terça-feira, 23 de abril de 2019

Semana da Leitura - 2.º dia

Neste segundo dia da Semana da Leitura, decorreram, nas bibliotecas escolares, várias atividades relacionadas com a leitura. 

Deixamos aqui alguns dos momentos captados!

Feira do livro na EB D. Duarte

Na EB D. Duarte, ontem, iniciou-se a feira do livro. Ao longo da semana, todas as turmas, acompanhadas pelas docentes de Português, irão visitar a feira e conhecer novos títulos que se encontram disponíveis. 



Oferta de leituras na EB Dr. Azeredo Perdigão

Durante a manhã, vários alunos, da EB Dr. Azeredo Perdigão, do 7.º e 9.º anos, partilharam leituras na Biblioteca Escolar e nas salas de aula. Leituras em várias línguas, acompanhadas por guitarras e canções, foram oferecidas a alunos e professores da escola. Esta atividade realizou-se através de uma excelente parceria com as docentes Diva Figueiredo e Cristina Félix a quem agradecemos todo o empenho e dedicação. 
Aos alunos envolvidos, aos alunos e professores que nos receberam, o nosso sincero obrigada! 
A Semana da Leitura é a festa da leitura e que faz muito mais sentido quando partilhada com a comunidade. 



Gifted Hands: The Ben Carson Story
As turmas do 8.º ano estiveram no auditório, acompanhadas pelos docentes de várias disciplinas, para assistir ao filme "Gifted Hands: The Ben Carson Story" (Mãos talentosas: A história de Ben Carson). 
Selecionámos este filme, porque conta a história verídica do Dr. Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Cresceu num lar desfeito no meio da pobreza e preconceito. Tinha notas baixas e um temperamento agressivo.  A sua trajetória descreve o papel vital que a sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a ampliar a sua imaginação, criatividade, inteligência e crença em si mesmo. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial pelo seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gémeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça. Esta foi uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparação e vinte e duas horas de cirurgia. 
Com persistência, força de vontade, dedicação, empenho e trabalho todos podem atingir o sucesso e, consequentemente, a felicidade. 
Alunos e docentes assistiram com muito interesse à sessão de literacia fílmica. Agradecemos a todos a vossa colaboração e participação. 


“The book thief”
Na EB D. Duarte, os alunos do 9.º ano, acompanhados pelos docentes, assistiram ao filme “The book thief” (A rapariga que roubava livros).
O enredo decorre durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha e conta-nos a história de Liesel Meminger, uma rapariga adotada que vive nos arredores de Munique. Liesel cria um sentido para a sua vida roubando algo a que não consegue resistir: livros. Com a ajuda do seu pai adotivo que toca acordeão, Liesel aprende a ler e, durante os bombardeamentos, compartilha os livros roubados com os seus vizinhos e com o judeu escondido na sua cave, antes de este ser deslocado para Dachau.
Agradecemos aos alunos e professores que estiveram presentes nesta atividades.


Todos os alunos e professores receberam um marcador de livro, construído para as atividades de literacia fílmica. 


"A educação deve ser um despertar para a filosofia, para a literatura, para a música, para as artes. É isso que preenche a vida. Esse é o seu verdadeiro papel."
Edgar Morin, 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.