sexta-feira, 28 de maio de 2021

Dia Mundial do Brincar

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Brincar.

As bibliotecas escolares propuseram a comemoração junto do departamento do 1.º ciclo com a leitura das histórias “Brincar às escondidas” (1.º ano), “O avô Lop” (2.º e 3.º anos) e “Brincar às guerras” (4.º ano) que abordam o tema, incluindo a cidadania, os direitos humanos e a importância das relações humanas.

Os alunos e avós das turmas FAR3 e FAR4, da EB de Farminhão, das professoras Márcia Almeida e Fátima Fraga assinalaram este dia com a elaboração do livro “Como brincavam os nossos avós?”. Esta atividade, de partilha e de construção de conhecimento, também reforçou os laços familiares e promoveu a brincadeira entre miúdos e graúdos.  

O livro será disponibilizado em formato impresso na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão, mas deixamos aqui a versão digital para que possam ler, imaginar como era e brincar!

Agradecemos aos alunos, avós e professoras e partilha e a oferta. 



Nas palavras de Freda Kim, fundadora do Dia Mundial do Brincar (DMB):

“A razão para a celebração do Dia Mundial do Brincar é enfatizar a importância do brincar nas nossas vidas e, particularmente, na vida das crianças, as quais, através do brincar, aprendem a falar, a fazer amigos e a fazer exercício; também adquirem competências básicas para a educação formal, como a concentração, a imaginação, a auto-expressão e a memorização de informação útil. Deixe a criança brincar hoje para garantir um futuro feliz, significativo e saudável.” 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.