

Mas não se pode perder a esperança.

Dias melhores virão

Pois havemos de arranjar solução.

 

Estamos todos muito tristes,

Às vezes, com vontade de chorar,

Mas a pandemia veio

Também para nos ensinar.

 

Ensinar a ter paciência,

Ensinar a respeitar

E quando isto tudo passar

Vamos todos festejar.

Raquel Santos

 

 

O Covid 19

Este ano está muito diferente

Porque o covid apareceu.

Tenho que ser paciente

Para poder dizer que ele desapareceu.

 

Mas o mais importante

É não perder a esperança,

Para num instante

Ficar em segurança.

Pedro Silva

 

 

O mundo está ao contrário

Por esta ninguém esperava!

Temos mesmo de acreditar

Que é só uma fase e vai passar.

 

Agora, mais do que nunca,

Precisamos de parar,

Pensarmos uns nos outros

E no que pudermos ajudar.

 

Vai tudo ficar bem,

Não podemos perder a esperança

Usar máscara e lavar as mãos

Para bem da nossa segurança.

Maria Inês

 


quinta-feira, 8 de outubro de 2020

José Saramago

            Vinte e dois anos após a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, a Biblioteca Escolar relembra a obra de José Saramago.

Corria o ano de 1998, quando a 8 de outubro, José Saramago foi laureado com o Prémio Nobel da Literatura. Com uma vasta e maravilhosa obra, José Saramago, nascido na pequena vila de Azinhaga, no concelho da Golegã, sempre foi fascinado pelo mundo dos livros. Esse fascínio levou-o a passar as noites na antiga Biblioteca Municipal Central, hoje conhecida como Biblioteca Municipal Palácio Galveias. 

Para além dos títulos existentes nas nossas bibliotecas escolares, que poderás consultar no catálogo das mesmas (disponível em: http://bibliotecas.aeviseunorte.pt:8080/Opac/Pages/Search/Results.aspx?SearchText=Saramago,%20Jos%c3%a9&Operator=&Profile=Default&DataBase=105250_BIBLIO), deixamos-te um vídeo com a história “A Maior Flor do Mundo”.   


A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.


“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

                                                           José Saramago, em “A Maior Flor do Mundo”

Se tiveres curiosidade em ler o comunicado à imprensa sobre a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, clica na imagem que se segue: 







segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Implantação da República em Portugal

Sabias que:

- o 5 de outubro assinala o fim da monarquia no nosso país;

- Portugal foi dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia;

- o governo provisório, que ficou a governar Portugal depois da Revolução, era chefiado por Teófilo Braga;

- após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional;

- a Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional;

- o antigo hino nacional, que vigorou entre 1826 e 1910 chamava-se “A Carta”.

Para descobrires mais sobre esta efeméride visualiza os vídeos do programa da RTP, Zig Zag “Conta-me História”. 


Implantação da República Portuguesa – O regicídio



Implantação da República Portuguesa – A bandeira

 

Implantação da República Portuguesa – O hino nacional



Por último, porque a ler também se aprende, deixamos-te uma sugestão de leitura disponível no Instituto Camões, “Era uma vez um Rei…”, uma coleção do Expresso. Clica na imagem, seleciona o último livro e descobre a história do Rei D. Carlos. 




quinta-feira, 1 de outubro de 2020

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Leitur@s de outono

O outono começou a 22 de setembro e terminará a 21 de dezembro. Nesta estação que coincide praticamente com o início das aulas, deixamos algumas sugestões de leitura disponíveis nas bibliotecas escolares.


Livro de poesia sobre o outono. 



SINOPSE

«Chamaram-lhe alguns, a obra-prima do autor. E num prefácio que andou durante muito tempo colado ao seu "Arranca-Corações", Raymond Queneau não hesitava perante o rótulo hierarquizante e audacioso: "o mais pungente dos romances de amor contemporâneos".»



 SINOPSE

Quando vem o Outono, o Poeta costuma dizer:

- Gosto de fechar os olhos e ouvir um piano a tocar na casa isolada e abandonada que é o meu espírito.

- A mim, o Outono faz-me lembrar um lagarto que rasteja no meio das folhas caídas e não se cansa de as pintar com os seus lápis de cor - dizia a Criança que a cada passo se encontrava com o Poeta para conversar e olhar a chegada do Outono.




SINOPSE

Quando os revolucionários entram no enorme palácio em ruínas encontram o corpo do ditador em decomposição numa emaranhada anarquia onde se misturam o passado e o presente. Um presente já perdido e desfeito, um passado de uma riqueza inimaginável num palácio pejado de ministros, guarda-costas e criados que mantinham o ditador precariamente equilibrado no poder, e também uma imensidão de mulheres e crianças e um sósia cuja perfeição provocava graves crises de identidade em ambos.

A atmosfera é de sonho, mesmo de pesadelo, real, vibrante e sensualmente exata, ao mesmo tempo vaga e inacreditável. Um romance extraordinário, uma escrita densa, rica e brilhante por um dos mais originais e dotados escritores do nosso tempo.



SINOPSE

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

É um livro com atividades pré-escolares e textos em verso, totalmente ilustrado. As atividades são mais do que muitas, mas não implicam escrever ou pintar no livro.



SINOPSE

Num belo dia de Outono o Sapo encontra um ursinho perdido na floresta e leva-o para casa para ser seu amigo. A Lebre diz-lhe que o ursinho é um brinquedo que nem sequer sabe falar, mas o Sapo diz que o vai ensinar. E, para grande surpresa dos outros animais, o urso aprende mesmo! Andam sempre juntos e são grandes amigos. Mas um dia o Ursinho diz que se vai embora. O Sapo fica inconsolável. Será que o Ursinho nunca mais volta?


SINOPSE

O Pipim, a Nicas e os pais foram passar um fim-de-semana à casa de campo. Como o percurso era bastante longo, o pai foi -lhes falando sobre as estações do ano: a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno. Através de histórias maravilhosamente ilustradas, é dado a conhecer aos mais novos o que caracteriza cada uma das estações do ano de uma forma lúdica. Parte com o Pipim e os seus amigos à descoberta de um maravilhoso mundo de aventuras, cheio de alegria, amizade e brincadeiras. Um mundo de muitas cores, traçado com delicadeza e ternura, onde tudo é possível.



SINOPSE

Tal como Marco Polo, no último parágrafo de As Cidade Invisíveis (Italo Calvino), o autor de A Cor das Faias submerge na ideia de que o Inferno, os Infernos, não são coisa do futuro nem dos mortos. Bem pelo contrário, estão aqui e agora, entre nós, no mundo dos vivos. Neles se enredam as personagens do romance. Nesta obra, o Inferno materializa-se no mundo rural, num ermo remoto e isolado, perto e longe ao mesmo tempo de tudo e de todos. Para isso, a família de Bráulio, de Fini e dos seus numerosos filhos, tendo ficado sozinhos como únicos moradores da aldeia de La Loma, acabam por constituir um microcosmo no qual se desenrolará (como no eterno campo de batalha) a luta encarniçada entre as forças primígenas da vida e o amor, e a morte, e o ódio, e a força do sangue, e o destino, e a paixão, e a vingança… 

Boas leituras!

sábado, 26 de setembro de 2020

Dia Europeu das Línguas

Hoje assinala-se o Dia Europeu das Línguas. Convidamos toda a comunidade a comemorar a data com uma leitura, a visualização de um filme ou um documentário, a audição de uma música, a criação de um texto... 

Basta que a multiculturalidade se misture e nos proporcione um momento de prazer.

Mais informação disponível clicando nas imagens.




sábado, 19 de setembro de 2020

Recomendações muito importantes!

As BE do Agrupamento desejam a toda a comunidade educativa um bom ano letivo!

Deixamos aqui algumas recomendações para que, face à evolução da pandemia, tudo possa correr pelo melhor!

Vamos cuidar de nós e de todos os que nos rodeiam.