terça-feira, 10 de maio de 2022

Atividades de Ensino Experimental no JI de Várzea de Calde

A promoção do ensino das ciências, a partir de atividades experimentais, é uma mais valia para as crianças. No Jardim de Infância de Várzea de Calde os nossos ensaios giraram à volta da observação de vários tipos de sementes. Foram seriadas pela cor, tamanho, forma e textura. Iniciaram-se as sementeiras nos pneus existentes no exterior (batatas e ervilhas) e, na sala, cada criança teve a possibilidade de meter as mãos na terra e semear ervas aromáticas, utilizadas em culinária.

Para uma melhor observação, colocámos feijões em frascos com algodão e água. Assim será mais fácil notar o desenvolvimento progressivo do crescimento da planta.

Utilizamos, também, pequenas folhas de papel impregnadas com variados tipos de sementes e colocámo-las em pequenos vasos.

A única premissa em relação a esta valiosa tarefa é sabermos que o sol, a luz e a água são fundamentais para o desenvolvimento destas sementes. Por isso, a partir daqui iremos registar o que vai acontecendo e a nossa aprendizagem ficará mais valorizada.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.