terça-feira, 9 de junho de 2020

“Tempestade” – 9.º D


A docente de português, Ana Cristina Santos, da turma 9ºD propôs uma atividade de expressão escrita aos seus alunos… relacionarem o episódio “Tempestade” de Os Lusíadas com “a tempestade” que vivemos (pandemia) incluindo a letra da música “Tempestade” de Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes e uma das suas consequências: Ensino à Distância.

Parabéns à professora Ana e aos alunos pelo seu trabalho, envolvimento, criatividade e partilha.

Eis alguns testemunhos ….


A letra da música “A tempestade” de Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes está relacionada com os tempos que estamos a viver, em casa, sem poder estar com os amigos e até mesmo com os familiares… Esta fase da vida dos portugueses pode ser comparada com a “tempestade” que os portugueses tiveram que ultrapassar na altura dos descobrimentos para chegarem à Índia. O conteúdo deste episódio é semelhante à letra da música referida, pois todos tivemos de fazer sacrifícios e privações, para vencermos. 
Luís de Camões fala sobre uma tempestade passada no seu tempo que quase impediu os Portugueses de prosseguir a sua viagem; Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes falam da “ tempestade” atual, referindo que “Não estamos só na tempestade” e dá-nos esperança de que “Já não tarda a liberdade…”. Este tempo tem-nos privado de vários privilégios, de situações, de falta de liberdade…
Aos poucos, com o apoio e esforço de todos os portugueses que se estão a empenhar no combate desta pandemia, daqui a algum tempo voltaremos a estar com os amigos, professores e familiares.

Assim, mais uma vez, os portugueses são heróis nacionais e até mundiais.

Ana Sofia, nº3


A música “Tempestade” de Pedro Abrunhosa e de Carolina Deslandes surgiu nesta fase da pandemia do coronavírus que estamos a enfrentar, talvez para mostrar que, apesar da distância, passámos subitamente a ter dos nossos amigos, de alguns familiares e inclusivamente de alguns que partiram devido a este vírus, não estamos sós.
É possível fazer uma comparação desta música com a epopeia Os Lusíadas, pois a tempestade que os portugueses superaram na época dos descobrimentos está relacionada com a “tempestade” que todos nós estamos a enfrentar devido aos sacrifícios derivados ao afastamento social.
Juntamente com estas mudanças repentinas, começámos, também, a ter aulas à distância. O “Ensino à Distância” tem várias vantagens e várias desvantagens. Uma das principais vantagens é a evolução e desenvolvimento das nossas capacidades no ramo da informática. Também é um desafio a nós próprios e à nossa mente que tem de se manter forte e sã para superar e lidar com todos estes sacrifícios, aos quais não estávamos habituados. Pessoalmente, prefiro o ensino presencial, pois estabelecemos relações muito mais fortes e vivas com os nossos professores e colegas na vida real, do que através de um ecrã, mas por outro lado, é essencial manter esta distância das pessoas que gostamos de modo a evitar novos contágios e assim protegermo-nos a nós e ao próximo!

Vicente, nº26


A@E pelos alunos…

O ensino à distância é uma novidade para todos. Tem algumas vantagens, como o desenvolvimento dos conhecimentos informáticos e o teste aos nossos limites e desvantagens: a perda de uma rotina e a dificuldade na aquisição dos conteúdos programáticos.
O ensino à distância foi uma das consequências da pandemia Covid-19. Dadas as circunstâncias, tem sido um desafio quer para alunos, quer para os pais, quer para docentes e até para as direções dos Agrupamentos que têm tentado os melhores métodos de ensino, as melhores plataformas para que haja o possível acompanhamento das matérias das diversas disciplinas por parte dos alunos, sempre sem pressão, com vista a manter a sanidade mental de toda a comunidade educativa.

Ana Rita, nº2


Estamos a viver um período em que foi necessário alterarmos todo o nosso modo de vida, todas as nossas rotinas e todas as nossas prioridades para nos sentirmos o mais seguros possível neste contexto de pandemia.
No meio desta fase menos boa, o mais importante é não nos sentirmos sozinhos e unirmo-nos às pessoas mais do que nunca, porque afinal estamos todos a passar por isto. Perante esta situação, tivemos que nos adaptar a um tipo de ensino diferente que nunca tivemos oportunidade de experienciar, que é o ensino à distância. No início, foi um pouco difícil habituarmo-nos a algo diferente, mas agora percebemos que também tem benefícios como adquirirmos um maior conhecimento das tecnologias (as quais vão ser cada vez mais necessárias no nosso dia a dia); fazemos tudo a partir de um só sítio, a nossa casa e ainda temos a oportunidade de passar mais tempo em família.    
Claro que tem mais pontos negativos, nomeadamente, a aprendizagem acaba por ser menos produtiva do que em aulas presencias e, ainda, o facto de não podermos estabelecer contacto com nenhum dos nossos amigos nem professores. 
Resumindo, esta pandemia implicou uma mudança radical na vida de cada um de nós. De certa forma, fez-nos dar um maior valor àquilo que tínhamos na nossa vida antes deste acontecimento e, sobretudo, fez-nos sair da rotina e viver um dia de cada vez, sem grandes planos.

Diana Silva, nº9 e Diogo, nº11


No início era um pouco estranho ter aulas sem ir à escola, mas com o tempo tornou-se mais agradável, pois não temos de acordar tão cedo e torna o nosso conhecimento sobre tecnologias mais vasto.
Apesar da situação “difícil” por causa da pandemia, tudo está organizado dentro dos possíveis e estamos todos a aprender muito bem.
Temos muitas saudades uns dos outros, mas infelizmente a situação em que nos encontramos não dá para nos vermos pessoalmente a não ser através de um ecrã. Isto reflete que todos estamos a cumprir a nossa quarentena, permitindo que, daqui a uns tempos, nos encontremos todos de novo!

Mafalda, nº15

1 comentário:

  1. Parabéns aos meus queridos alunos do 9ºD!!!Excelentes reflexões sobre estes tempos que vivenciamos...

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