quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Leituras dialogadas na Educação Pré-escolar

Para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a docente Isolda Mendes trabalhou a obra “O Sapo e o Estranho”, de Max Velthuijs. Para além da leitura da obra, as crianças do jardim de infância de Oliveira de Baixo fizeram sapos com recurso à técnica de origami e corridas de sapos; formaram conjuntos e estabeleceram relações numéricas; fizeram um bolo com alguns produtos da horta e um piquenique muito semelhante ao dos animais. A obra serviu para trabalhar o mote do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares “Ler para a Paz e Harmonia Globais”, o prazer da leitura, da partilha, da amizade e ainda competências matemáticas.

As docentes Cristina Correia e Florbela Soutinho, nos jardins de infância de Farminhão Moselos, Oliveira de Baixo, Póvoa de Abraveses, Pascoal, Tondelinha, Travanca de Bodiosa e Vila Nova do Campo trabalharam a história “O Capuchinho Vermelho”. Na versão narrada, um avô tenta contar a história do Capuchinho à neta, mas tudo está baralhado. Depois de ouvirem, as crianças dialogaram e contaram a história com auxílio de fantoches de dedo. A partir da leitura, diálogo e reconto realizaram atividades de matemática, nomeadamente a orientação espacial e a lateralidade.

 

Boas leituras!



#bibliotecasescolares

#rededebibliotecasescolares

#rbe

#bibliotecas_aevn

#mibe2022


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.