quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dia Internacional para a Tolerância

O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela Organização das Nações Unidas como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano.
No âmbito do Projeto “Segurança, Defesa e Paz – Um Projeto de Todos e para Todos”, aplicado no Agrupamento aos alunos da Educação pré-Escolar, 1.º ciclo, 5.º e 7.º anos, a Biblioteca Escolar sugeriu a leitura das histórias “O Macarronete” (3.º e 4.º anos), “O caderno estragado” (5.º ano) e “A cerca” (7.º ano). Além disso, lançámos um desafio para que os alunos reflitam e escrevam uma frase sobre a tolerância que pode ser da sua própria autoria ou da autoria de outrem, desde que devidamente identificada.

Para conhecer cada uma das histórias deve clicar na imagem!

O Macarronete
Imagem disponível em https://goo.gl/NL8gkf

O caderno estragado
Imagem disponível em https://goo.gl/uVrgkf

A cerca
Imagem disponível em https://goo.gl/ZaJaDs

“O Dia Internacional para a Tolerância é uma oportunidade, para cada um de nós renovar o nosso compromisso de praticar a tolerância e promover a harmonia. (…) Todos os dias, em todas as sociedades, devemos criar novos canais de tolerância, confiança e compreensão. (…) Devemos começar com educação de qualidade para combater a ignorância, o preconceito e o ódio, que são as raízes da discriminação e do racismo. Precisamos da educação para debelar os medos que muitos sentem do desconhecido e de outras pessoas, suas culturas, suas escolhas e crenças. A educação é o melhor caminho para fomentar uma cultura de paz e construir sociedades inclusivas. ”
 Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO em novembro de 2013.

Boas leituras e muita tolerância! 

Sem comentários:

Enviar um comentário