quinta-feira, 16 de abril de 2020

Luis Sepúlveda

Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, a 4 de outubro de 1949 e morreu hoje, 16 de abril de 2020, em Oviedo, Espanha.
Como escritor, arrecadou o Prémio Casa das Américas, os prémios Gabriela Mistral/Poesia, em 1976, Rómulo Galegos/Novela, em 1978, Tigre Juan/Novela em 1988, o de Contos "La Felguera", em 1990, e o Prémio Primavera/Romance, em 2009. Em 2016, recebeu o Prémio Eduardo Lourenço.
Luís Sepúlveda vendeu mais de 18 milhões de exemplares em todo o mundo e as suas obras estão traduzidas em mais de 60 idiomas. 
Hoje ficámos mais pobres... 

Divulgamos três obras que se tornaram um sucesso entre os jovens.


História de um gato e de um rato que se tornaram amigos

Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.





História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

A história da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar é uma obra que representa os princípios básicos da convivência humana. Nesta narrativa magnífica, pautada por valores, retrata uma amizade improvável e a importância de cumprir promessas. Fala de animais, mas acima de tudo fala da Humanidade, numa reflexão-espelho que não pretende sentenciar, mas apenas alertar.


O velho que lia romances de amor

É um livro simples que nos mostra um pouco da vida solitária de um "Velho que lia romances de amor". Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio, um lugar remoto na região da Amazónia onde viviam os índios shuar. Antonio aprendeu com eles a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.




“Só voa quem se atreve a fazê-lo.”

Moodle para alunos

Deixamos alguns vídeos que podem servir de apoio à utilização da plataforma Moodle. 










quarta-feira, 15 de abril de 2020

terça-feira, 14 de abril de 2020

Visita guiada ao NewsMuseum

Apesar do contexto em que vivemos, não queremos deixar de desejar a toda a comunidade escolar um excelente 3.º período. 
Vamos continuar a partilhar recursos educativos regularmente que possam interessar a todos os utilizadores.
Para hoje escolhemos a visita guiada ao NewsMuseum. Desta forma ficaremos a saber mais sobre os media e a sua importância no nosso quotidiano.
Neste momento de pandemia a literacia dos media torna-se ainda mais imprescindível para nos mantermos atualizados e estarmos atentos à evolução dos acontecimentos.
Vamos cuidar de nós e dos outros. Vamos ficar em casa, mas vamos estar on!
Para iniciarem a viagem devem clicar na imagem.

Boa visita e boas leituras!



sexta-feira, 10 de abril de 2020

#EstudoEmCasa - horário e informações


Por sugestão de um aluno, a quem agradecemos, partilhamos com todos os utilizadores o horário de #EstudoEmCasa. 
Para acederem devem clicar na imagem. Podem também descarregar para os dispositivos digitais. Seguem também as informações constantes no SITE da RTP. 


A Escola na Televisão para alunos do ensino básico
Durante o 3.º período letivo, a RTP Memória cede emissão a conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do ensino básico.
#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos.
Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos.
Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis.
Assim, nos primeiros dias do 3.º período letivo, professores e alunos terão oportunidade de ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar “a escola na televisão”, considerando o material a seguir para as escolas.
Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira.
O #EstudoEmCasa vai, deste modo, ser transmitido nos seguintes canais:
· TDT – posição 7
· MEO – posição 100
· NOS – posição 18
· Vodafone – posição 17
· Nowo – posição 13
· https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia e on-demand de módulos individualizados)
· Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).
O nome #EstudoEmCasa surge do repto lançado pelo Ministério da Educação aos alunos, para assinalar o Dia do Estudante (24 de março), numa altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa.
Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e que leva a que o 3.º período letivo se mantenha de forma não-presencial.
Numa verdadeira corrida contra o tempo, o Ministério da Educação encontrou na Rádio e Televisão de Portugal um parceiro inequívoco e incondicional desta missão coletiva, conseguindo levar a cabo uma operação de monta, possível também graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Os detalhes desta operação serão apresentados na próxima semana.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

O Coelho Pascoal

Estamos na semana da Páscoa e aproveitámos para partilhar convosco a história O Coelho Pascoal, disponibilizado pelo "Aprender a Ajudar" a quem agradecemos. Se querem saber o que simbolizam os ovos da Páscoa cliquem na imagem e leiam a história. 
 
Boas leituras!






Páscoa é tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz. Tempo de oração!

terça-feira, 7 de abril de 2020

Oceanário de Lisboa


Em consequência da pandemia COVID-19, o Oceanário de Lisboa encontra-se encerrado ao público e com todas as suas atividades educativas suspensas. O espaço só reabrirá quando as condições permitirem.

Contudo, para levar o oceano a casa de cada um, o Oceanário de Lisboa desenvolveu um plano de atividades e conteúdos online que nos vai fazer sentir mais perto dos animais marinhos.

Na página do facebook e do instagram têm disponibilizado conteúdos sobre o oceano e as suas espécies, atividades para fazer em família, informações sobre os projetos de conservação apoiados pelo Oceanário de Lisboa, e muito mais…
As atividades são muito interessantes, por isso, consulta e viaja sem saíres de casa! 



Para aceder através do facebook, basta clicar na imagem.

https://www.facebook.com/Oceanario.de.Lisboa/

Para aceder através do instagram, basta clicar na imagem.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Dia Internacional do Livro Infantil


Hoje comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, o dia 2 de abril passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil. Desta forma pretende-se valorizar a importância da leitura e do papel fundamental dos livros para a infância.
Este ano o cartaz da DGLAB é da autoria de André Letria, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2019. 
Para assinalarmos a data partilhamos a obra “Porque é que os animais não conduzem?” de Pedro Seromenho. 
Queres saber porque é que o dinossauro, a toupeira, o papagaio e muitas outras criaturas não podem conduzir?! Então ouve o próprio autor que hoje decidiu contar a história do seu livro de maior sucesso. 

Boas leituras! 


sexta-feira, 27 de março de 2020

Recursos educativos digitais para docentes

Numa altura em que é necessário recorrer ao teletrabalho, partilhamos o seguinte endereço onde constam tutoriais de diversas ferramentas que poderão apoiar os professores no ensino à distância. 

Feito com Padlet

Sugestões de leitura (27-03-2020)


O troll que não quis ficar em casa por Carlos A. Silva


No país dos contos de fadas, andava tudo em alvoroço. A bruxa Canhestra, desastrada por natureza, tinha-se enganado numa das suas poções mágicas e mandara a cabana pelos ares. Sobre todo o território, pairava uma névoa esverdeada e pestilenta, que provocava reações esquisitas em quem a inalava. A começar pela própria bruxa Canhestra, que ficou transformada numa galinha saltitona e passou o resto dos seus dias a saltar à corda e a pôr ovos de borracha.
O centauro Serafim, carteiro de profissão, que ia a passar naquele momento, ganhou um apetite voraz por papel e comeu as cartas todas que tinha para distribuir. A seguir, invadiu a biblioteca e começou a devorar enciclopédias mágicas e romances de encantar. Tiveram de correr com ele à vassourada, senão não tinha restado qualquer livro nas estantes, o que seria uma tragédia.
A Ratinha Vaidosa, que vinha a chegar das compras à sua casa-cogumelo, desatou a cantar ópera em altos berros, com a sua vozinha desafinada. O que fez com que os vizinhos, ensurdecidos pela cantoria, a tivessem de amordaçar violentamente.
Por todo o lado, havia seres atingidos pela tal névoa mágica, manifestando os mais estranhos sintomas.
Depressa os habitantes do país dos contos de fadas perceberam a origem destas perturbações e protegeram a boca e o nariz com máscaras especiais, à prova de feitiços gasosos. Só que não as havia para todos...
O ministro do reino, um cavalo alado muito sábio, decretou então:
- Enquanto a névoa mágica resultante do acidente da Canhestra não se dissipar, toda a gente deve ficar em casa. Fechem portas e janelas e evitem meter o nariz de fora. Já temos uma equipa de fadas, bruxas e feiticeiros a estudar o assunto e a desenvolver uma poção de desencantamento. Até que o problema se resolva, e não sabemos quando, ninguém sai, ouviram?
Os anões, as fadas, as ninfas, os faunos e os restantes seres que habitam o país dos contos de fadas, todos acataram as ordens do ministro do reino. Todos, menos um, o troll Arrebentaportas, que era sempre do contra.
- Vou agora ficar em casa... Tenho mais que fazer. Vou inventar uma máscara à minha maneira e saio quando me apetecer. Tanto mais que, aqui por estes lados, já quase se não vê qualquer névoa.
E se assim o pensou, melhor o fez. Enrolou à volta da boca e do nariz um trapo ensopado numa mistela que usava para desentupir a sanita e saiu. Só que não chegou muito longe. A pouco e pouco, os restos de névoa pestilenta que por ali pairavam atravessaram o tecido da máscara improvisada e o resultado não foi bonito de se ver. O troll Arrebentaportas foi transformado numa batata podre com soluços. E o problema maior é que, sempre que soluça, metamorfoseia-se numa coisa diferente: uma panela de pressão, um chinelo roto, um penico, um ovo escalfado e uma quantidade de outras coisas inesperadas. É bem feito para ele!
E vocês, não esqueçam, enquanto o problema persistir, NÃO SAIAM DE CASA!



“Carlos Alberto Silva nasceu a 25 de Junho de 1958, em Pombal. Vive em Leiria.

Diplomado em educação de infância, especializou-se em Comunicação Educacional e Gestão da Informação, desempenhando actualmente funções de professor bibliotecário, no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, onde lecciona Iniciação à Programação a alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Ultimamente, tem desenvolvido algum trabalho de pesquisa e experimentação no domínio da Robótica Educativa como instrumento de aprendizagem, nomeadamente no que diz respeito à leitura e à escrita.

Entre outras actividades, tem exercido nas áreas do teatro, das artes plásticas, do jornalismo, da animação cultural e do ensino e formação. Desenvolve diversas acções no âmbito da mediação e promoção da leitura, como autor e contador de histórias.

(…)

Escreve desde muito novo, tendo diversos textos publicados em “fanzines”, jornais e “sítios” da internet.”

Pode consultar mais em https://amoranegra.pt/?p=433


quinta-feira, 26 de março de 2020