Hoje comemora-se o 25
de abril, conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução
dos Cravos. Neste feriado nacional relembra-se a importância da liberdade no
país. Na disciplina de EMRC os alunos, da professora Paula Rocha, foram
convidados a escrever um acróstico que tinha como mote a palavra “Liberdade” e
respetiva ilustração.
Pela importância da
data, pela valorização do trabalho realizado em tempos de quarentena e pela
qualidade das tarefas, partilhamos os acrósticos e ilustrações da Lara e a
Camila do 8.º D. Trata-se de uma amostra de todo o trabalho realizado.
Parabéns às autoras e a
todos os colegas que se empenharam e à professora Paula Rocha pelo excelente
trabalho e partilha!
Na primeira tarefa de
português pedida aos alunos das turmas 8º D e E da Escola Básica Dr. Azeredo
Perdigão, a professora solicitou aos seus discentes que lhe enviassem um verso.
Foi-lhes
disponibilizado um mote:
“Todos os dias
nascem novos dias,/ nascem novas manhãs…”. A partir deste mote, os alunos
deram continuidade à ideia inicial.
Deste modo, e depois de
recolher os versos enviados por e-mail, surgiram dois belíssimos poemas que
devem ser partilhados com toda a comunidade escolar.
Foi um trabalho de
partilha, que teve como principal objetivo levar/motivar os alunos a participar
nas atividades escolares sem esquecerem que, nestes tempos descabidos,
continuamos a poder partilhar e a trabalhar em conjunto. Precisamos de
continuar a viver, conviver e sobreviver.
Precisamos de insistir?
Sim!
De persistir? Também!
Mas, “Chegamos a um
ponto da nossa vida em que já não temos pressa de provar absolutamente nada a
ninguém a não ser a nós mesmos!”
Deste modo, a
professora dá os Parabéns aos seus alunos pelo excelente trabalho que realizaram.
Ana
Balula
A biblioteca escolar
acolhe com muito entusiasmo esta fantástica iniciativa. Hoje assinala-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Portanto, parabéns aos autores: professora Ana Balula e todos os alunos do 8.º D e E, pelo excelente trabalho e partilha!
Poemas:
Turma 8º
D
Todos
os dias nascem novos dias,
Nascem
novas manhãs….
Enfrentamos novos
obstáculos da nossa “nova” vida…
Repõem-se energias
nas manhãs que se
iluminam e que nos iluminam.
Nascem novos desafios,
novas conquistas,
Manhãs com pássaros a
cantar,
com novas ondas no mar.
Novas oportunidades
para ser feliz,
para poder abraçar,
a nova cidade.
Novas oportunidades
para melhorar,
para aprender.
Nascem novas
esperanças.
Mas também nascem novos
conflitos.
E
Todos os dias o sol se
põe.
E
Nascem novas noites,
e
só temos uma hipótese
de fazer tudo certo e para salvar o mundo.
Todos os dias nascem
novas oportunidades.
Todos os dias nascem
novas alegrias com diferentes cores, tipos e manias.
Turma 8ºE
Todos os dias nascem novas dias,
Nascem novas manhãs….
Novos
sorrisos,
Novas
alegrias,
Novas
oportunidades,
Novos
desafios,
Novas
esperanças nas novas manhãs,
Todos
os dias nascem oportunidades de viver novas aventuras,
Nascem
manhãs de esperança que ficarão para sempre na nossa lembrança.
Mas
o tempo é incerto,
É
um desafio constante
E
sinto-me perdido, também
Porque
a vontade de falar, partilhar, rebenta dentro de mim.
Contudo,
De
manhã desperta a vida,
os
dias são belos e procuram-se novas oportunidades,
Procuram-se
novas manhãs e renovam-se as novas esperanças.
Para assinalar o 25 de
abril, a Biblioteca Escolar selecionou um vídeo da RTP, um artigo do site RTP
Ensina, onde também poderás testar o teu conhecimento, e preparou um Challenge
no Kahoot! sobre esta temática. Descobre mais sobre este momento histórico, atreve-te
a participar neste desafio e encontra mais informação sobre esta Revolução de
Abril!
Para acederem ao desafio
terão de descarregar a aplicação Kahoot
para o telemóvel ou tablet. Para isso, terão de aceder à Apple Store ou Play Store
e instalar a aplicação (Kahoot).
Depois basta colocar este Challenge Pin
(02558916) e responder às questões. Quanto ao vosso Nickname, terão de colocar o ano, turma e número (por exemplo, se
forem o número 1, do 5.ºA (EB Azeredo Perdigão), o vosso Nickname será 5A1; se forem o número 1, do 5.ºAD (EB D. Duarte), o vosso
Nickname será 5AD1).
Também poderão aceder a
este desafio através do seguinte link:
Convidamos-te ainda a ler “A fábula dos feijões cinzentos”,
uma fábula em que os personagens são feijões de diversas variedades, de acordo
com as características humanas de figuras do tempo do Estado Novo. Nesta história
ficas a saber o que foi a ditadura vivida pelos portugueses durante 48 anos e
da liberdade trazida pela revolução dos cravos do 25 de abril de 1974.
Luis
Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, a 4 de outubro de 1949 e morreu hoje, 16
de abril de 2020, em Oviedo, Espanha.
Como
escritor, arrecadou o Prémio Casa das Américas, os prémios Gabriela
Mistral/Poesia, em 1976, Rómulo Galegos/Novela, em 1978, Tigre Juan/Novela em
1988, o de Contos "La Felguera", em 1990, e o Prémio
Primavera/Romance, em 2009. Em 2016, recebeu o Prémio Eduardo Lourenço.
Luís
Sepúlveda vendeu mais de 18 milhões de exemplares em todo o mundo e as suas
obras estão traduzidas em mais de 60 idiomas. Hoje ficámos mais pobres...
Divulgamos
três obras que se tornaram um sucesso entre os jovens.
História de um gato e de um rato que se
tornaram amigos
Baseado
num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato
e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela
e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.
História de uma gaivota e do gato que a
ensinou a voar
A
história da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar é uma obra que representa os
princípios básicos da convivência humana. Nesta narrativa magnífica, pautada
por valores, retrata uma amizade improvável e a importância de cumprir promessas.
Fala de animais, mas acima de tudo fala da Humanidade, numa reflexão-espelho
que não pretende sentenciar, mas apenas alertar.
O velho que lia romances de amor
É
um livro simples que nos mostra um pouco da vida solitária de um "Velho
que lia romances de amor". Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio,
um lugar remoto na região da Amazónia onde viviam os índios shuar. Antonio
aprendeu com eles a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que
a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.
Apesar
do contexto em que vivemos, não queremos deixar de desejar a
toda a comunidade escolar um excelente 3.º período. Vamos continuar a partilhar
recursos educativos regularmente que possam interessar a todos os utilizadores.
Para
hoje escolhemos a visita guiada ao NewsMuseum. Desta forma ficaremos a saber
mais sobre os media e a sua importância no nosso quotidiano.
Neste
momento de pandemia a literacia dos media torna-se ainda mais imprescindível para nos mantermos atualizados e estarmos atentos à evolução dos
acontecimentos.
Vamos
cuidar de nós e dos outros. Vamos ficar em casa, mas vamos estar on!
A Escola na Televisão
para alunos do ensino básico
Durante o 3.º período letivo, a RTP Memória cede emissão a
conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do
ensino básico.
#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha
das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma
ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus
alunos.
Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias
que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por:
1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano,
abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão
de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos.
Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP
Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite
na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda
disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação
(DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis.
Assim, nos primeiros dias do 3.º período letivo,
professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que
irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as
escolas.
Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do
#EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo, de segunda a
sexta-feira.
O #EstudoEmCasa vai, deste modo, ser transmitido nos
seguintes canais:
· TDT – posição 7
· MEO – posição 100
· NOS – posição 18
· Vodafone – posição 17
· Nowo – posição 13
· https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia e
on-demand de módulos individualizados)
· Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos
do #EstudoEmCasa.
Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas
crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).
O nome #EstudoEmCasa surge do repto lançado pelo Ministério
da Educação aos alunos, para assinalar o Dia do Estudante (24 de março), numa
altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma
diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa.
Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e
que leva a que o 3.º período letivo se mantenha de forma não-presencial.
Numa verdadeira corrida contra o tempo, o Ministério da
Educação encontrou na Rádio e Televisão de Portugal um parceiro inequívoco e
incondicional desta missão coletiva, conseguindo levar a cabo uma operação de
monta, possível também graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os detalhes desta operação serão apresentados na próxima
semana.
Estamos na semana da Páscoa e aproveitámos para partilhar convosco a história O Coelho Pascoal, disponibilizado pelo "Aprender a Ajudar" a quem agradecemos. Se querem saber o que simbolizam os ovos da Páscoa cliquem na imagem e leiam a história.