quarta-feira, 20 de abril de 2022

Dia Mundial da Terra

Ontem e hoje, para assinalar o Dia Mundial da Terra, todas as turmas e salas de educação pré-escolar, da EB Professor Rolando de Oliveira, estiveram na biblioteca escolar. A atividade iniciou-se com a leitura da obra “Em cima e em baixo”, de Janet Stevens. Ao longo da leitura, todos ficaram a conhecer a astúcia do Coelho e os prejuízos da preguiça do Urso.

Aproveitando alguns dos legumes que surgiram na história, seguimos o protocolo experimental e fizemos as sementeiras de feijão, milho, abóbora e alface. Com a ajuda dos alunos semeámos os produtos, em vasos, que ficaram na biblioteca escolar a germinar. Ao longo das próximas semanas verificaremos a evolução de cada uma das sementeiras de forma a responder à Questão/problema – “Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a germinar, sujeitas a idênticas condições ambientais?”.

No final ouvimos e cantámos a música “Planeta Azul”, de André Barbosa.

Toda a atividade teve como objetivo a preservação do meio ambiente e do Planeta Terra, o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade, bem como a saúde e o bem-estar, privilegiando a agricultura biológica.

Na sala de aula, várias turmas vão fazer as suas sementeiras, aguardar e acompanhar a germinação e crescimento das leguminosas.



terça-feira, 19 de abril de 2022

Escola a Ler - Vou levar-te comigo

Na primeira semana de abril e hoje, no âmbito do projeto “Escola a Ler”, as docentes Piedade Fonte e Raquel Sequeira prepararam e dinamizaram sessões de apresentação de obras.

No dia 7 de abril, a obra trabalhada e consequente apresentação foi “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.

Hoje, as sessões foram dinamizadas nas turmas do 5.º A e 5.º D. Foram dadas várias sugestões de apresentação, para que os alunos possam diversificar e melhorar as suas apresentações orais, de forma criativa e original. Para as sessões foram utilizadas as obras “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares; “As cozinheiras de livros”, de Margarida Botelho; e “A noite dos animais inventados”, de David Machado.

Todo o trabalho realizado tem como objetivos primordiais a promoção da leitura, a motivação para a leitura e aquisição de competências leitoras.  

 

Boas leituras!



Digital Learning Project – Canva

Hoje, os alunos do 8.º C, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, estiveram na Biblioteca Escolar para participar numa sessão sobre a ferramenta Canva. Ao longo da sessão, os alunos tiveram acesso a um tutorial, a uma apresentação guiada e puderam criar diferentes posters no Canva. A capacitação digital, as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar estiveram interligados e permitiram a aquisição de novas aprendizagens. 

 

Parabéns a todos pelo empenho, criatividade, interesse e pelos fantásticos cartazes.  



domingo, 10 de abril de 2022

Imprevistos de Leitura na EB Professor Rolando de Oliveira

No último dia de aulas estivemos na EB Professor Rolando de Oliveira, onde colaborámos nas atividades de encerramento do 2.º período, com a leitura das histórias "Um Presente Diferente", de Coby Hol, para as crianças da educação pré-escolar e "Para onde foram os ovos da Paulina", de Alessia Garilli, para todos os alunos do 1.º ciclo.

A primeira história aborda, de uma forma simples, a quadra festiva que se avizinha e a importância da partilha.

A segunda história, para além de envolver os ovos e as galinhas de chocolate bem presentes na Páscoa, levou a que os alunos fossem para férias a tentar procurar as respostas que a Paulina não conseguiu encontrar, durante a sua primeira aventura.

Foram momentos de leitura divertidos e enriquecedores, nos quais ainda houve tempo para alguns alunos partilharem as suas tradições.

 

Boas leituras!



sábado, 9 de abril de 2022

Escola a Ler – Março de 2022 (1.º e 3.º ciclos)

Nas bibliotecas escolares, os seis elementos da equipa das bibliotecas escolares têm planificado/organizado e dinamizado atividades promotoras de leitura e de competências leitoras, no âmbito do projeto “Escola a Ler”.

Os alunos, sempre que necessário, recorrem às docentes para obter apoio na seleção de obras, quer para o “Projeto Pessoal de Leitura”, quer para o “Livr’ à mão”. Os momentos livres têm sido ocupados pela leitura silenciosa dos livros escolhidos. 

Em várias escolas e salas de aula têm sido realizadas sessões de “Leitura orientada” e de mediação da leitura em sala de aula, incentivando os alunos para a importância de ler + para ler melhor.

Semanalmente, em articulação com os professores titulares de turma, as turmas deslocam-se às bibliotecas escolares para o “Vou levar-te comigo!”. Nestes momentos, os alunos, com o apoio das docentes envolvidas no projeto, selecionam os livros que realmente querem levar consigo. As requisições e sugestões são sempre fundamentadas no conhecimento dos alunos, no nível de ensino e faixa etária e, acima de tudo, nos seus interesses.

Além disso, as seis docentes têm selecionado obras e textos, elaborado guiões de exploração das obras e construído recursos educativos, para motivar para a leitura por prazer, para a fluência e velocidade de leitura.

 

Boas leituras! 



sexta-feira, 8 de abril de 2022

Leitura orientada - 3.º ciclo

Os alunos do 7º AD e BD, nas aulas de Português com a docente Olga Cardoso, leram a obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Depois da leitura e exploração da obra, cada aluno escreveu um pequeno comentário sobre a obra e a sua opinião sobre a mesma. Para além da leitura, esta atividade dá ferramentas e competências aos alunos para a construção do “Projeto Pessoal de Leitura”, de forma a facilitar as apresentações orais e o compromisso com a leitura.

Os comentários podem ser lidos e apreciados na apresentação que se segue.

 

Boas leituras!


quinta-feira, 7 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Hoje, para finalizar as atividades do 2.º período do Clube de Leitura nas Escolas, lemos a obra “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares. Selecionámos a obra por vários motivos: estar relacionada com a Páscoa; abordar os valores humanos, personificados nos animais; retratar a importância dos afetos e das relações familiares; permitir a criatividade e imaginação; e, acima de tudo, por ser do agrado dos alunos. No final, todos os leitores foram convidados a criar e ilustrar um ovo misterioso. Para adoçar as férias e as leituras, todos receberam um saquinho de ovos de chocolate “misteriosos e deliciosos”.  

Também na biblioteca escolar da EB D. Duarte, os alunos do CLE, na companhia da professora Elisa Rodrigues, leram, nas últimas semanas, “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, o “Herbário”, de Jorge Sousa Braga e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.

Estes momentos de leitura e de partilhas têm sido enriquecedores, quer para os alunos quer para as docentes que orientam, dinamizam e participam.  

 

Boas leituras!

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares

 


quarta-feira, 6 de abril de 2022

Escola a Ler - Leitura Orientada (2.º ciclo)

No âmbito do projeto “Escola a Ler”, os alunos do 5.º A e do 5.ºD realizaram, durante o mês de março, a leitura orientada da obra “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ao longo da leitura orientada, os alunos foram preenchendo o guião de leitura, elaborado pela docente Piedade Fonte (elemento do projeto), que os foi orientando, possibilitando a interpretação e a discussão sobre a obra. 

Uma das atividades de leitura orientada, em turma, acabou por contar também com a participação das professoras bibliotecárias que aproveitaram para se dedicar à leitura conjunta, com os alunos das turmas. 

Estas sessões de leitura orientada permitem não só o trabalho colaborativo em torno de diferentes títulos, como também o treino da competência leitora e ainda a promoção da leitura. 

 

Boas leituras!



segunda-feira, 4 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Ao longo das últimas semanas, os alunos do Clube de Leitura têm lido muitas obras.

A 24 de fevereiro, os alunos do 2.º ciclo, na EB Dr. Azeredo Perdigão, leram alguns poemas da obra “O limpa-palavras e outros poemas”, de Álvaro Magalhães. Nesse mesmo dia, lemos vários contos da obra “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete. Como alguns dos contos fazem parte do manual de português, alguns dos alunos acompanharam a leitura através deste. Em alguns contos e lendas foi necessário dar informações adicionais, nomeadamente na “História de Caio Carpo” que, segundo reza a lenda, transportou o corpo de Santiago para Compostela. Recorremos à internet para obter mais informações e esclarecimentos.

A 3 de março, reunimos novamente e decidimos ler a obra “Contos de Animais com Manhas de Gente”, de Alexandre Parafita. Cada aluno leu um conto que foi explorado e analisado, retirando sempre a moral da história.

No dia 10 de março, para treinar a leitura e a velocidade e alegrar o início da tarde, escolhemos a obra “Trava-línguas”, de Luísa Costa Gomes. Nestas travagens de língua contámos com a colaboração de duas alunas do 3.º ciclo, que também leram e animaram a sessão.

A 17 de março, a pedido de algumas alunas, continuámos a ler vários trava e destrava línguas. Mas desta vez até cronometrámos o tempo, numa competição saudável de velocidade de leitura. O problema eram mesmo as “travagens” linguísticas. Animámos a sessão com as obras “O livro dos trava-línguas”, de António Mota e “Destrava Línguas”, de Luísa Ducla Soares. O professor José Machado juntou-se e leu connosco, alguns trava-línguas e destrava línguas. Também analisámos alguns deles e compreendemos o conteúdo e o que se pretendia transmitir.

Os encontros têm sido muito importantes para a promoção da leitura e treino da competência leitora. Além disso, têm sido momentos de partilha, de proximidade e de bem-estar.

Obrigada a todos os leitores e boas leituras!

No dia 24 de março, as leituras foram dedicadas à poesia, de forma a promover a leitura de diferentes tipos de texto, bem como assinalar o Dia Mundial da Poesia. Os livros escolhidos foram “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles; “Herbário”, de Jorge Sousa Braga; “Mais ou menos meio metro…”, de Ana Saldanha; “A cavalo no tempo”, de Luísa Ducla Soares; “O que eu quero ser…”, de José Jorge Letria; e “Histórias a rimar para ler e brincar”, de Alexandre Parafita.

 

Boas leituras!

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



terça-feira, 29 de março de 2022

European Money Quiz (fase nacional)

Na sexta-feira, dia 25 de março, os finalistas da EB D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão jogaram a nacional do European Money Quiz. Estiveram em competição 38 equipas e as duas duplas alcançaram o 10.º lugar e o 12.º lugar. Com esta participação, podemos afirmar que os alunos desenvolveram as suas aprendizagens na área da Literacia Financeira, tornando-se financeiramente mais competentes e mais conscientes da necessidade de gerir corretamente o seu dinheiro.  

Muitos parabéns à Margarida Santos, ao Simão Moita, ao Duarte Lourenço e ao Santiago Vilar pela participação e excelente prestação!

Ontem e hoje, reunimos os alunos, nas bibliotecas escolares, para dar uma oferta simbólica e agradecer a participação!




segunda-feira, 28 de março de 2022

Exposição de trabalhos de Cidadania e Desenvolvimento - 6.º CD

Os alunos do 6.º CD, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento – domínio de Educação Ambiental, realizaram vários trabalhos manuais, aproveitando materiais de desperdício. Com diversos materiais foram elaborados objetos úteis, dando uma nova vida ao que já não utilizamos.

A imaginação e a criatividade foram colocadas à prova e o resultado final superou as expectativas. Foram criados vários jogos (galo, matraquilhos, damas, Minecraft), porta-lápis, vasos, mealheiros, caixas e malas de arrumação, robots. Os trabalhos foram expostos, na biblioteca escolar da EB D. Duarte, de forma a divulgar boas práticas e valorizar o trabalho e empenho dos alunos.



quinta-feira, 24 de março de 2022

Dia Mundial da Poesia - Clube de Leitura

Hoje, o Clube de Leitura dedicou-se à leitura de poesia, para assinalar o Dia Mundial da Poesia. Escolhemos várias obras de autores portugueses, direcionadas para a faixa etária dos alunos, de forma a trabalhar a competência leitora.

Para concluir as atividades e os bons momentos passados, os leitores do CLE tiveram oportunidade de testar os seus conhecimentos, no “Jogo da Roleta”. O jogo criado para esta sessão foi uma animação. A participação e interesse foram notáveis e, mais uma vez, a leitura e os livros foram o foco da sessão. A leitura em voz alta e partilhada tem proporcionado excelentes momentos de aprendizagem, interação e prazer.

 

Boas leituras! 






#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


“Físico-Química: Aqui há leitura!” (conclusão)

Ainda no âmbito das atividades da Semana da Leitura, os alunos do 7.º D concluíram as atividades experimentais programadas para a Química. Hoje, com as pesagens realizadas anteriormente, os alunos dissolveram os componentes químicos. Além disso, ainda usaram a lamparina de álcool e aqueceram o tubo de ensaio, verificando-se a condensação durante o processo. Agradecemos a colaboração, empenho e trabalho da professora Elsa Silva e de todos os alunos.

 

Boas experiências e boas leituras!



Comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

No âmbito da disciplina BScience, os alunos do 9.º ano produziram trabalhos relativos à vida e ao legado científico de mulheres de relevo na Ciência, em Portugal e a nível mundial. Os alunos abordaram o contributo relevante de mulheres cientistas em áreas diversas: bioquímica, vulcanologia, espeleologia, matemática, microbiologia, virologia, ecologia, genética, entre outras.

Os trabalhos foram afixados no BScience corner e permitem conhecer cientistas que poderão inspirar, as novas gerações de raparigas, para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

 

Professores de BScience

Bruno Joel Ferreira e Fátima Casais



quarta-feira, 23 de março de 2022

Dia Mundial da Árvore e da Floresta em OBX

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, as crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo estiveram, na biblioteca da sua escola, para ouvir a história "O lobo que amava as árvores" de Orianne Lallemand. Esta história veio ao encontro das atividades realizadas pelas crianças ao longo da semana como: a visita a uma floresta, observação de árvores, construção de um bilhete de identidade de um carvalho, registo gráfico sobre plantas, realização de plantações... A suculenta oferecida será colocada no jardim da escola. 

Tal como o Sr. Lobo, também estas crianças se preocupam com a floresta e com a Natureza.

 

Devido às condições climatéricas, alguns dos alunos da EB de Oliveira de Baixo trocaram as brincadeiras no pátio pela biblioteca escolar, onde foram improvisadas atividades. Tiveram assim a oportunidade de ouvir a história "O lobo que amava as árvores", de Orianne Lallemand.


Boas leituras! 



Bibliotecas e Flores da Semana da Leitura

Durante a Semana da Leitura, vários jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, após a leitura e exploração das obras “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, construíram Bibliotecas e Flores. As bibliotecas tiveram por base a biblioteca do Urso, que tinha muitos livros e muitos animais leitores. As flores representaram a obra e a amizade do menino pela flor.

Esta atividade teve como objetivo a valorização das bibliotecas, enquanto espaços de aprendizagem e de aquisição de competências, e dos livros, enquanto mestres e amigos. Além disso, a bondade e o altruísmo foram também representados nas lindas flores. Todos os trabalhos foram expostos na biblioteca escolar da escola sede, que ficou linda e enriquecida. Criatividade, originalidade, empenho, dedicação, reutilização e reciclagem não faltaram e o resultado final foi magnífico.

Muitos parabéns a todas as crianças, alunos, professoras e pais envolvidos na criação dos excelentes trabalhos!

 

Boas leituras!



terça-feira, 22 de março de 2022

Dia Mundial da Árvore e da Floresta – EB de Póvoa de Abraveses

Hoje estivemos na EB de Póvoa de Abraveses, para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Em articulação com os docentes da escola, dinamizaram-se quatro sessões para as diferentes turmas, no âmbito da temática. Aos alunos do 4.º ano lemos a obra “O Dia em Que a Mata Ardeu”, de José Fanha e às restantes turmas a obra “O Lobo que Amava as Árvores”, de Orianne Lallemand. Os alunos estiveram sempre muito atentos e participaram com empenho. Cada intervenção foi enriquecedora e todos ficaram ainda mais sensibilizados para a proteção da natureza, do meio ambiente e do nosso planeta. Como hoje também se assinala o Dia Mundial da Água, a sua importância também foi abordada e até se partilharam várias dicas para a poupar. Desta forma, também se trabalhou o domínio da Educação Ambiental, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

As crianças da educação pré-escolar fizeram o registo gráfico da obra e as ilustrações ficaram lindas!

No final, cada turma recebeu uma suculenta que será plantada no jardim da escola, para que todos possam apreciar e cuidar das suas plantas. 

Muito obrigada pelo vosso interesse, empenho e atenção.

Boas leituras!     



Livros e Leitura em Poemas - 9.ºA

Durante a manhã, na biblioteca escolar e nas salas de aula, os alunos do 9.º A leram os poemas originais, criados individualmente, durante a Semana da Leitura. Esta atividade, de promoção da leitura e para assinalar o Dia Mundial da Poesia, foi realizada em articulação com a professora de português, Manuela Gonçalves. No painel da biblioteca foi construída uma árvore, com os vários poemas inéditos, criativos e originais. Os alunos e professoras, do 5.º e 6.º anos, ouviram com muita atenção as leituras poéticas e deram os parabéns a todos os “poetas”. Na sala de música, a professora Celeste Cardoso, acompanhou, ao piano, este momento de leitura e de excelente partilha.


 

segunda-feira, 21 de março de 2022

“The Giving Tree”, by Shel Silverstein

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, alguns alunos do Clube de Leitura, da EB D. Duarte, apresentaram a dramatização da obra “The Giving Tree”, para os alunos e professores do Projeto Erasmus +, que se encontram na escola. Os alunos, depois de lerem e trabalharem esta em língua portuguesa, fizeram uma adaptação da mesma em língua inglesa.

Depois de vários ensaios e de inúmeras leituras, o dia mais esperado chegou. Embora a manhã tivesse iniciado com uma verdadeira azáfama e com muitos nervos à mistura, os alunos acabaram por fazer um último ensaio ao ar livre, rodeados de verdadeiras árvores. De seguida, o momento da apresentação final chegou e os alunos mostraram-se muito concentrados e empenhados.

No final, ainda ofereceram a todos os professores e alunos do Erasmus +, um marcador de livros feito com materiais reutilizáveis, de forma a proteger o ambiente. 

 

Muitos parabéns pela excelente prestação e desempenho! 

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares