No mês em que uma das prioridades é a segurança na Internet, deixamos-te algumas dicas de como te podes proteger on-line.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Semana dos Afetos – Pré-escolar e 1.º ciclo
Durante a semana, várias salas e turmas da educação pré-escolar e 1.º
ciclo trabalharam os afetos. As bibliotecas escolares sugeriram a leitura das
obras “O Cuquedo e um amor que mete medo” de Clara Cunha, “Um amigo como tu” de
Andrea Schomburg e “A Princesa da neve” de Emily Hawkins. Para além da leitura,
ainda foram sugeridas ilustrações de corações e um puzzle, para uma abordagem
interdisciplinar entre o português, as artes, a matemática e a cidadania.
As crianças da educação pré-escolar de
Oliveira de Baixo depois da leitura da obra, construíram uma tabela de
dupla entrada para numerar a ordem de entrada dos animais na história;
construíram o puzzle da bondade; uma enorme teia da amizade; um jogo do galo
repleto de afetos; ouviram ainda a história “Xi-coração à procura de um abraço”
de Natalina Cóias: construíram um Xi-coração com materiais de desperdício e
decoraram a porta da sala que ficou linda. As crianças participaram na
ilustração, construção e dinamização de todas as atividades, com muita alegria,
interesse e felicidade.
Os alunos do 1.º ano da EB de Póvoa de
Abraveses trabalharam de forma interdisciplinar o tema. Em estudo do meio
falaram sobre a família e exploraram as diferentes formas de amor. O amor entre
pai e mãe (paixão), amor entre pais e filhos, carinho, ternura, partilha,
brincadeira, miminhos... e o amor pelos amigos - a amizade. Exploraram a
história “Um amigo como tu”, registaram o que é o amor para cada um, de forma
individual num coração e colocaram o resultado do trabalho na árvore dos afetos
da biblioteca escolar. Decoraram e realizaram coletivamente o puzzle da
bondade. Ainda decoraram uma pequena lembrança, que ofereceram a alguém de quem
gostam muito com a mensagem “Gosto de ti!”. Desta forma trabalharam em equipa,
participaram com empenho e interesse e não se esqueceram que é muito importante
partilhar sempre o que sentem.
As crianças da sala 4 da EB Professor Rolando
de Oliveira também ouviram o “O Cuquedo e um amor que mete medo” e fizeram
o registo gráfico da história; registaram graficamente as questões “O que é
gostar?” e “De quem eu gosto do fundo do coração?”; ouviram e entoaram canções;
ilustraram e realizaram o puzzle da bondade; construíram coletivamente o texto
“O que é Amar?” e construíram, em colaboração com a sala 5, a árvore dos
afetos. Foi uma semana intensa e repleta de alegria, trabalho e dedicação.
Na sala 5 da EB Professor Rolando de
Oliveira, além da construção coletiva, com a sala 4, da árvore dos afetos,
as crianças ouviram a obra “O Cuquedo e um amor que mete medo” e realizaram o
registo gráfico da história; construíram um painel de afetos cheio de corações
(mandalas) ilustrados; escreveram e ilustraram o que para cada um significa
“Gostar é”; construíram um coração com recurso ao origami; as crianças mais
velhas encontraram palavras relacionadas com afetos e rodearam as que repetiam
com a mesma cor; e ainda construíram coletivamente um texto intitulado “Gostar
é”, recorrendo a pictogramas para representar o significado de gostar para cada
criança. Foi com enorme alegria e dedicação que todos realizaram as atividades
diversificadas e motivadoras.
As crianças do JI de Várzea de Calde
também receberam o “O Cuquedo e um amor que mete medo” na sala; registaram tudo
o que ouviram na história; elaboraram o puzzle da bondade; ilustraram os
corações (mandalas) com tintas e pincel e construíram um lindo painel dos
sentimentos. Com alegria, entusiasmo e concentração realizaram-se todas as
propostas, que foram concluídas com sucesso.
As educadoras, do JI de Pascoal, proporcionaram
às crianças diversas atividades, durante a semana da amizade e dos afetos. A
semana foi vivida, intensamente, com recurso às histórias “O Cuquedo e Um Amor
que Mete Medo”, de Clara Cunha” e “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. As
crianças visualizaram as histórias no quadro interativo, expressaram o que mais
gostaram, colocaram a imaginação em ação, criaram e foi elaborado o registo do
que para cada uma elas é o amor. Fizeram as personagens da história utilizando
materiais de desperdício, reciclando e reutilizando, pois há sempre uma grande
preocupação com a “Nossa Casa”. As personagens ganharam vida, na dramatização,
e cada criança utilizou o seu fantoche.
As crianças
fizeram ainda um mural relacionado com os afetos, o puzzle “coração da bondade”,
registos e diversas atividades de acordo com a história “O Monstro das cores”.
Foi uma
semana animada, repleta de afetos, de conhecimentos e de aquisição de competências.
Nas bibliotecas escolares do 1.º ciclo
decoraram-se árvores, corações e painéis com o contributo de todos os
professores e com os trabalhos realizados pelos alunos.
Parabéns a todos os professores e alunos pelo trabalho, pela dedicação, pela partilha e pela oportunidade de proporcionarem atividades divertidas, diversificadas e importantes!
O que é Amar?, pelas crianças de 3, 4, 5 e 6 anos da 0ROL4
…é a mãe e o pai!
…é dar miminhos!
…é gostar dos presentes que nos dão!
…é fazer novos amigos!
…é regar!
…é ter pulseiras da amizade!
…é o coração!
…é o que fazemos pelas pessoas!
…é brincar!
…é dizer bem-vindo!
…é dar carinho!
…é gostar!
…é saber partilhar!
…é respeitar!
…é dizer olá!
…é ser amigo do fundo do coração!
…é pedir desculpa!
…é apaixonar!
…é ajudar uns aos outros!
…é dizer eu adoro-te!
…é devolver!
…é brincar com a nossa família!
…é a amizade!
…é fazer carinho!
…é amar as pessoas!
…é dar beijinhos!
…é fazer as coisas bem!
…é ajudar o planeta Terra!
…é fazer festinhas aos animais!
…é amar as professoras!
…é fazer amor por todo o lado!
…é ajudar os amigos quando estão magoados!
…tudo é amor!
…é cuidar!
…é um leão!...
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022
O lobo que tinha um novo amigo
Ontem, as turmas do 2.º ano e do 1.º A, das EB de Oliveira de Baixo e EB
Professor Rolando de Oliveira, estiveram nas bibliotecas escolares para mais um
imprevisto de leitura, causado pelas condições climatéricas. Desta vez, a obra
lida foi “O Lobo que tinha um novo amigo” de Orianne Lallemand. Um lobo branco,
pequenino, com óculos, muito divertido e engraçado chega à floresta e todos o
adoram. O problema é que ele também é irrequieto e desastrado e tanta asneira
aborrece os novos amigos. Mas as diferenças são minimizadas e a amizade
prevalece.
Os alunos estiveram muito atentos, mas muito
ansiosos por conhecer o final da história.
Imprevistos acontecem e até lá: boas
leituras!
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
Semana dos Afetos em Inglês
Em articulação com as docentes de Inglês do 5.º ano, sete turmas
assinalaram os afetos em Inglês. “Frog in love” foi a obra escolhida pelas
bibliotecas escolares e que serviu de mote às atividades.
Os alunos exploraram e descreveram a capa
e as ilustrações, ficaram a conhecer o sapo que se apaixonou por uma pata e viram
um filme sobre o livro. Apesar de muitos alunos já conhecerem a história em
Português, esta atividade foi toda realizada em Inglês. Para testar a
compreensão oral, os alunos responderam a um Kahoot relacionado com a
obra.
No final todos os alunos receberam um
marcador de livro ecologicamente sustentável, porque o bem-estar físico também
é fundamental.
Foi mais um momento de aquisição de
competências digitais, de aprendizagem, de oralidade e, acima de tudo, de
diversão e afetos.
Desejamos a todos que a semana seja
preenchida de amor, paz, saúde, amizade e muitas leituras!
O amor e a compaixão são necessidades,
não luxos. Sem eles a Humanidade não pode sobreviver.
Dalai Lama
Correio dos Afetos - 7.º B, 7.º E e 8.º D
Os alunos do 7.º B, 7.º E e 8.º D, nas aulas de Português e Francês,
escreveram cartas aos amigos e familiares. As cartas foram colocadas no “Correio
dos Afetos” e no dia 14 de fevereiro foram entregues aos destinatários.
As turmas e a professora Ana Cristina
Santos estiveram, na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão, a ler algumas das
cartas, poemas e falaram sobre o que mais gostam e como se sentem integrados
nas respetivas turmas.
Esta atividade, inserida na Semana dos
Afetos, teve como objetivo aproximar os alunos e falar de afetos que são tão
preciosos na vida de todos.
Aqui deixamos um vídeo com alguns dos
testemunhos e partilhas.
Boa semana repleta de afetos e boas
leituras!
terça-feira, 15 de fevereiro de 2022
European Money Quiz 2022
Ontem, na EB D. Duarte, e hoje, na EB Dr. Azeredo Perdigão, os alunos do
9.º ano participaram na fase de escola do European Money Quiz.
Este concurso europeu testa a competência
dos alunos na área da Literacia Financeira. Os alunos prepararam-se, treinando
Kahoots produzidos pela Biblioteca Escolar e outros de edições anteriores.
Na sala de TIC e na biblioteca escolar,
com os dispositivos móveis, todos participaram e completaram o quiz,
disponibilizado pela Associação Portuguesa de Bancos.
Os vencedores desta fase irão representar
o agrupamento e as escolas EB D. Duarte e EB Dr. Azeredo Perdigão, na Fase
Nacional do European Money Quiz.
Na D. Duarte ficaram em primeiro e segundo
lugar a Margarida Santos do 9.º BD e o Simão Moita do 9.º CD. Na EB Dr. Azeredo
Perdigão, os vencedores foram o Duarte Lourenço do 9.º C e o Santiago Vilar do
9.º D.
Muitos parabéns a todos os alunos pelos
resultados e boa sorte para a fase nacional!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022
Semana dos Afetos no CAA
Hoje, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, da EB D. Duarte,
assistiram à leitura dramatizada da história “Adivinha o Quanto Eu Gosto de Ti”
de Sam McBratney. A obra foi adaptada e todos os alunos viram e ouviram com
muita atenção e entusiasmo.
No final todos receberam um marcador de
livros com a pequena Lebre Castanha e um balão em forma de coração. Os
destinatários destes corações serão os familiares (mães, pais, primos e avós).
Todos
receberam um abraço e um verdadeiro “Gosto de ti” e nós recebemos muitos
sorrisos e muitos afetos. Assinalámos a Semana dos Afetos com uma história de amor!
Agradecemos a todos pela colaboração no desenvolvimento de mais uma atividade repleta de sorrisos.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
No dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia
Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.
A comemoração foi
instituída através da Resolução 70/212 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a
22 de dezembro de 2015.
Este dia destaca o
papel importante que as mulheres têm na produção de conhecimento científico.
Pretende-se, também,
sensibilizar a sociedade civil para a importância de derrubar barreiras
impostas pela desigualdade entre géneros no acesso à educação e carreiras, na
área das ciências exatas.
Os alunos do 7.º D, em
Cidadania e Desenvolvimento, Oficina de Ciências Experimentais e Ciências
Naturais e os alunos do 9.º B e 9.º C, em BScience, produziram trabalhos, no
âmbito desta comemoração, que foram expostos no pavilhão A e que podem ser
visualizados clicando na imagem.
A professora,
Ana
Freitas
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
Oficina de livros digitais - 8.ºC
Nesta semana, os alunos do 8.ºC visitaram a Biblioteca Escolar para
participar numa sessão onde aprenderam a elaborar livros digitais, que serão
utilizados na apresentação de trabalhos de Oficina de Línguas Vivas. A atividade foi realizada em articulação com a docente de Inglês, no âmbito do Projeto Digital Learning. Mais uma vez, para além desenvolveram as áreas
de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória,
puderam desenvolver diferentes literacias, aprenderam a trabalhar com a
ferramenta WriteReader e abordaram conteúdos das línguas estrangeiras.
Diferentes metodologias, os recursos das bibliotecas escolares e a aprendizagem utilizando as novas tecnologias permite formar alunos mais competentes digitalmente e capacitá-los na utilização de diferentes ferramentas. O desenvolvimento da criatividade também fez parte de todo este processo e, uma vez mais, os alunos estão de parabéns pelos trabalhos, empenho e interesse dedicado a toda esta atividade.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2022
Dia da Internet Mais Segura 2022
Hoje celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. Esta iniciativa pretende
contribuir para a criação de uma Internet melhor para todos, promovendo a sua
utilização esclarecida, crítica e segura, quer pelas crianças e jovens, quer
pelas famílias, trabalhadores e cidadãos em geral.
Aqui deixamos algumas dicas muito
importantes para toda a comunidade escolar (pais e filhos), para que todos possamos
contribuir na criação de uma Internet melhor e mais segura.
Para aceder aos documentos, basta clicar nas imagens.
Cada vez mais, nos sentimos tão seguros envoltos em nossas bolhas que
só aceitamos informações, verídicas ou não, que se enquadram com nossas
opiniões, em vez de basear nossas opiniões nas evidências existentes.
Barack Obama
terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - BE's do 1.º ciclo
Hoje, nas turmas da EB de Póvoa de Abraveses e nas turmas do 4.º ano da
EB Professor Rolando de Oliveira também se assinalou o Dia Mundial da Leitura
em Voz Alta. Os alunos ouviram excertos das obras O sapo apaixonado de Max
Velthuijs, Orlando, O Caracol Apaixonado de Sérgio Mendes e Elias Gato e
Xadrez em Viseu de Graça Marcelino, Henrique Almeida, Teresa Carvalho e
Luís Belo.
Boas leituras em voz alta, em silêncio ou
como mais gostarem!
Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - Leitura de Excertos
Como a leitura está presente em vários momentos do nosso dia, os alunos
do 8.ºBD quiseram embrenhar-se na leitura de diferentes excertos da obra
"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry e assinalar o Dia
Mundial da Leitura em Voz Alta.
Vem conhecer a mais bela rosa deste
príncipe, o seu avião, a sua raposa, o asteroide B612 e viajar por novas
aventuras.
Tal como os teus colegas, escolhe também
um excerto ou uma pequena história e lê, em voz alta, durante este dia.
Boas leituras!
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Dia ao Contrário
Hoje assinala-se o Dia ao Contrário. Assim, convidam-se todos a fazer tudo ao contrário. O objetivo é alterar a rotina do dia-a-dia e fugir à normalidade.
Para assinalar a data, a biblioteca escolar esteve no Centro de Apoio à
Aprendizagem, da EB D. Duarte, a ler poemas da obra “Poemas da Mentira e da
Verdade” de Luísa Ducla Soares. Os alunos estiveram muito atentos e admirados
com tantas coisas que se podem fazer ao contrário e com outras que não têm
lógica nenhuma se forem feitas ao contrário.
Foi mais um momento de leitura e interação muito importante e divertido.
Obrigada pelos vossos sorrisos sempre genuínos e gratos!
Para a comunidade educativa deixamos duas sugestões de leitura.
Poema de trás para frente e vice-versa
Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
Eu te amo!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
(Agora leia de baixo para cima. Este texto possui duas interpretações
distintas conforme o fluxo da leitura)
Clarisse Lispctor
…O homem alto era um grande polícia sinaleiro.
Mas só de aviões.
A mulher baixinha era uma grande médica.
Mas só tratava doenças dos pés.
Um dia a mulher baixinha foi chamada para ver uns pés que pertenciam a um
corpo que nunca mais acabava.
O doente ficou espantado com aquela médica, que mal chegava à altura de
um sapato.
Pediu-lhe licença para erguer no ar.
Então frente a frente, sorriram e repararam como eram tão parecidos –
tinham ambos cabelos ruivos, olhos verdes, três sardas na ponta do nariz.
Boas leituras!