quarta-feira, 18 de março de 2020

Sugestões de leitura (18-03-2020)


Hoje, queremos deixar-vos um jogo de tabuleiro que poderá ser realizado a pares. Agora que já conhecem a obra “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf, aproveitem e testem os vossos conhecimentos. 
Podes voltar a ler a obra clicando AQUI!



Boas leituras e cuidem-se!


terça-feira, 17 de março de 2020

Recursos educativos (17-03-2020)

De forma a apoiar os alunos e famílias, seguem algumas sugestões. Basta clicar na imagem para aceder aos respetivos endereços.

Cuidem-se e cuidem uns dos outros!

Plataformas com Conteúdos Curriculares

Aula digital
https://auladigital.leya.com/



Casa das Ciências (Edulog.Fundação Belmiro de Azevedo)
Recursos para alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário.




Khan Academy
Recursos de matemática para alunos da educação pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário.



Recursos educativos

Apps para educação
Contém várias aplicações com recursos já produzidos de várias disciplinas. Podem ser descarregados para os dispositivos móveis e resolvidos nos mesmos. Para descarregar devem aceder à Play Store. 

Centro de recursos para o 1.º ciclo
http://brunofernandescr1c.com/




Centro de recursos para a educação pré-escolar e 1.º ciclo

Na Rota do Currículo

Livros digitais


Biblioteca Digital da Rede de Bibliotecas Escolares
Contém recursos educativos (vídeos e documentos) para várias disciplinas.  



Biblioteca Digital Mundial 



Livros para escutar (e ver)…



Biblioteca de Livros Digitais – Plano Nacional de Leitura



Jogos para os mais novos


Jogo do 24



Praticar as tabuadas


Falar, Ler e Escrever 
Jogos para o desenvolvimento da competência fonológica (rimas).



Caminho das letras – uma viagem ao conhecimento
Atividades destinadas aos primeiros anos do Ensino Básico.



Puzzles



Sopas de letras



Atividades para realizar com a família


Pumpkin 


Brinca Comigo


Up to kids


Sugestões de leitura (17-03-2020)


A Semana da Leitura foi cancelada e todas as atividades escolares estão suspensas, pois a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia face ao novo coronavírus, designado SARS-CoV-2.
No entanto, partilhamos com todos os poemas que podem ser lidos em qualquer lugar e, preferencialmente, em casa com a família.

Boas leituras e cuidem-se!







sábado, 14 de março de 2020

Plasticologia Marinha

De 17 de fevereiro a 10 de março, 34 turmas do 1.º ciclo assistiram a sessões de Plasticologia Marinha. 
Nestas sessões, a educadora ambiental Carolina Gomes explicou a todos os alunos problema dos plásticos nos oceanos, recorrendo a vídeos e imagens que retratam esta grande tragédia ambiental. Além disso, abordou-se a urgente mudança de atitude de todos na utilização dos plásticos. Os alunos também tiveram oportunidade de testar os conhecimentos lecionados  e responderam a questões relacionadas com o tema. 
O Oceanário de Lisboa, promotor da atividade, pretende envolver os professores de uma forma ativa na formação de crianças conscientes e responsáveis, para que estas se tornem agentes de mudança.  
Seis turmas de 3 escolas, devido à manifestação de Covid-19, não tiveram oportunidade de assistir. Se possível, tentaremos reagendar as sessões para todos os alunos. 
No total ocorreram, nas escolas básicas do 1.º ciclo, 32 sessões de Plasticologia Marinha. 
Agradecemos, à Dra. Carolina a disponibilidade e o trabalho realizado em todas as escolas e, principalmente, junto de todos os discentes. 

O oceano precisa da nossa ajuda e quanto mais informados mais cautelosos estaremos. 




quinta-feira, 12 de março de 2020

"A Viúva e o Papagaio" - Let's Play (parte 2)

Hoje, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para testar os conhecimentos adquiridos durante o estudo da obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf, em sala de aula.
A professora Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar realizou o questionário que foi hoje resolvido por todos os alunos. Com recurso ao telemóvel, tablets e computadores, individualmente, cada discente respondeu às questões, através da aplicação Kahoot. 
No final, através do relatório de respostas, todos tiveram acesso ao seu desempenho.
Com esta ferramenta é possível criar instrumentos de avaliação para a disciplina de português e para outra qualquer.
A promoção da leitura pode acontecer em qualquer oportunidade e hoje, através dos dispositivos móveis, promovemos a leitura e sua importância a nível académico e pessoal.
Os alunos adoraram esta nova metodologia de trabalho e mostraram-se muito motivados e interessados. Foi muito bom cativar a atenção e observar o empenho de cada um.  

Boas leituras!


quinta-feira, 5 de março de 2020

"A Viúva e o Papagaio" - Let's play!

No âmbito do trabalho realizado nas aulas de português, com a professora Piedade Fonte, convidamos-te a testar os teus conhecimentos, respondendo aos quizzes relacionados com a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf.  









Hoje, durante a aula de Português, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para realizar dois jogos digitais, criados na aplicação Educaplay. Os recursos foram produzidos pela docente Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar e teve como objetivo avaliar conhecimentos sobre a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf. 
Depois de realizados os jogos, criámos um cartaz sobre a obra para promover a sua leitura e motivar os alunos da escola para conhecerem a aventura da Sra. Gage e de um papagaio invulgar. Para a construção do cartaz recorremos à aplicação Canva que poderá ser utilizada em contexto individual quer em sala de aula quer a título particular. 

Os alunos mostraram-se muito motivados durante a realização das atividades e participaram com interesse e empenho. 


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ECO-ENTRUDO – EB Dr. Azeredo Perdigão

No sentido de preservar, valorizar e dar continuidade às tradições populares portuguesas, a equipa PES em articulação com o Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar e com a colaboração de professores de EV e ET e assistentes operacionais, promoveu o Eco-Entrudo.
Ao longo desta semana, esteve patente na Biblioteca e no espaço exterior a esta uma exposição para dar a conhecer e promover o respeito pelas diferentes tradições de Entrudo/Carnaval – contextualização histórica alusiva às tradições de Entrudo/Carnaval de Lazarim (Lamego), Podence (Macedo de Cavaleiros), Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) e Canas de Senhorim (Nelas) e respetivos programas para esta festividade.
Paralelamente, foram recriados caretos de Lazarim e Podence, um espanta-pardais e um palhaço com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência do Entrudo e motivá-los a participar no Concurso de Trajes e Máscaras.
Como critério para o referido concurso, valorizou-se a reutilização de materiais recicláveis na construção dos trajes e máscaras, a criatividade e a originalidade. Simultaneamente, houve a preocupação de sensibilizar e promover hábitos de reciclagem junto da comunidade educativa.
Para encerrar a semana com chave de ouro, o concurso decorreu na tarde desta sexta-feira, com os concorrentes a revelarem muita animação, criatividade e espírito folião. Venceram o concurso a aluna Ana Sofia Cunha (9º B), primeiro lugar, Gabriel Almeida (5º E), segundo lugar, Afonso Ferreira (5º G), terceiro lugar. Assistiram ao concurso alunos e professores e alguns encarregados de educação.
No final, os alunos revelaram ter gostado imenso da atividade manifestando interesse em participar futuramente.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Segurança na Internet

No dia 11 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura.
Pela pertinência do tema e sua importância no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as professoras bibliotecárias dinamizaram 12 sessões para todos os alunos do 6.º ano do agrupamento.
Durante duas semanas, nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão, os alunos foram esclarecidos sobre a utilização segura da internet (redes sociais e páginas web não fidedignas), receberam dicas para a criação de passwords seguras, cuidados a ter com a instalação de aplicações digitais, a privacidade e os riscos a evitar.
Ao longo das sessões, os alunos partilharam episódios vivenciados por eles e pelos seus pares e questionaram para esclarecer dúvidas e inseguranças.
Também abordámos um tema tão fulcral e preocupante dos dias de hoje: o Ciberbullying. Desta forma pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade, reforçando a autoestima e o valor da ajuda mútua.
As questões relacionadas com a Cidadania Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável.
Queremos os alunos em segurança (online e offline)!

O agrupamento junta-se ao lema do ano “Juntos vamos fazer uma Internet melhor!”.


Projeto Digital Learning

Dando continuidade às atividades realizadas no âmbito do Projeto Digital Learning e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, as professoras bibliotecárias desenvolveram mais uma atividade de articulação curricular com o docente da disciplina de Francês, Rogério Marques, através da qual os alunos do sétimo BD aprenderam a trabalhar com a ferramenta WriteReader e construíram livros digitais em língua francesa. Os livros digitais que começaram a ser criados pelos alunos serão terminados até ao final do ano letivo e terão em conta os conteúdos abordados na disciplina de Francês. Os livros elaborados tornaram a prateleira da turma muito colorida e os alunos mostraram-se muito empenhados e motivados com a criação dos seus livros digitais.
Através desta atividade os alunos puderam desenvolver diferentes literacias (digital e leitura), conteúdos curriculares e as áreas de competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Parabéns a todos e boas leituras!


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

European Money Quiz 2020

Nos dias 17 e 19 de fevereiro, alguns alunos do 9.º ano do nosso agrupamento participaram na fase intra-escolas do European Money Quiz.
Este concurso europeu testa a competência dos alunos na área da Literacia Financeira. Os alunos foram-se preparando com a ajuda da Biblioteca Escolar que criou um "Kahoot! teste" e disponibilizou outros Kahoots, para que estes, não só se familiarizassem com a App, mas também testassem os seus conhecimentos nesta área.
Os alunos também utilizaram o Caderno de Educação Financeira 3 que foi resultado de uma parceria no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre a Direção-Geral da Educação, o Banco de Portugal, a Associação Portuguesa de Bancos, a Associação Portuguesa de Seguradores, a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e a Associação de Instituições de Crédito Especializado.  
Nas bibliotecas escolares, com os dispositivos móveis, todos participaram e completaram o quiz, disponibilizado pela Associação Portuguesa de Bancos.

Os vencedores desta fase irão representar o agrupamento e as escolas EB D. Duarte e EB Dr. Azeredo Perdigão, na Fase Nacional do European Money Quiz. 

Muitos parabéns a todos os alunos pelos resultados muito positivos. E boa sorte! 


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Vaga de frio - BE de Póvoa de Abraveses

No âmbito dos referenciais trabalhados no Agrupamento e do Plano Anual de Atividades, no mês de fevereiro, foi elaborado um trabalho de articulação entre a Biblioteca Escolar de Póvoa de Abraveses, as docentes da educação Pré-Escolar e os docentes do 1.º Ciclo para sensibilizar os alunos sobre os cuidados a ter e como se devem proteger das vagas de frio.
Os alunos foram convidados, pela docente Isabel Coelho, a visitar a Biblioteca Escolar. As crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos do 1.º ano ouviram a história "Um bocadinho de Inverno" de Paul Stewart e Chris Riddell e os restantes alunos visualizaram um vídeo sobre os riscos e cuidados a ter durante as vagas de frio. Depois de refletirem sobre o tema e identificarem os cuidados a ter, os alunos elaboraram um painel coletivo intitulado "Como nos devemos proteger do frio" que foi exposto na cantina da escola. 

Boas leituras!