domingo, 22 de maio de 2022

Concurso de Poesia - EB Dr. Azeredo Perdigão

1.º Classificado


O poema esquecido


Chove torrencialmente e ninguém fica molhado,

Apenas eu me afogo co’as mágoas de um dia azulado


Cansei-me de viver

Com esta ínfima vontade de escrever

 

Apenas chove em mim e apenas porque estou à mercê,

À mercê desta água que ninguém vê

 

E agora num dia ensolarado

Percebo que estava equivocado

Nenhum poema está totalmente acabado

No fim apenas restam poemas abandonados

A obra e o autor finalmente desamparados

 

Um escritor triste e vão

Vê o seu poema ganhar vida

Outra interpretação

Mais uma alma perdida

Duarte Costa Lourenço

N.º 10 - 9.º C

  

2.º Classificado

 

Incerteza

 

Algo que sempre sentiremos,

Algo que sentimos desde pequenos,

Esse algo é a incerteza!

 

Tantas vezes temos esse sentimento,

Tantas vezes temos esse tormento!

 

Quando irei escrever o meu testamento?

Irei partir na solidão? Na miséria?

Tenho de pensar no futuro ou no momento?

 

Será que irá correr tudo bem?

Se cair, levantar-me-ei?

O que acontecerá daqui em diante?

Porquê este sentimento constante?

 

Tantas dúvidas na minha mente,

E parece que assim será para sempre!

Pois, esse sentimento de incerteza

Nunca sairá da minha cabeça!

Pedro Ferreira

 n.º 13 - 9.º A

 

3.º Classificado

 

A Guerra e o Amor

 

A guerra e o amor

São opostos inevitáveis

Um é frio, o outro, calor

Sendo ambos indomáveis.

 

A guerra é fria,

Criada pela maldade.

Coisa que ninguém queria

Deixa para trás destruição e saudade.

 

No entanto,

Estes opostos têm algo em comum…

Dor!

 

No amor existe dor

Dor que dói

Sem se sentir, mas,

Faz o coração partir.

 

Na guerra existe dor

Dor que não é do coração,

Mas, sim, dor,

Daqueles que ficam

A proteger a sua nação.

 

Leandro Sousa

 N.º 16 - 9.º D

Parabéns a todos os concorrentes e vencedores!  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.