Nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão foram expostas
as novidades. Convidamos todos os alunos e professores a conhecer os novos
títulos!
Boas leituras!
Nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão foram expostas
as novidades. Convidamos todos os alunos e professores a conhecer os novos
títulos!
Boas leituras!
Para assinalar o Dia de Reis, a professora e os alunos da disciplina de Espanhol, em articulação com a Biblioteca Escolar, prepararam alguns materiais e um concurso para dar destaque aos Reis Magos, que tão importantes são para os espanhóis. Assim, convidamos-te a ver o vídeo com o conto "Los 3 reyes magos" e a participar na votação do Concurso - Los Reyes magos en nuestra escuela.
O projeto “Juntos de Férias” promovido Rede Nacional de Bibliotecas
Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, pretende
incentivar o gosto pelo livro e pela leitura.
Este projeto disponibiliza jogos sobre um
conjunto de livros recomendados pelo PNL2027 e desenvolve-se a partir da app Desafios LeR+. Os alunos que obtiverem a pontuação máxima podem habilitar-se a
um prémio.
Queres participar no projeto “Juntos de
Férias” durante a interrupção do Natal?
Para tal, só precisas de requisitar o(s)
livro(s) na Biblioteca Municipal da nossa cidade, Biblioteca Municipal D.
Miguel da Silva (Coordenadas GPS - 40°39'07.3"N 7°54'33.2"W),
aconchegares-te a ele(s) através da leitura, instalar a app no teu telemóvel ou
tablet e realizar o(s) desafio(s) propostos.
Feliz Natal e excelentes leituras!
Ao longo das últimas semanas, os alunos da turma do 9.ºBD, nas aulas de Cidadania e
Desenvolvimento, abordaram o domínio da Interculturalidade. Depois de
descreverem imagens, de analisarem conceitos e documentos, de visualizarem
alguns vídeos e refletirem sobre esta temática, juntaram-se em grupos e
produziram trabalhos coletivos sobre as aprendizagens realizadas. Entre vários
trabalhos e a utilização de diferentes suportes, destacamos aqui, pela época em
que nos encontramos, uma árvore de Natal, totalmente original.
Nesta Árvore Intercultural destacam-se
também os Direitos Humanos, domínio trabalhado anteriormente, e alguns
conceitos inseridos no domínio agora trabalhado.
Parabéns aos alunos e docente por mais uma excelente iniciativa de promoção da cidadania.
A turma do 6.º AD, no âmbito da disciplina de Cidadania e
Desenvolvimento, desenvolveu um projeto que foi levado a cabo no fim do 1.º
período. De forma interdisciplinar e trabalhando os domínios da disciplina,
nomeadamente os Direitos Humanos, os alunos, com os professores de Português,
Educação Musical, Educação Moral e Religiosa Católica, Cidadania e
Desenvolvimento, preparam um conjunto de atividades para partilhar com os
utentes do lar de Torredeita (Fundação Joaquim dos Santos).
A escolha da instituição teve por base o
local de residência da maioria dos alunos da turma. Além disso, alguns alunos
têm os seus avós nesse lar e foi uma forma de os homenagear e acarinhar.
As atividades contemplaram a reflexão, os
valores, o respeito, a escrita, a leitura, a música, as artes e, acima de tudo,
o valor da família e a união entre as pessoas. Também os pais e encarregados de
educação foram envolvidos e o projeto culminou na partilha de um vídeo de Natal
dirigido a toda a associação e à elaboração de 36 postais para todos os utentes
e trabalhadores.
A disciplina de Cidadania e
Desenvolvimento é transversalmente desenvolvida com o contributo de todas as
disciplinas. Cidadania e Desenvolvimento assume-se, assim, como um espaço
curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto
tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e
no relacionamento social e intercultural.
Estratégia Nacional de Educação para a
Cidadania
Parabéns a todos os alunos, docentes e
familiares que se envolveram e desenvolveram as diferentes atividades.
As bibliotecas escolares vêm desejar, a toda a comunidade escolar, um feliz Natal e um excelente ano 2022.
Como é que alguém pode não gostar do Natal? Como é possível? A sério? Haaaa?
Não pode ser? Foram estas as questões e afirmações das crianças da educação
pré-escolar e alunos do 1.º ciclo, quando perceberam que o título da história era “O Lobo que Não
Gostava do Natal” de Orianne Lallemand. Cada um tinha tentado adivinhar o
título, através da capa do livro. E as opções das crianças, na sua maioria, incidiram
sobre “O Lobo e o Natal”, “O Lobo e o Pai Natal”, “O Lobo que queria ser o Pai
Natal”, …
Afinal este Lobo não gostava do Natal… Mas
porquê? Era exatamente isso que todos queriam descobrir! E afinal a
razão era tão simples e tão fácil de ser contornada e invertida. No final, foi
exatamente isso que aconteceu. O Lobo começou a gostar do Natal e as crianças e alunos, da EB Professor Rolando e da EB de Oliveira de Baixo, ficaram
muito felizes.
No final da história, as crianças
receberam um puzzle que irão completar e um lobo para concluir, através da
ligação de pontos numéricos.
Boas festas e boas leituras!
No âmbito do Plano 21|23 Escola+ e do projeto “Um livro é um amigo”, a
turma POR1234 leu e trabalhou a obra “A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner
Andresen. Com a colaboração dos pais e encarregados de educação, e de forma
transversal com a Cidadania e Desenvolvimento, os alunos contruíram árvores de
Natal e decorações, recorrendo à reutilização de materiais. A música e a
expressão corporal também se aliaram, tornando o projeto ainda mais dinâmico.
"Com o Natal a chegar, mais uma
leitura a turma POR1234 vos vem mostrar.
Natal não pode ser um dia, uma noite… Natal
é sempre que nós quisermos!
Um
bom Natal e boas leituras!”
Entre 13 e 16 de dezembro, os alunos, das escolas básicas de Campo, Couto
de Cima, Farminhão, Moselos, Pascoal e Póvoa de Abraveses, realizaram a prova
da fase escolar, do Concurso Nacional de Leitura.
A obra selecionada, este ano, foi “Gui e a
aventura na Quinta das Macieiras” de Sandra Serra. A escolha foi motivada pelo
facto de a Assembleia Geral das Nações Unidas ter decretado 2021 como o Ano
Internacional das Frutas e Vegetais, reconhecendo a importância do seu consumo
na prevenção de doenças, sobretudo em ano de pandemia e também a articulação
com os domínios de Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente a Saúde,
Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Direitos Humanos,
Voluntariado, Bem-estar Animal.
Aproveitámos ainda, no âmbito da atividade
Laboratório da Leitura (Imprevistos de leitura), para ler os contos “Bolacha
Maria”, “Vida de Sabonete” e “O cão e gato” da obra Trinta por uma linha,
de António Torrado a todos os alunos das turmas envolvidas.
Contámos com a participação de 75 alunos
do 3.º e 4.º anos do Agrupamento e desejamos, a todos, boa sorte!
Parabéns a todos os participantes e agradecemos o vosso interesse e adesão!
… ler na melhor companhia!
Os alunos da turma PAB1, no âmbito do Plano 21|23 Escola+, leram a história “O melhor Natal de sempre” de Marni McGee e Gavin Scott. Depois da leitura, todos os alunos ilustraram a obra e representaram graficamente como será o seu melhor Natal de sempre. Para concluir a atividade, que aborda os valores, a turma construiu uma árvore carregada de presentes que não têm preço, nem se podem comprar em nenhuma loja. São presentes que vêm da nossa forma de ser, de estar, de sentir e de viver.
… aprender inglês com recurso ao digital!
Os alunos do 5.º B e do 5.º G visitaram a
Biblioteca Escolar, visualizaram um vídeo sobre Christmas in Britain e
recordaram e aprenderam algum vocabulário. Depois de falarem sobre as
diferentes tradições natalícias do Reino Unido, os alunos realizaram um Kahoot
com questões sobre o vídeo e sobre as diferentes tradições natalícias.
… cuidar da nossa casa comum!
No âmbito da atividade “Dias Temáticos –
Dia Mundial do Combate às Alterações climáticas”, os alunos do 8.ºCD, depois da
visualização de dois vídeos nas aulas de Físico-Química, refletiram sobre a
temática, repensaram na forma de contribuir para o bem comum e elaboraram um
comentário criativo sobre esta temática. Assim, neste Natal, aproveita para ler
o comentário publicado e pensa de que forma poderás, também, contribuir para
proteger a nossa casa comum.
No âmbito do desenvolvimento de atividades de dinamização comunitária,
participação e cidadania, o Projeto Caminhos E8G, promovido e gerido pela
Cáritas Diocesana de Viseu (8.ª Geração do Programa Escolhas - Alto
Comissariado para as Migrações) lançou a iniciativa “Correio de Natal”.
Com o objetivo de criar uma corrente de
postais de Natal, que serão distribuídos pelas pessoas abrangidas pelas
diversas entidades aderentes, alguns professores da EB Dr. Azeredo Perdigão de
Português, Francês, Artes Visuais, Educação Visual e Educação Tecnológica,
Educação Moral e Religiosa Católica, Cidadania e Desenvolvimento, as Bibliotecas Escolares, as educadoras
dos Jardins de Infância do Agrupamento, os professores do 1.º ciclo de Póvoa de
Abraveses e Vila Nova do Campo, os alunos do 2.º e 3.º ciclos e as crianças da
Educação Pré-escolar aceitaram o convite e construíram postais lindíssimos,
onde não faltou a criatividade, a elegância, o bom gosto e a originalidade.
Mas, acima de tudo, são postais carregados de verdadeira solidariedade e
empatia. São realmente “postais de Natal únicos, feitos à mão, de pessoas para
pessoas, partilhando mensagens positivas e solidárias…”.
Cada um, em prol dos outros, deu o seu
melhor, para que o Natal de 2021 se torne mais caloroso, cheio de esperança,
com mensagens de afeto e simplesmente mais colorido.
Hoje foi o dia da recolha e entregámos 302 postais, que serão espalhados por vários locais do concelho!
Deixamos o nosso agradecimento sincero a
todas crianças, alunos e docentes que se envolveram neste desafio que
contribuirá, com toda a certeza, para tornar mais feliz o Natal de várias
pessoas!
Se um postal é belo, o que se segue não fica atrás. Aqui ficam as obras de arte de todos nós para todos vós!