terça-feira, 26 de novembro de 2019

Semana da Cultura Científica - Ensino Experimental

Ontem e hoje, nas escolas básicas de Oliveira de Baixo e Professor Rolando de Oliveira, assinalámos a Semana da Cultura Científica.
Todas as turmas de Oliveira de Baixo e as três turmas do 4.º ano da EB Professor Rolando Oliveira ouviram uma das aventuras do Vasco. O Vasco preocupa-se com o planeta e tem ajudado os animais marinhos na recolha de plástico que tem colocado a vida destes em perigo. Também é essa a nossa preocupação, por isso, de uma forma sustentável e de forma a reduzir o plástico, fizemos iogurte de forma artesanal e poupámos sem dúvida o nosso meio ambiente.
Seguimos o protocolo experimental e com a ajuda dos alunos fizemos os nossos iogurtes saudáveis. Ficámos a saber que nem todas as bactérias são más e que há bactérias necessárias para a produção de iogurtes.
Antes de terminarmos ainda mostrámos um vídeo do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental que retrata muito bem a problemática do plástico no oceano. Queremos desta forma sensibilizar toda a comunidade para a importância da reciclagem, redução e reutilização dos plásticos no dia-a-dia.  
O iogurte tem que repousar (processo de fermentação) durante 20 horas e só depois poderá ser colocado no frigorífico. Assim, a prova teria que ser adida, mas como todos estavam ansiosos para saborear a experiência fizemos iogurtes no fim de semana e todos provaram os deliciosos iogurtes naturais. Os mais gulosos acompanharam o iogurte com mel, cereais, doce de morango ou geleia. 
Ainda produzimos uma ficha de matemática que será resolvida nas salas de aula e está relacionada com a recolha das embalagens de iogurte, realizada durante a semana passada nas diferentes salas de aula. 
Contámos todas as embalagens usadas pelos alunos e são muitas. Fazendo iogurte em casa conseguimos poupar não só alguns euros, mas também muito plástico e a nossa saúde, pois estes iogurtes não têm qualquer corante ou conservante.   
Esta atividade de articulação foi muito interessante e os alunos adoraram!
Agradecemos a todos a vossa atenção, interesse e participação. 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.