Para todos os pais!
sexta-feira, 20 de março de 2020
Sugestões de leitura (20-03-2020)
O fim-de-semana
está a aproximar-se e, por isso, hoje partilhamos vários vídeos de histórias de
António Torrado.
António
Torrado nasceu em Lisboa (1939). Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras
de pedagogia e de investigação pediográfica, é por excelência um contador de
histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias
línguas. Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento
de Programas Infantis da RTP. A sua bibliografia regista atualmente mais de 120
títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada em
1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças.
Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY -
Internacional Board on Books for Young People. Segundo o crítico e investigador
José António Gomes, "Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo
da nossa literatura do pós-25 de abril e dificilmente se encontrará hoje um
autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e
os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil."
quinta-feira, 19 de março de 2020
Conto de casa 1
Aproveitem esta partilha!
Obrigada, Pedro Seromenho!
Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu
sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare),
República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais
tarde em Braga, onde atualmente reside.
Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se
inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e
brasileiras.
Sugestões de leitura (19-03-2020)
Hoje, para
os alunos mais velhos deixamos parte da obra de Fernando Pessoa. Fernando
António Nogueira Pessoa foi considerado um dos maiores poetas portugueses e do
mundo. Nasceu em 1888, na capital portuguesa, tendo contudo vivido nove anos da
sua infância na colónia britânica da África do Sul, Durban. Foi poeta,
filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor,
empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político
português.
Boas
leituras e cuidem-se!
quarta-feira, 18 de março de 2020
Sugestões de leitura (18-03-2020)
Hoje, queremos
deixar-vos um jogo de tabuleiro que poderá ser realizado a pares. Agora que já
conhecem a obra “A Viúva e o Papagaio” de Virginia Woolf, aproveitem e testem
os vossos conhecimentos.
Podes voltar a ler a obra clicando AQUI!
Boas leituras e cuidem-se!
terça-feira, 17 de março de 2020
Recursos educativos (17-03-2020)
De
forma a apoiar os alunos e famílias, seguem algumas sugestões. Basta clicar na
imagem para aceder aos respetivos endereços.
Cuidem-se
e cuidem uns dos outros!
Plataformas com
Conteúdos Curriculares
Aula digital
Casa das Ciências
(Edulog.Fundação Belmiro de Azevedo)
Recursos
para alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário.
Khan
Academy
Recursos
de matemática para alunos da educação pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º
ciclo e ensino secundário.
Recursos educativos
Apps para educação
Contém várias aplicações com recursos já produzidos de várias
disciplinas. Podem ser descarregados para os dispositivos móveis e resolvidos
nos mesmos. Para descarregar devem aceder à Play Store.
Centro de recursos para a educação pré-escolar e 1.º
ciclo
Na Rota do Currículo
Livros digitais
Biblioteca Digital da Rede de
Bibliotecas Escolares
Contém
recursos educativos (vídeos e documentos) para várias disciplinas.
Biblioteca Digital Mundial
Livros para escutar (e ver)…
Biblioteca de Livros Digitais
– Plano Nacional de Leitura
Jogos para os mais
novos
Jogo do 24
Praticar as tabuadas
Falar, Ler e Escrever
Jogos
para o desenvolvimento da competência fonológica (rimas).
Caminho das letras – uma
viagem ao conhecimento
Atividades
destinadas aos primeiros anos do Ensino Básico.
Puzzles
Sopas de letras
Atividades para
realizar com a família
Pumpkin
Brinca Comigo
Up
to kids
Sugestões de leitura (17-03-2020)
A Semana da
Leitura foi cancelada e todas as atividades escolares estão suspensas, pois a
Organização Mundial de Saúde declarou pandemia face ao novo coronavírus,
designado SARS-CoV-2.
No entanto, partilhamos
com todos os poemas que podem ser lidos em qualquer lugar e, preferencialmente,
em casa com a família.
Boas leituras e
cuidem-se!
segunda-feira, 16 de março de 2020
sábado, 14 de março de 2020
Plasticologia Marinha
De 17 de fevereiro a 10 de março, 34 turmas do 1.º ciclo assistiram a sessões de Plasticologia Marinha.
Nestas sessões, a educadora ambiental Carolina Gomes explicou a todos os alunos problema dos plásticos nos oceanos, recorrendo a vídeos e imagens que retratam esta grande tragédia ambiental. Além disso, abordou-se a urgente mudança de atitude de todos na utilização dos plásticos. Os alunos também tiveram oportunidade de testar os conhecimentos lecionados e responderam a questões relacionadas com o tema.
Nestas sessões, a educadora ambiental Carolina Gomes explicou a todos os alunos problema dos plásticos nos oceanos, recorrendo a vídeos e imagens que retratam esta grande tragédia ambiental. Além disso, abordou-se a urgente mudança de atitude de todos na utilização dos plásticos. Os alunos também tiveram oportunidade de testar os conhecimentos lecionados e responderam a questões relacionadas com o tema.
O Oceanário de Lisboa, promotor da atividade, pretende envolver os professores de uma forma ativa na formação de crianças conscientes e responsáveis, para que estas se tornem agentes de mudança.
Seis turmas de 3 escolas, devido à manifestação de Covid-19, não tiveram oportunidade de assistir. Se possível, tentaremos reagendar as sessões para todos os alunos.
No total ocorreram, nas escolas básicas do 1.º ciclo, 32 sessões de Plasticologia Marinha.
Agradecemos, à Dra. Carolina a disponibilidade e o trabalho realizado em todas as escolas e, principalmente, junto de todos os discentes.
O oceano precisa da nossa ajuda e quanto mais informados mais cautelosos estaremos.
quinta-feira, 12 de março de 2020
"A Viúva e o Papagaio" - Let's Play (parte 2)
Hoje, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para testar os conhecimentos adquiridos durante o estudo da obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf, em sala de aula.
A professora Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar realizou o questionário que foi hoje resolvido por todos os alunos. Com recurso ao telemóvel, tablets e computadores, individualmente, cada discente respondeu às questões, através da aplicação Kahoot.
A professora Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar realizou o questionário que foi hoje resolvido por todos os alunos. Com recurso ao telemóvel, tablets e computadores, individualmente, cada discente respondeu às questões, através da aplicação Kahoot.
No final, através do relatório de respostas, todos tiveram acesso ao seu desempenho.
Com esta ferramenta é possível criar instrumentos de avaliação para a disciplina de português e para outra qualquer.
A promoção da leitura pode acontecer em qualquer oportunidade e hoje, através dos dispositivos móveis, promovemos a leitura e sua importância a nível académico e pessoal.
Os alunos adoraram esta nova metodologia de trabalho e mostraram-se muito motivados e interessados. Foi muito bom cativar a atenção e observar o empenho de cada um.
Com esta ferramenta é possível criar instrumentos de avaliação para a disciplina de português e para outra qualquer.
A promoção da leitura pode acontecer em qualquer oportunidade e hoje, através dos dispositivos móveis, promovemos a leitura e sua importância a nível académico e pessoal.
Os alunos adoraram esta nova metodologia de trabalho e mostraram-se muito motivados e interessados. Foi muito bom cativar a atenção e observar o empenho de cada um.
Boas leituras!
quinta-feira, 5 de março de 2020
"A Viúva e o Papagaio" - Let's play!
No âmbito do trabalho realizado nas aulas de português, com a professora Piedade Fonte, convidamos-te a testar os teus conhecimentos, respondendo aos quizzes relacionados com a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf.
Hoje, durante a aula de Português, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para realizar dois jogos digitais, criados na aplicação Educaplay. Os recursos foram produzidos pela docente Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar e teve como objetivo avaliar conhecimentos sobre a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf.
Depois de realizados os jogos, criámos um cartaz sobre a obra para promover a sua leitura e motivar os alunos da escola para conhecerem a aventura da Sra. Gage e de um papagaio invulgar. Para a construção do cartaz recorremos à aplicação Canva que poderá ser utilizada em contexto individual quer em sala de aula quer a título particular.
Os alunos mostraram-se muito motivados durante a realização das atividades e participaram com interesse e empenho.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020
ECO-ENTRUDO – EB Dr. Azeredo Perdigão
No sentido de preservar,
valorizar e dar continuidade às tradições populares portuguesas, a equipa PES
em articulação com o Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar e com a colaboração de
professores de EV e ET e assistentes operacionais, promoveu o Eco-Entrudo.
Ao longo desta semana, esteve patente na
Biblioteca e no espaço exterior a esta uma exposição para dar a conhecer e
promover o respeito pelas diferentes tradições de Entrudo/Carnaval – contextualização
histórica alusiva às tradições de Entrudo/Carnaval de Lazarim (Lamego), Podence
(Macedo de Cavaleiros), Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) e Canas de
Senhorim (Nelas) e respetivos programas para esta festividade.
Paralelamente, foram recriados
caretos de Lazarim e Podence, um espanta-pardais e um palhaço com o objetivo de
proporcionar aos alunos a vivência do Entrudo e motivá-los a participar no
Concurso de Trajes e Máscaras.
Como critério para o referido
concurso, valorizou-se a reutilização de materiais recicláveis na construção
dos trajes e máscaras, a criatividade e a originalidade. Simultaneamente, houve
a preocupação de sensibilizar e promover hábitos de reciclagem junto da
comunidade educativa.
Para encerrar a semana com
chave de ouro, o concurso decorreu na tarde desta sexta-feira, com os
concorrentes a revelarem muita animação, criatividade e espírito folião.
Venceram o concurso a aluna Ana Sofia Cunha (9º B), primeiro lugar, Gabriel
Almeida (5º E), segundo lugar, Afonso Ferreira (5º G), terceiro lugar.
Assistiram ao concurso alunos e professores e alguns encarregados de educação.
No final, os alunos revelaram
ter gostado imenso da atividade manifestando interesse em participar futuramente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)